A Frequência e Densidade na Engenharia
Por: Milenachavezz • 16/9/2018 • Relatório de pesquisa • 614 Palavras (3 Páginas) • 323 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO – UFMA
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS – CCET
DEPARTAMENTO DE FÍSICA – DEFIS
CURSO DE ENGENHARIA QUÍMICA
DISCIPLINA DE FÍSICA EXPERIMENTAL II
MILENA LUIZA CHAVES DA SILVA
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA: FREQUÊNCIA E DENSIDADE
São Luís - MA
2018
- INTRODUÇÃO
A frequência é definida como o número de ciclos por unidade de tempo. Também pode ser definida como a quantidade de ondas geradas em um tempo específico[1]. Geralmente a oscilações de alguma propriedade, como por exemplo a corrente elétrica alternada.
É representada pela letra f, e sua unidade de medida é o hertz (Hz), que equivale a quantidade de ciclos por segundo, assim se dizemos que uma onda vibra 60 Hz significa que ela oscila 60 vezes por segundo[2]. Trata-se de uma grandeza que se relacionam com a rotação de objetos em movimento curvilíneo ou com a geração de ondas de qualquer tipo.
A densidade é a grandeza que relaciona a massa de um corpo ao seu volume. Quando comparamos dois corpos formados por materiais diferentes, mas com um mesmo volume, quando dizemos que um deles é mais pesado que o outro, na verdade estamos nos referindo a sua densidade. A afirmação correta seria que um corpo é mais denso que o outro. A unidade de densidade no SI é kg/m³. [3]
- JUSTIFICATIVA
As vantagens que dispõem a frequência e a densidade são diversas. Por conseguinte, ambos são aptos de serem empregados em casos diversificados. A frequência é referente ao movimento ondulatório e ao oscilatório. No caso da densidade, é possível ser aplicada em várias circunstâncias que vão muito além da física, como na química. Desta maneira, por intermédio do procedimento com placas vibrantes foi possível observar que as duas propriedades estavam correlacionadas, em que as partículas com densidades elevadas estavam sendo separadas através da atuação da frequência.
- OBJETIVOS
- Geral
- Verificar o desempenho relacionado entre a densidade e frequência em uma placa vibrante através da separação de partículas.
- Específicos
- Por meio da placa vibrante, separar as partículas com densidades maiores.
- Verificar a movimentação das partículas através dos diversos valores de frequência.
- Analisar a posição as quais as partículas aderem na placa quando se alterna entre diferentes frequências.
- MATERIAIS
- Placa circular
- Serragem
- Fonte sonora
- PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
No decorrer do experimento, colocou-se a serragem pó em cima da placa circular que estava sob uma fonte sonora, operada através da variação da frequência. A prática foi realizada de acordo com o seguinte esquema:
...