A Engenharia: onde os nobres semi-hábeis trabalhadores executam a visão daqueles que imaginam e sonham
Por: CarllaCM • 11/11/2017 • Trabalho acadêmico • 620 Palavras (3 Páginas) • 325 Visualizações
FACULDADE METROPOLITANA DE MARABÁ
BACHARELADO EM ENGENHARIA CIVIL
RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS
RELATÓRIO - AULA PRÁTICA
“Engenharia: onde os nobres semi-hábeis trabalhadores executam a visão daqueles que imaginam e sonham.”
Sheldon Cooper
RESUMO
No ensaio de tração realizado, podemos observar o comportamento do material utilizado quando submetido a uma carga aplicada em um corpo de forma específica até a sua ruptura. Durante o processo de ensaio observou-se que não houve fase de estricção no material, ou seja, não houve deformação até a sua ruptura.
Através do comportamento do material ultilizado, com a utilização do software Dynaview Standard/ProM, foi gerado o gráfico tensão-deformação.
INTRODUÇÃO
Materiais sólidos tendem a deformar-se ou romper-se quando submetidos a solicitações mecânicas. A Resistência dos Materiais é um ramo da Engenharia que tem como principal objetivo o estudo do comportamento de elementos construtivos sujeitos a esforços, de forma que eles possam ser adequadamente dimensionados para suportá-los nas condições previstas de utilização.
O ensaio de tração consiste em aplicar uma força uniaxial no material causando alongamento ate a sua ruptura, diferente do ensaio de compressão, que é uma redução do elemento na direção da força de compressão.
Para o ensaio de tração o corpo de prova deve ser de formato padronizado, onde é fixado pelas suas extremidades nas garras de fixação na máquina de tração onde o corpo de prova é então submetido a um esforço, e verificou-se pelo ensaio de tração realizado a resistência do material além de determinar a curva de escoamento e ruptura.
O ensaio permite o conhecimento das propriedades mecânicas de um corpo de prova, desta forma, auxilia na escolha dos materiais para determinado projeto.
MATERIAIS E MÉTODOS
O material utilizado para este experimento foi um arame recozido com comprimento de 98,26 mm e diâmetro de 1,4 mm.
Este material é largamente utilizado na construção civil, para fixar armaduras de concreto armado em obras de qualquer porte e utilizado na amarração de peças industriais, pois este aço apresenta baixo teor de carbono, são maleáveis e de fácil uso em aplicações que exigem dobras e/ou torções.
Para a realização deste ensaio, foi utilizado a maquina de modelo AME-2KN, da marca Oswaldo Filizola, que tem a capacidade de 200 Kgf. Essa máquina pode ser utilizada para ensaios de tração, compressão, flexão, dobramento, adesão, dentre outros.
Algumas características técnicas da máquina:
- Capacidade de ensaios de 2KN (200 Kgf)
- Manuseio completo pelo software Dynaview Standard/ProM, que realiza cálculos e gera resultados de forma imediata.
- Velocidade de ensaio de 0,5 a 1.000 mm/min.
- O diâmetro máximo do corpo de prova é de 120 mm.
Para a obtenção da medida do corpo de prova, utilizou-se um paquímetro. Também se fez uso de um computador para a execução do software.
CONCLUSÃO
Observa-se que através desse experimento, foi possível determinar a utilidade do ensaio de tração. Utilizando tal ensaio, é possível determinar o quão dúctil ou frágil é um material, além de determinar a força máxima que o material pode aguentar antes que inicie a sua deformação (tanto de forma uniforme quanto de forma localizada) ou à sua ruptura. Pode-se também observar que o Ensaio de Tração Real tem um resultado mais aceitável do que o Ensaio Convencional, sendo que através desses ensaios pode-se confirmar o fenômeno do encruamento, que é o que faz a curva de tensão x deformação de o Ensaio Real ser mais alto do que o Convencional, uma vez que a tensão necessária para que o material se rompa, é considerado maior.
...