A Escola de Engenharia Trabalho de Administração
Por: Jonas Policarpo • 23/9/2021 • Abstract • 4.552 Palavras (19 Páginas) • 126 Visualizações
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE
EE – Escola de Engenharia
Trabalho de Administração
São Paulo
2012
Trabalho de Administração
Trabalho Acadêmico apresentado à disciplina de Administração à Escola de Engenharia, da Universidade Presbiteriana Mackenzie, como exigência de avaliação do trabalho final.
Sumário
EMPRESA 4
PRODUTO REFERÊNCIA 5
CLIENTES 6
OS 5 OBJETIVOS DE DESEMPENHO 6
ORGANOGRAMA MISTO 8
MISSÃO, VISÃO E VALORES 10
MISSÃO 10
VISÃO 11
VALORES 12
DEFINIÇÃO DAS POLÍTICAS E OBJETIVOS DA EMPRESA 14
POLÍTICAS 14
FOCO NO CLIENTE 15
PADRONIZAÇÃO DOS PROCESSOS 15
POLÍTICA DE TREINAMENTOS 15
POLÍTICA OPERACIONAL 16
POLÍTICA DE PESSOAL 16
POLÍTICA DE RECURSOS HUMANOS 16
POLÍTICA AMBIENTAL 17
INDICADORES DE DESEMPENHO 18
DEFINIÇÃO 18
CONCEITO DE INDICADORES 18
GESTÃO DE INDICADORES 18
TIPOS DE INDICADORES 18
INDICADORES DE DESEMPENHO DA EMPRESA 19
PLANO DE GESTÃO DA EMPRESA 21
COMENTÁRIOS 22
T1A1 - EMPRESA
Voith Paper Máquinas e Equipamentos LTDA.
[pic 1]
PORTE DA EMPRESA
O grupo Voith conta com cerca de 5.000 colaboradores, distribuídos entre as empresas das divisões Voith Paper, Voith Hydro, Voith Turbo e Voith Industrial Services, números esses referentes a unidade São Paulo - Jaraguá.
HISTÓRICO
O Grupo Voith começou suas atividades como uma serralheria familiar em Heidenheim, no sul da Alemanha em 1867. Transformou-se numa das maiores corporações multinacionais, líder mundial em tecnologia de fabricação de papel, acionamentos mecânicos, equipamentos para usinas hidrelétricas e serviços industriais. No Brasil, sua história teve início em 1964, com a fundação da Voith S.A. Máquinas e Equipamentos, primeira unidade de produção do grupo instalada no continente Americano. O presidente do Grupo Voith, Dr. Hugo Rupf, convenceu a família Voith a construir uma fábrica própria no Brasil, em função do imenso potencial hidráulico e florestal do país, exatamente os dois elementos necessários para o desenvolvimento das mais importantes competências da empresa: geração de energia elétrica e fabricação de papel.
RAMO DE ATIVIDADE
A Voith Paper é líder no fornecimento de máquinas e equipamentos para o mercado brasileiro produtor de papel e celulose. Cerca de 85% dos papéis para imprimir e escrever e 80% da celulose nacionais são produzidos por máquinas Voith. Sedia o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de equipamentos para a fabricação de papéis tissue do Grupo Voith e é Centro de Manufatura e de Produto para cilindros secadores, Yankees e rolos. Possuem outras unidades de serviços localizadas em Ponta Grossa/PR, Mucuri/BA, Buenos Aires/Argentina e Concepción/Chile. A atuação da Voith Paper no Brasil inclui ainda fornecimento e assistência técnica para vestimentas da máquina, isto é, telas formadoras, telas secadoras e feltros, por meio da Voith Paper Fabrics.
PRODUTO REFERÊNCIA
Sem dúvida o produto referência da Voith Paper são as máquinas de papel e também as reformas feita nas máquinas de seus clientes no intuito de melhorá-la ou modificá-la de acordo com o que é necessário.
[pic 2]
FORNECEDORES
CBTI - Fornece os raspadores da máquina de papel.
Lantier - Fornece os chuveiros e raspadores da máquina.
Crämmer - Fornece o passadiço da máquina.
Vourdran - Fornece o passadiço da máquina também.
Albert - Fornece os redutores para as alavancas das máquinas.
CLIENTES
- Klabin, cliente este que tem mais de 20 projetos entre máquinas novas e reformas realizadas.
- Suzano Papel e Celulose, mais de 10 projetos realizados até o momento.
- MWV Rigesa ou Rigesa Celulose Papel e Embalagens, essa é um novo cliente atualmente na qual está sendo fabricada uma máquina nova e a reforma de um outra máquina deles.
- Existem muitos clientes na China como por exemplo as empresas: APP Suzhou, Hengan, Yinge, Nanning Jingdaxing.
- O Grupo Voith Paper também possui clientes em outros países como: Indonésia, México, Chile, Venezuela, Alemanha entre outros.
[pic 3][pic 4]
CBTI[pic 5][pic 6][pic 7]
OS 5 OBJETIVOS DE DESEMPENHO
Rapidez: Uma máquina demora em torno de 1 ano e meio a 2 anos desde o momento da finalização do contrato de compra até o momento em que a máquina é entregue.
A assistência técnica é preparada e se encontra disponível para qualquer ação necessária, no caso de problemas com a máquina no prazo de garantia, etc. Esse tipo de serviço costuma ser feito em até 1 (uma) semana.
Flexibilidade: O Grupo Voith é extremamente flexivel. Atende clientes ao redor do mundo inteiro, possuindo diversas sedes espalhadas pelo mundo, o projeto é sempre direcionado para o local mais indicado, minimizando a distância de transporte e também os custos; ou é enviado ao local onde a disponibilidade de trabalho é maior, sendo assim o desenvolvimento será o melhor possivel na hora de execução e entrega da máquina.
...