A GESTÃO DE RISCOS NA REDE GLOBAL DE SUPRIMENTOS
Por: Diego Andretta • 8/4/2020 • Resenha • 342 Palavras (2 Páginas) • 179 Visualizações
RESENHA CAP. 5 – GESTÃO DE RISCOS NA REDE GLOBAL DE SUPRIMENTOS
Riscos na cadeia de suprimentos está relacionado com probabilidade e impacto, ou seja, qual será a probabilidade de um evento inesperado ocorrer e qual será seu devido impacto na obtenção do objetivo de conciliar suprimento e demanda.
Existem 3 tipos de riscos, sendo eles: riscos aleatórios, riscos acidentais e riscos intencionais. Os riscos aleatórios são aqueles causados por fatores externos à organização, como exemplo desastres naturais (terremotos, furacões, tsunamis). Já riscos acidentais são aqueles causados por fatores não aleatórios e não intencionais, sendo exemplos a imprudência e negligência. Por fim os riscos intencionais são aqueles onde ocorre uma deliberada intenção de causar interrupção, sendo exemplos sabotagem e greves.
O processo de gestão de riscos em redes globais de suprimentos segue os seguintes passos: identificar processos e recursos sujeitos ao risco (ex: gestão de demanda e clientes); identificar os principais riscos (ex: acidentes e greves); avaliar a probabilidade de ocorrência relacionada aos principais riscos (riscos aleatórios, acidentais e intencionais); identificar as consequências da ocorrência relacionada aos riscos (ocorrência passada e ocorrência menos frequente); avaliar os níveis de vulnerabilidade (consideração conjunta da probabilidade de ocorrência associada ao risco com a seriedade do seu impacto); definir ações priorizadas para redução e transferência de riscos (ou se reduzem as probabilidades ou se reduzem as consequências das ocorrências causadoras das interrupções).
É essencial que se tenha agilidade quando se trata de gestão de riscos, pois para que se possa obter uma resposta rápida, é preciso que a informação passe por todas as áreas responsáveis no menor tempo possível, para que o problema seja resolvido de maneira mais eficiente. Também é necessário que se tenha flexibilidade, pois assim os danos causados por interrupções e suas consequências serão menores.
A percepção de risco na cadeia de suprimentos se dá através de 6 passos, sendo eles: 1. Planejar o gerenciamento dos riscos; 2. Identificar os riscos; 3. Realizar a análise qualitativa dos riscos; 4. Realizar a análise quantitativa dos riscos; 5. Planejar as respostas aos riscos; 6. Monitorar e controlar os riscos.
...