A Física Experimental - Paquímetro
Por: Thainá Oliveira • 31/5/2019 • Trabalho acadêmico • 767 Palavras (4 Páginas) • 157 Visualizações
[pic 1]
CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS – UNIFESO
BACHARELADO EM ENGENHARIA CIVIL
SEMESTRE/ANO: 1º SEMESTRE/2019
RELATÓRIO DE FÍSICA EXPERIMENTAL
TÍTULO: PAQUÍMETRO
DISCENTES: DANIEL CORDEIRO CHIAPPETTA – 0102744
ISADORA MATTOS MAURICIO – 01023198
LARISSA CASTILHO CARIÚS – 01023171
THAINÁ DE OLIVEIRA SANTOS – 01023196
INTRODUÇÃO TEÓRICA:
Na aula referente ao dia 19/03/2019 de Física Experimental, foi apresentado o instrumento Paquímetro, que é usado por muitos profissionais que trabalham com peças e precisam conhecer a sua medida exata. Em geral, o paquímetro é usado quanto se trata de dimensões de pequenas peças, como tubos, parafusos, porcas, etc. Sendo o paquímetro um instrumento de medida que propõem uma medição mais próxima do real, foi possível analisar com mais acurácia as arestas do corpo de prova.
OBJETIVOS:
O experimento tem como finalidade ensinar a forma correta de utilizar o Paquímetro e suas aplicações práticas em trabalhos de medições de objetos.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA:
O Paquímetro um instrumento de medida com precisão de duas casas decimais milimétricas. É utilizado para medir pequenos objetos com precisão, a fim de saber sua área, volume, diâmetros internos e externos. No cursor temos duas “mandíbulas” (uma fixa na régua e outra móvel), que servem para medir comprimentos, diâmetros externos e alturas externas, temos duas “orelhas” (uma fixa na régua e outra móvel) elas servem para medir diâmetros internos. Há também uma haste ligada ao cursor que é utilizada para medir profundidades. Existe em alguns paquímetros um parafuso com trava que serve para fixar as medidas.
O cursor móvel tem uma escala de medição que se denomina nônio ou vernier. A escala é chamada de nônio ou vernier em homenagem aos seus criadores: o português Pedro Nunes e o francês Pierre Vernier. O vernier (nônio) possui uma escala com n divisões para X mm da escala fixa.
MATERIAIS E MÉTODOS:
-Foram usados as seguintes materiais:
- Paquímetro Universal.
- Corpo de prova metálico.
CORPO DE PROVA:
É utilizado como base nas medições feitas com Paquímetro.
[pic 2]
PAQUÍMETRO:
Em um paquímetro temos:
[pic 3]
- Orelha fixa
- Orelha móvel
- Nônio ou vernier *(polegada)
- Parafuso e trava
- Cursor
- Escala fixa
- Bico fixo
- Encosto fixo
- Encosto móvel
- Bico móvel
- Nônio ou vernier (milímetro)
- Impulsor
- Escala fixa de milímetros
- Haste de profundidade
Para ser usado de forma correta, o paquímetro precisa:
- Ter seu cursor e encosto limpos e a peça a ser medida precisa estar bem posicionada entre seus bicos;
- Não expor o instrumento a luz solar direta;
- Não desmontar o equipamento;
- Evitar choques ou movimentos bruscos;
- Evitar um aperto forte dos bicos sobre o objeto que será medido.
Abaixo uma imagem que ilustra sete formas de utilizar o paquímetro. Exemplos de medição interna, externa e de profundidade. A figura mostra várias maneiras de utilizar o instrumento.
[pic 4]
RESULTADOS:
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
DISCUSSÃO:
Durante a execução do trabalho, foi possível observar que os membros do grupo acharam medidas diferentes com relação ao corpo de prova. Grande parte dessas multiplicidades na medição, se deu pela falta de conhecimento ao manusear o paquímetro. Contudo, mesmo com as diferenças obtidas nesse experimento, foi possível chegar a um consenso entre os elementos do grupo a fim de evitar possíveis divergências na hora de realizar os cálculos pedidos.
...