Gestão da rede de suprimentos na construção civil: Integração a um sistema de administração da produção.
Por: fersims • 24/8/2015 • Trabalho acadêmico • 624 Palavras (3 Páginas) • 434 Visualizações
Gestão da rede de suprimentos na construção civil: Integração a um sistema de administração da produção.
Na atualidade uma das maiores dificuldades em se desenvolver novas tecnologias na indústria de construção se da pelo fato de que não existem muitos estudos sobre a área. Além disso, muitos conhecimentos utilizados se baseiam no empirismo ou procedimentos de outros países, devido à escassez em pesquisas.
A indústria de construção civil é um ambiente competitivo e por esse motivo as empresas necessitam de estratégias bem definidas para obtenção de lucro e para tal é preciso que tenham um comportamento que se diferencie das demais. Muitas vezes o fator custo é o mais afetado por essa competição, já que as empresas optam por diminuir os custos e conseqüentemente a qualidade dos serviços a fim de atrair mais clientes, porém é necessário que se redefina tais estratégias.
A partir dessa necessidade de mudanças a tecnologia, estratégia e cultura organizacional terão de se tornar prioridade para que a empresa se torne mais competitiva e cumpra com suas metas alcançando os objetivos esperados.
Os Sistemas de Administração da Produção, também denominado SAP, objetiva planejar e controlar todos os níveis dentro a organização, como materiais, equipamentos, pessoas, fornecedores e distribuidores. É a partir dele que a empresa pode garantir que se tomem decisões adequadas as suas necessidades.
Nas indústrias de construção civil existem alguns critérios competitivos como: os custos que seria construir por um menor preço, qualidade, velocidade e confiabilidade que seria cumprir com os prazos, flexibilidade sendo capaz de lidar com adversidades, quebra de barreiras organizacionais e a gestão da rede de suprimentos. Esses critérios devem ser observados, pois garantem o mínimo de competência necessária para a execução de um trabalho.
Os materiais representam grande importância na gestão de rede de suprimentos, por terem grande participação nos custos totais da produção. Também a avaliação de fornecedores deve ser considerada. Essa gestão também depende da estruturação organizacional e tecnológica da empresa e das relações mantidas entre pessoal de escritório e a obra, pois deve haver planejamento, programação e controle das necessidades de materiais e equipamentos utilizados. Através de pesquisas se constatou que com a implantação do SAP resultou em significativos resultados relacionados à redução de custos.
É valido ressaltar que não somente aspectos isolados devem ser considerados, pelo fato de que escritórios, fornecedores e a obra compõem uma cadeia que deve ser considerada no total.
Para a utilização do SAP devem ser claras e objetivas as técnicas e ferramentas de gestão que serão utilizadas para planejamento e controle de suas atividades. A partir desse planejamento benefícios como redução de custos e melhorias na qualidade poderão se tornar vantagens e farão com que a organização seja mais competitiva em seu meio.
Primeiramente, deve ser definida uma lista de materiais. A partir dela poderá ser determinada a distribuição dos custos, é interessante que se utilize porcentagem como medida, pois permite uma visão mais ampla e fácil dos custos. Também é necessária a implantação de um sistema de gestão de fornecedores e materiais, que ajudará a documentar seus fornecedores e qualificações, tornando mais fácil sua identificação. Por fim, a formulação e implantação de técnicas e ferramentas no escritório da empresa, fornecedores e obra, fechando o ciclo simplificado da cadeia de suprimentos.
...