A Ergonomia e Segurança do Trabalho
Por: Leandro Alves Lidugeiro • 27/10/2022 • Monografia • 613 Palavras (3 Páginas) • 119 Visualizações
[pic 1]
Atividade de Estudo 1
Acadêmico: Leandro Alves Lidugerio | R.A. 1921082-5 |
Disciplina: Ergonomia e Segurança do Trabalho | |
Curso: Engenharia de Produção |
1.INTRODUÇÃO
O processo de rebarbação na indústria de fundição é um método de acabamento utilizado para aparar bordas irregulares ou saliências das peças após serem desmoldadas. As peças se submetem a diferentes procedimentos como, jateamento, desbaste e quebra de massalotes (metal agregado na peça no processo de moldagem), com a finalidade de entregar peças em conformidade com as especificações de cada cliente.
Devido ao auto custo e complexidade de automatização deste processo, esta atividade em grande parte das fundições no Brasil, são realizadas de forma manual, e geralmente realizadas por um grande número de operadores.
Para garantir a eficiência deste processo, além de contar com operadores treinados a empresa precisa garantir a higiene ocupacional destes indivíduos, o que lhe trará maior retorno tanto de qualidade quanto financeiro.
Para alcançar estes resultados de Higiene Ocupacional, trataremos dentro deste trabalho das NR 17 que visa a estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente , NR15 que definem os Limites de Tolerância para agentes físicos, químicos e biológicos, quando é possível quantificar a contaminação do ambiente, ou listando ou mencionando situações em que o trabalho é considerado insalubre qualitativamente e por fim a NR12 que tem a finalidade de garantir padrões básicos de segurança para o ambiente de trabalho e profissionais que atuam na montagem e operação de máquinas de diversas natureza.
Além das Normas regulamentadoras trataremos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) conforme agenda 2030 dando ênfase a Saúde e bem-estar, Trabalho decente e crescimento econômico e Consumo e produção responsáveis.
1.1. Objetivo Geral
Este trabalho tem como objetivo apresentar um Projeto de Segurança do Trabalho dentro de um processo de rebarbação de peças fundidas e os impactos que este pode trazer quando atendidas as metas propostas.
1.2. Objetivos Específicos
Atingir os objetivos estabelecidos nas NRs abaixo:
NR 12 - SEGURANÇA NO TRABALHO EM MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS
Tem a finalidade de garantir padrões básicos de segurança para o ambiente de trabalho e profissionais que atuam na montagem e operação de máquinas de diversas natureza.
NR 15 – ATIVIDADES E OPERAÇÕES INSALUBRES
Definem os Limites de Tolerância para agentes físicos, químicos e biológicos, quando é possível quantificar a contaminação do ambiente, ou listando ou mencionando situações em que o trabalho é considerado insalubre qualitativamente
NR 17 - ERGONOMIA
Visa a estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente
Além dos seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) conforme agenda 2030.
Saúde e bem-estar – Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades
Trabalho decente e crescimento econômico – promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo, e trabalho decente para todos
...