ERGONOMIA DO TRABALHO
Por: Gabriela Canuto • 21/3/2017 • Trabalho acadêmico • 763 Palavras (4 Páginas) • 467 Visualizações
Condições ambientais de trabalho (NR 36.9)
- A Norma regulamentadora 36.9 diz que ruídos devem ser controlados adotando medidas priorizando a sua eliminação, a redução da sua emissão e a redução da exposição dos trabalhadores.
Caso não seja possível eliminar ou reduzir os ruídos medidas são adotadas na seguinte ordem:
- medidas de caráter administrativo ou de organização do trabalho;
- utilização de equipamento de proteção individual - EPI.
Análise:
Essas são as máquinas utilizadas pelos açougueiros sendo a primeira o moedor de carne, e a segunda um amaciador de bife. As duas que possuem o maior ruído dos equipamentos utilizados no posto de trabalho, tem um ruído de --------- decibéis, que está dentro da norma regulamentadora.
- Na norma fala também sobre a qualidade do ar nos ambientes artificialmente climatizados
Análise:
O local de atendimento tem temperatura ambiente com ajuda apenas de dois ventiladores que ajudam na circulação do ar. E na sala de desossa e freezer contam com ar refrigerado.
- Devem ser identificadas as atividades e especificadas as tarefas suscetíveis de expor os trabalhadores a contaminação biológica, através de:
- Estudo do local de trabalho, considerando as medidas de controle e higiene estabelecidas pelas Boas Práticas de Fabricação - BPF;
Análise
A limpeza é feita 3x na semana, pelos próprios trabalhadores, com a mesma roupa de trabalho, com no máximo 1 hora eles fazem toda limpeza do local.
No momento da desossa o chão fica com muito sangue, e ao andar pelo local o sangue se espalha.
Os ossos descartados na desossa são colocados em uma caixa no chão, que atrapalha um pouco a passagem.
O local de lanche, almoço, no geral o lugar onde eles comem é no meio do local de trabalho, o que torna nem um pouco higiênico.
- Controles mitigadores estabelecidos pelos serviços de inspeção sanitária, desde a criação até o abate;
- Identificação dos agentes patogênicos e meios de transmissão
- Dados epidemiológicos referentes ao agente identificado, incluindo aqueles constantes dos registros dos serviços de inspeção sanitária;
- Acompanhamento de quadro clínico ou subclínico dos trabalhadores, conforme Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional - PCMSO.
Análise: No caso não foi identificado agentes patogênicos e meios de transmissão.
- Deve-se adotar medidas em razão da exposição em ambientes artificialmente refrigerados e ao calor excessivo, para propiciar conforto térmico aos trabalhadores, envolvendo:
- Controle da temperatura, da velocidade do ar e da umidade;
- Manutenção constante dos equipamentos;
- Acesso fácil e irrestrito a água fresca;
- Uso de EPI e vestimenta de trabalho compatível com a temperatura do local e da atividade desenvolvida;
Análise:
No posto de trabalho a sala de desossa tem em média ( pegamos todas as temperaturas anotadas nos dias de visita e fizemos uma média) 16,7° , sendo o ideal entre 20° e 23°, o local de atendimento tem temperatura ambiente com ajuda apenas de dois ventiladores que ajudam na circulação do ar.
Dentro dos freezers tem em média -5°, sendo que eles entram e saem muitas vezes desse local de baixa temperatura.
Eles reclamam da temperatura que deixam os dedos duros e gelados somente no início do trabalho, pois na parte da manhã o clima é mais frio e eles não estão aquecidos pelo trabalho nessa hora.
...