TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Exposição Ocupacional

Por:   •  11/6/2024  •  Trabalho acadêmico  •  456 Palavras (2 Páginas)  •  42 Visualizações

Página 1 de 2

A NR 9- Avaliação e Controle das Exposições Ocupacionais a Agentes Físicos, Químicos e Biológicos, esta é uma norma de higiene ocupacional. Dedicada ao estudo e gerenciamento das exposições ocupacionais aos agentes físicos, químicos e biológicos, por meio de ações de antecipação, reconhecimento, avaliação e controle.

A Exposição Ocupacional pode ser definida como porta de entrada dos agentes

Agentes biológicos são microrganismos, parasitas ou materiais originados de

organismos que, em função de sua natureza e do tipo de exposição, são capazes de acarretar lesão ou agravo à saúde do trabalhador.

Exemplos: bactéria Bacillus anthracis, vírus linfotrópico da célula T humana, príon agente de doença de Creutzfeldt-Jakob, fungo Coccidioides immitis.

Agentes físicos são qualquer forma de energia que, em função de sua natureza,

intensidade e exposição são capazes de causar lesão ou agravo à saúde do trabalhador.

Exemplos: ruído, vibrações, pressões anormais, temperaturas extremas, radiações ionizantes, radiações não ionizantes.

Agentes químicos são substâncias químicas, por si só, ou em misturas, quer seja

em seu estado natural, quer seja produzida, utilizada ou gerada no processo de

trabalho, que em função de sua natureza, concentração e exposição, é capaz de causar lesão ou agravo à saúde do trabalhador.

Exemplos: fumos de cádmio, poeira mineral contendo sílica cristalina, vapores de tolueno, névoas de ácido sulfúrico.

Ainda contemplam em seus anexos (Vibração e Calor), sendo uma norma que podemos avaliar de forma quantitativa e qualitativa, e onde temos limites de exposição, podemos integrar as medidas e valores no PGR e logo no PPRA para monitoramento e melhoria.

O Programa de Controle Medico de Saúde Ocupacional, tem como objetivo determinar o procedimento e condutas a serem adotadas pelas empresas em função dos riscos aos que os empregados estão e são expostos.

O PCMSO deve ser planejado e implantado com base nos riscos à saúde do trabalhador, identificado no mapeamento de riscos e nas avaliações preventivas que constam no Programa de Prevenção de Riscos Ambientais – PPRA.

Para elaboração do PCMSO, o mínimo requerido é um estudo prévio para reconhecimento de riscos ocupacionais existentes na empresa, por meio de visitas técnicas aos locais de trabalho, baseando-se nas informações contidas no PPRA. Em um exemplo prático os exames periódicos podem demostrar algum risco no qual o trabalhador não estava exposto no início, então deve ser revisto o PPRA que não existia o risco no momento de sua elaboração.

Para o trabalho em conjunto com as outras NR’s, como a NR – 1 Disposições Gerais e Gerenciamento de Risco (GRO), Laudo Técnico LTCAT (Laudo Técnico das Condições Ambientais do Trabalho) PCMAT (Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção). Todos esses de forma de avaliar, monitorar, mitigar os riscos de acidentes e controles de saúde do trabalhador.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (41 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com