A Estampagem Profunda, Usinagem e Controle de qualidade
Por: Sérgio Gimenez • 2/9/2020 • Pesquisas Acadêmicas • 2.661 Palavras (11 Páginas) • 406 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA
SÉRGIO GIMENEZ NETO
APS – ENGENHARIA MECÂNICA
São José do Rio Preto 2020
SÉRGIO GIMENEZ NETO
Atividade Prática Supervisionada, realizada na
Instituição Universidade Paulista – UNIP,
Instituto de Ciências exatas e tecnologia - ICET orientado pelo Profª Coordenador Auxiliar do Curso de Engenharia Mecânica André Luis A Bosso.
APS – ENGENHARIA MECÂNICA
São José do Rio Preto 2020
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 1
2. ESTAMPAGEM PROFUNDA 2
2.1 Definição 2
2.2 Propriedades de Estampados 2
2.3 Equipamentos Utilizados 2
2.4 Exemplos de Produtos 3
3. USINAGEM 5
3.1 Definição 5
3.2 Ferramentas 6
3.3 Exemplos de produtos usinados 7
4. CONTROLE DE QUALIDADE 7
4.1 Definição 7
4.2 Testes simulativos dos materiais a serem deformados 8
4.3 Lubrificação na estampagem 9
4.4 Defeitos encontrados em produtos usinados 10
4.5 Inspeção de qualidade de produtos usinados 10
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 11
INTRODUÇÃO
O presente estudo denominado Atividade Prática Supervisionada (APS), sendo referente ao 7° periodo do curso de Engenharia Mecânica tem como conteudo, estampagem profunda, usinagem e controle de qualidade.
O mesmo engloba a definição do processo de estampagem profunda, propriedades dos produtos estampados, equipamentos utilizados no processo e exemplos de produtos estapados.
Além disso, inclue também a definição do que é o processo de usinagem, do mesmo modo, os equipamentos utilizados no processo e exemplos de produtos usinados.
E por último, mas não menos importante, descorre sobre a definição do que é o controle de qualidade, os defeitos encontrados nos produtos estampados, os testes simulativos dos materiais a serem deformados, lubrificação da estampagem, os defeitos encontrados em produtos usinados e inspesão de qualidade de produtos usinados.
ESTAMPAGEM PROFUNDA
Definição
Estampagem Profunda é um processo de conformação plástica que consiste em conformar um disco plano, „‟BLANK‟‟, através de um esforço realizado pelo punção (macho) em direção a uma matriz (femea), transformando-o em objetos ocos no formato desejado.
A diferença entre a estapagem rasa e profunda é a profundidade do copo, a estapagem rasa, geralmente, estampa copo com profundidade menor que a metade do diametro do blank utilizado com pequena mudança na espessura, já a estampagem profunda, o copo tem a profundidade maior que a metade do seu diâmetro.
Para a realização desse processo, deve se estudar a intensidade da força aplicada para que nao ocorra problemas e defeitos no peça final. Outro fator é produção de peças muito profundas, onde o diamentro inicial do disco “BLANK” é muito maior que o da peça final, nesses casos são realizadas varias etapas de estampagem profunda com punções de diferentes diamentros com objetivo de atingir a profundidade e o diametro final.
Propriedades de Estampados
As propriedades de produtos fabricados por estampagem profunda basicamente são aços de baixo carbono com caracteristicas elevadas de conformabilidade, um dos materiais que apresenta essa propriedade é o latão 70-30 (liga de cobre com 30% de zinco). Outros materiais que apresentam facilidade em ser submetido a esse processo são o cobre, aluminio, zinco e outros metais nao ferrosos.
O processo de estampagem profunda é um processo de conformação realizado a frio, isso causa uma elevação na resistencia mecanica (encruamento), comparada com a resistencia inicial da chapa antes de sofrer o processo de conformação, na região onde acontece a deformação plastica.
...