A Física Experimental
Por: Mel1910 • 14/7/2023 • Relatório de pesquisa • 985 Palavras (4 Páginas) • 101 Visualizações
Colocar na capa:
Universidade Federal de São Carlos
Física Experimental A
Prof. Fábio Aparecido Ferri
Turma A
Prática 04:
Bruno Fernando De Lima Rosa RA: 822450
Melissa Rie Tanaka E Silva RA: 821576
Samise Luisa Brito Mayuruna RA: 819500
Resumo
A lei de resfriado de Newton habilita a medição indireta da perda de calor em função da variação de temperatura. Assim, pode ser expressa pela seguinte Equação 1:
Com o auxílio de um cronômetro e uma proveta preenchida com água quente, estudou-se a variação de temperatura com o tempo e como esta se aplicava à lei descrita utilizando diferentes métodos. Ao fim, obteve-se que, para todos os métodos empregados, foi possível executar a lei de resfriamento de Newton.
Objetivos
O objetivo desta prática foi o estudo do método de medição de variação de temperatura de água quente e do ambiente com o tempo, em conjunto à análise da função obtida a partir da utilização de papel milimetrado e do papel mono-log. Ainda, visou-se desenvolver a noção crítica sobre a lei de resfriamento de Newton e aplicá-la aos resultados da prática atual, de forma a obter a constante empírica de resfriamento da água.
Material utilizado
* papel mono-log
* papel milimetrado
* proveta (0,05ml)
* sensor de temperatura tipo K
* medidor de temperatura
* cronômetro
* béquer
* aquecedor
* água
Apresentação dos resultados
Finalizada a medição da variação de temperatura da água e do ambiente durante o período de 40 minutos, obteve-se a seguinte tabela:
Tabela 1: Tabela de tempo decorrido t, temperatura pontual da água , de temperatura ambiente e da variação de temperatura entre as mesmas no período de 40 minutos.
Observou-se que a taxa de variação da temperatura da água reduziu-se conforme a passagem do tempo. Ainda, notou-se que a temperatura ambiente manteve-se aproximadamente constante. Ao inserir os dados de variação de temperatura relativos ao tempo decorrido t no papel milimetrado, obteve-se o Gráfico 1.
Analisando o Gráfico 1 através da lei de resfriamento de Newton, supôs-se que a função da variação de temperatura pelo tempo decorrido t comportava-se como uma função exponencial de base natural e (número de Euler) . Neste sentido, expressou-a algebricamente pela Equação 1.
Equação 1: Equação representativa do comportamento da função por t, em que y(x) = , x = t, D e n são constantes desconhecidas e e representa o número de Euler.
Entretanto, no papel mono-log utilizado, teve-se como padrão as escalas logarítmicas de base 10. Assim, para a linearização do gráfico através do método visual, ao invés de utilizar-se o logaritmo na base natural, utilizou-se a base 10, obtendo-se o Gráfico 2. Após, foi possível calcular os parâmetros visual e sua incerteza u(visual) da reta do método visual com a Equação 2 e a Equação 3:
Equação 2: Equação do parâmetro visual da reta do método visual.
Equação 3: Equação da incerteza u() do parâmetro da reta método visual
Estimando o valor do parâmetro visual de -0,0150 ± -0,0025, foi possível calcular o valor do parâmetro visual e obteve-se, aproximadamente, 1,776.
Ainda, para melhor avaliação e compreendimento da reta obtida, utilizou-se o MMQ para representar graficamente a mesma função. A partir da observação de que o coeficiente linear era diferente de 0, utilizou-se a Equação 4, a Equação
...