A Fonte Simétrica Ajustável
Por: rhivisonrp • 12/6/2017 • Relatório de pesquisa • 498 Palavras (2 Páginas) • 688 Visualizações
Universidade Federal de Ouro Preto
Fonte Simétrica na Configuração Onda Completa
Discente: Cibele Carvalho
Docente: Welbert Rodrigues.
João Monlevade – MG
Junho – 2017
1 – Introdução
Uma fonte simétrica ajustável é extremamente utilizada quando se necessita de tensões positivas e negativas, como por exemplo, alimentação de circuitos com amplificadores, de áudio, conversores e uma vasta gama de dispositivos eletrônicos utilizados no dia a dia.
Com isso, o objetivo deste trabalho é se projetar uma fonte simétrica que possua tensões nominais em sua saída de 0 a 12 volts e de 0 a -12 volts.
2 - Simulação do Circuito.
Observa-se que o circuito da figura acima, é um circuito retificador de onda completa, ligado a um transformador de TAP central e reguladores de tensão positivo e negativo.
[pic 1]
2.1 Funcionamento do circuito
O funcionamento do circuito se dá da seguinte maneira:
O transformador é utilizado para abaixar a tensão da rede, que no projeto foi colocada como 120 volts. Essa tensão de saída do transformador irá para a entrada do retificador de onda completa, se dividindo em dois semiciclos: positivo e negativo.
No semiciclo positivo os diodos interligados na parte positiva do tap do transformador irão permitir a passagem de corrente, e bloqueando a mesma no semiciclo negativo, devido ao princípio de funcionamento do diodo, ou seja, respeitando suas condições de polarização. A tensão de saída deste retificador será dada por:
V=0,636(Vm-2Vd)
Onde, Vm é a tensão de entrada do retificador e Vd é a queda de tensão do diodo.
Após a etapa de retificação, a tensão de saída passa por filtros capacitivos com o objetivo de se manter a tensão o mais próximo de constante através do princípio de carga e descarga do mesmo, por fim essa mesma tensão passa para reguladores de tensão positiva e negativa (7812 e 7912) para que ela seja ainda mais estabilizada e com o mínimo de oscilações possíveis.
2.2 – Onda Completa Positiva
[pic 2]
O gráfico mostrado acima descreve três saídas do circuito montado. A saída em cor amarela representa a entrada do retificador de onda completa. A em cor azul, representa a saída do filtro capacitivo, que tem por objetivo tornar a tensão o mais constante possível antes de entrar no regulador de tensão. Seu funcionamento se baseia no fato de que, quando a onda entra no semiciclo positivo, o capacitor irá se carregar, já no semiciclo negativo, onde o diodo não permite a passagem de corrente, o capacitor irá se descarregar fazendo com que a tensão se mantenha minimamente constante. A saída em cor vermelha representa o sinal de saída de um regulador de tensão modelo 7812, que tem por finalidade estabilizar ainda mais a tensão de saída do capacitor, que por sinal ainda não é totalmente contínua e fixá-la em um valor de 12 volts.
...