Ergonomia no trabalho
Por: VitorMaia Transa • 6/3/2017 • Resenha • 1.988 Palavras (8 Páginas) • 476 Visualizações
ANALISE ERGONÔMICA DO TRABALHO
ERGONOMIA EM PROJETOS INDUSTRIAIS
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO ........................................................................................................... | 02 |
2 DESENVOLVIMENTO .............................................................................................. | 04 |
3 CONCLUSÃO ............................................................................................................. | 08 |
4 BIBLIOGRAFIA ......................................................................................................... | 09 |
GRÁFICOS .................................................................................................................... ANEXOS ......................................................................................................................... | 10 11 |
INTRODUÇÃO
Apresentação da empresa
A empresa Shape Wear especializada na confecção de roupas masculinas está no mercado há 17 anos com foco voltado para as classes C e D, vendendo tanto para o atacado, quanto para o varejo. A mesma possui 65 funcionários, sendo eles 85% homens e 15% mulheres, dentre estes, apenas 12 possuem ensino médio completo e 2 possuem ensino superior completo.
As atividades são realizadas de segunda à sexta nos horários entre 7h e 17h, com pausa para o almoço em refeitório próprio entre 12h e 13h. Quase todos os setores dispõem de banheiros e bebedouros, com exceção do setor de corte.
O ambiente de trabalho possui exclusivamente iluminação natural em sua maioria, com exceção do setor de corte e da sala da diretoria, que possuem iluminação artificial. A ventilação é tanto natural, com passagens para circulação de ar, quanto com a utilização de ventiladores no “chão de fábrica” e ar condicionado na sala da diretoria.
A empresa vem se automatizando principalmente nos setores de estampa e costura com a adesão de máquinas que realizam o serviço em um curto período de tempo, reduzindo o número de funcionários e acelerando o processo produtivo.
Para redução do desperdício todas as sobras de tecidos vão para o reaproveitamento, onde se realiza o trabalho de confecção de roupas infantis, tornando o material descartado quase inexistente, o que gerou um aumento no lucro mensal de 16%.
Apresentação do sistema produtivo
Logo que o tecido chega à fábrica o processo de confecção se inicia com o corte, que é realizado por 4 funcionários em local separado (segundo andar), que tem acesso para funcionários por escada e elevador para carga, a atividade é realizada em mesas com ajustes de altura. O ambiente, por se localizar no segundo pavimento, está em grande proximidade com o teto metálico, o mesmo possui apenas 2 ventiladores, porém há boa iluminação natural e artificial.
Em seguida, as peças cortadas são devidamente transportadas para o setor de estamparia, local que só possui ventilação natural, onde a máquina de estampa em conjunto com 7 funcionários, em sua totalidade homens, realiza o processo de pintura dos tecidos, onde um funcionário realiza a limpeza das chapas, outro distribui os tecidos, o terceiro recolhe, dois dobram, o sexto armazena para o transporte e o último é responsável pela supervisão da atividade.
Após a conclusão da pintura, o tecido é levado ao setor de costura, área em que a grande maioria dos funcionários são mulheres que trabalham sentadas em frente suas máquinas de costura e com boa distância entre eles, cada um recebe uma certa quantidade de tecido em seu próprio ambiente, sem haver a necessidade de se locomover para buscá-los.
Logo depois, as peças são transportadas ao setor de acabamento, onde os funcionários trabalham em pé, com exceção de uma funcionária grávida que estava trabalhando sentada, realizando o serviço de conclusão da peça.
Por fim a peça é transportada para setor de estoque, local em que fica armazenada até a chegada do caminhão que irá transportá-las.
É importante ressaltar que todo o serviço de transporte interno é realizado por funcionários específicos, não afetando nenhuma das outras atividades exercidas no processo.
Apresentação do produto
Os produtos fabricados são blusas, calções e bermudas variadas (lisas e estampadas) voltados para o público masculino das classes C e D.
Objetivo, importância e justificativa
A análise do processo produtivo tem como objetivo adequar o ambiente de trabalho (local, máquinas, instrumentos e carga horária) às necessidades do trabalhador, tendo como consequência um ambiente mais propício para o desenvolvimento da atividade, tornando o processo mais rápido e havendo maior economia.
A escolha da empresa teve como fator principal a carência que o mercado de confecção possui com relação a preservação da integridade física e mental de seus funcionários, tendo como base que a maioria das industrias desta área não possui preocupações antropocêntricas.
A aplicação da Análise Ergonômica do Trabalho na Shape Wear tem como retorno a identificação de problemas ergonômicos, visando soluções para os mesmos através da utilização de situação de referência adquirindo um prognóstico embasando uma situação futura.
DESENVOLVIMENTO
A aplicação da AET se deu em todos os setores expostos anteriormente, estabelecendo o diagnóstico e o prognóstico de cada um deles.
Diagnóstico:
Setor de corte
Fatores organizacionais:
A empresa possuía uma quantidade razoável de banheiros e bebedouros, mas nenhum próximo do ambiente de trabalho dos responsáveis pelo corte de peças de tecido, obrigando-os a terem que se deslocar bastante para suprir suas necessidades fisiológicas.
Outro aspecto relevante é a falta de capacitação da mão de obra, nenhum dos funcionários entrevistados havia feito nenhum tipo de curso ou similar para obter o conhecimento teórico da realização de sua atividade.
...