A Etimologia e Cultura
Por: biasilvan • 8/9/2019 • Trabalho acadêmico • 300 Palavras (2 Páginas) • 144 Visualizações
A etimologia é a ciência que estuda a origem das palavras. A palavra “cultura” tem origem no latim, e significa cultivo. Você pode cultivar um habito, uma preferência estética ou soja, por exemplo.
Contudo, o conceito de cultura se desenvolveu ao longo do tempo. Tendo como um primeiro exemplo o senso comum que ficou popular na revolução industrial que relata a cultura ao intelectualismo e superioridade. Por exemplo, se uma pessoa é estudada, aprecia arte, e tem etiqueta, pode se dizer que é uma pessoa culta, que tem cultura e uma pessoa sem, é inculta. Porém os antropólogos não fazem uso do termo culto ou inculto visto que não consideram uma cultura superior ou inferior á outra, apenas diferente uma das outras, ou seja cultura não é acúmulo de capital cultural, quem leu mais livro, quem assistiu mais peças de teatros etc. Exemplo: se um amigo teu escuta funk e você escuta música clássica, isso não significa que ele não tenha cultura, ele tem cultura sim assim como você e cabe a nós respeita cada cultura existente.
Quando um antropólogo fala de cultura, ele está falando de um leque de aspectos sociais da vida de uma determinada sociedade. Nas quais esses aspectos podem ser a religião, normas, valores, fala, forma de se vestir, hábitos, crenças, etc. Ou seja, a cultura, portanto, é tudo aquilo que o indivíduo apreende ao longo da vida, tudo que ele adquire através da sua convivência com outros membros da sua sociedade, é todo um conjunto de crenças, hábitos, formas de vestir, falar, agir etc que é adquirido e compartilhado com outras pessoas.
É importante lembrar que o conceito de cultura está sempre em desenvolvimento, pois com o passar do tempo ela é influenciada por novas maneiras de pensar inerentes ao desenvolvimento do ser humano.
...