A FUNÇÃO LINEAR E FUNÇÃO RAIZ QUADRADA
Por: gabrielagempka • 19/11/2016 • Projeto de pesquisa • 1.616 Palavras (7 Páginas) • 717 Visualizações
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ
ESCOLA POLITÉCNICA
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
ANA PAULA BRAGA
ANA RITA BRAGA
FERNANDA DRANSFELD DAVET
GABRIELA GEMPKA CARVALHO
JUCEMEIRE MARQUES LOPES
MARIANA NOGUEIRA LIMA
FUNÇÃO LINEAR E FUNÇÃO RAIZ QUADRADA
CURITIBA
2016
ANA PAULA BRAGA
ANA RITA BRAGA
FERNANDA DRANSFELD DAVET
GABRIELA GEMPKA CARVALHO
JUCEMEIRE MARQUES LOPES
MARIANA NOGUEIRA LIMA
FUNÇÃO LINEAR E FUNÇÃO RAIZ QUADRADA
Relatório de Análise apresentado ao Curso de Engenharia Civil referente à disciplina de Física Experimental da Pontifícia Universidade Católica do Paraná.
Prof.ª Cintia Lugnani Gomes de Amorim
CURITIBA
2016
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
2 OBJETIVOS
3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
4 PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
4.1 FUNCÃO LINEAR: RELAÇÃO ENTRE FORÇA APLICADA A UMA MOLA E A VARIAÇÃO DE SEU COMPRIMENTO
4.1.1 MATERIAIS
4.1.2 METODOLOGIA
4.2 FUNÇÃO RAIZ QUADRADA: RELAÇÃO ENTRE O PERÍODO E O COMPRIMENTO DE UM PÊNDULO SIMPLES
4.2.1 MATERIAIS
4.2.2 METODOLOGIA
5 RESULTADOS E DISCUSSÃO
5.1 FUNÇÃO LINEAR
5.2 FUNÇÃO RAIZ QUADRADA
6 CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS
Arrumar as páginas no final
- INTRODUÇÃO
As funções são extremamente importantes e de grande utilidade para resolver problemas, desde os mais simples, que podem ser encontrados, na maioria das vezes, no nosso dia a dia, até os problemas mais complexos, vistos nas áreas de estatística, engenharia, química, física ou qualquer outra área que relacionar variáveis seja necessário.
Nada melhor do que explorar o conceito de função por meio de experimentos, nos quais é possível analisar os dados obtidos, representá-los por meio de gráficos e descrevê-los através de suas leis. Para isso, contou-se com dois experimentos, o da mola rígida e suave que fornece a função mais simples estudada, a função linear, e o experimento do pêndulo simples, que proporciona o reconhecimento da função raiz quadrada.
- OBJETIVOS
- Reconhecer as condições nas quais suas grandezas físicas se relacionam de acordo com uma função linear.
- Identificar o envolvimento das grandezas físicas em uma função raiz quadrada e obter a equação a partir do gráfico linearizado.
- FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Frequentemente em física, uma experiência é executada para testar uma teoria ou aproximações dela decorrentes, ou seja, para testar um modelo. Outras vezes, utiliza-se uma teoria já suficientemente testada tendo em vista uma aplicação. Na Fundamentação Teórica, deve-se descrever os resultados teóricos que são relevantes para o trabalho.
Em geral, não são feitas deduções, mas os aspectos da teoria utilizada (relações matemáticas, afirmações etc) são discutidos. Deixar claro as grandezas utilizadas e o significado físico das relações. Neste item, deve-se fazer uso de referências (livros, apostilas, relatórios, artigos etc), priorizando livros de ensino superior e sites de Universidades, Institutos, ou seja, referências confiáveis. Usar citações (dentro das normas) para qualificar a pesquisa.
- Descrição e análise da teoria
- Equações chave (padrão)
- Análise das equações
- Relação com o experimento (TEORIA-->PRÁTICA)
- PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
- FUNÇÃO LINEAR: RELAÇÃO ENTRE FORÇA APLICADA A UMA MOLA E A VARIAÇÃO DE SEU COMPRIMENTO
- MATERIAIS
- 1 Garra de mesa
- 3 Hastes de 30 cm
- 2 Hastes de 150 mm
- 1 Mola helicoidal suave
- 1 Mola helicoidal rígida
- 2 Réguas
- 5 Massas de 20 g
- 10 Massas de 50 g
- METODOLOGIA
Para dar inicio ao experimento usamos a mola helicoidal suave no suporte universal de acordo com o diagrama fornecido para orientação, determinando o valor de y0. A primeira massa, de 20 g, foi acrecentada e mediu-se a elongação da mola. Fez-se o procedimento por mais 4 vezes, sendo que a cada vez era adicionado mais uma massa de 20 g. Todos os resultados das respectivas medições, relativos às massas acrescentadas, foram anotados em tabela.
Em seguida trabalhou-se com a mola helicoidal rígida, montando o seu sistema de maneira igual ao anterior e anotando o seu y0. Foram acrescentadas duas massas de 50 g, totalizando 100 g, para assim a elongação da mola ser medida. Repetiu-se o processo por mais 4 vezes, e a cada vez eram acrescentadas duas massas de 50g. Assim foi medida a elongação da mola e o resultado obtido foi anotado.
- FUNÇÃO RAIZ QUADRADA: RELAÇÃO ENTRE O PERÍODO E O COMPRIMENTO DE UM PÊNDULO SIMPLES
- MATERIAIS
- METODOLOGIA
Para dar inicio ao processo, mediu-se o comprimento, com o auxilio de uma régua, do inicio da linha, que foi fixada na haste horizontal, até o centro da esfera. Com o objetivo de medir o tempo de oscilação, afastou-se a massa pendular, do centro do sensor, formando um ângulo de 10º, esse medido com um tranferidor. Em seguida, com o cronomêtro zerado, o pêndulo foi solto, anotou-se o tempo de oscilação do período e assim realizaram-se mais duas medições e anotaram-se os resultados em uma tabela. Por fim, o processo foi repetido por mais 5 vezes, no entanto com variação de comprimento do fio.
...