A Geração De Energia Através De Dispositivo Piezoelétrico
Por: Matheus Nunho • 1/4/2023 • Trabalho acadêmico • 2.940 Palavras (12 Páginas) • 92 Visualizações
GERAÇÃO DE ENERGIA ATRAVÉS DE DISPOSITIVO PIEZOELÉTRICO
Matheus Henrique Nunho, Lucas Yan da Rita Batata, Matheus Alfredo Eleutério
Orientador[1].
RESUMO
O trabalho terá de 20 a 30 laudas, fonte Times New Roman cor preta e, salvo as exceções explicitadas, fonte tamanho 12, espaçamento entre linhas 1,5 e alinhamento justificado. Na página inicial devem constar título e autores seguidos das respectivas notas explicativas no rodapé da página, conforme este modelo. Logo abaixo do nome dos autores, deve figurar o resumo, em parágrafo único, que deverá conter entre 100 e 250 palavras, em estilo Itálico, sem recuo, e ser composto de frases concisas e afirmativas, onde serão expostos tema, problema, hipóteses, metodologia, resultados e conclusão. A estrutura básica sequencial do trabalho, segundo a norma ABNT NBR 6022, compreende: Título e subtítulo, autores, resumo na língua do texto, palavras-chave na língua do texto, introdução, desenvolvimento, conclusão, referências, título e subtítulo em língua estrangeira, resumo em língua estrangeira (em inglês abstract), palavras-chave em língua estrangeira, notas explicativas (opcional), e quando aplicáveis, apêndices e anexos.
Palavras-chave: Colocar três a cinco palavras ou expressões curtas. Em estilo Itálico. Seguidas de pontos.
1 INTRODUÇÃO
A humanidade tem se deparado nos últimos anos com o desafio de conciliar crescimento econômico e sustentabilidade, pois a corrente tecnológica vigente desde a Revolução Industrial (século XVIII) tem como característica o consumo desenfreado de matérias-primas sem a pre-ocupação com os impactos ambientais. Porém, essa característica tecnológica tem sido objeto de mudança no final do século XX.
A matriz energética dos países tem como característica a predominância de fontes não renováveis oriundas de combustíveis fósseis. Apesar de apresentarem bons índices de produtividade, os combustíveis fósseis geram alto volume de gases poluentes a atmosfera. Assim posto, nesse contexto há uma busca pelo uso de fontes de energia renováveis e sustentáveis.
A geração de energia através de fontes renováveis e sustentáveis pode ser obtida por inúmeros meios. O aproveitamento do movimento mecânico proveniente do deslocamento de corpos (veículos) é uma possibilidade tangível para geração. Em que se transforma a energia mecânica em energia elétrica usando alternativas tecnológicas existentes.
Uma das alternativas propostas é a geração através de materiais piezoeléctricos que têm o potencial de converter a energia mecânica em energia elétrica, já que produzem tensão elétrica quando submetidos a uma pressão mecânica. A possibilidade de produção de energia por intermédio deles torna se o objeto de estudo dessa pesquisa, visto as características desse elemento.
O estudo sobre as características dos materiais piezoeléctricos atua como subsídio para a elaboração de um protótipo de gerador de energia elétrica aplicado a cidade universitária da UNISO, em que o dispositivo busca produzir eletricidade aproveitando o movimento das pessoas no campus.
O dispositivo consiste numa plataforma com altura de XX mm, em que quando o usuário exerce uma pressão mecânica (caminhar, pular e etc) sob o mesmo há conversão da energia mecânica em energia elétrica. Agrega-se ao projeto o desenvolvimento de uma aplicação prática do dispositivo no campus.
2 REFERNCIAL TEÓRICO
Energia Elétrica No Mundo E Brasil
O desejo de todas as sociedades é alcançar um desenvolvimento econômico aliado a avanços sociais e assim construir uma nação próspera. Porém, para suportar um projeto de desenvolvimento alguns fatores são primordiais, dentre eles o fornecimento de energia elétrica. Morgado e Oliveira,2004, sustentam que o crescimento econômico aliado a oferta de energia gera um ciclo virtuoso para o país, já que o desenvolvimento demanda de uma infraestrutura elétrica capaz de suportar esse processo.
A geração de energia elétrica é possível através de duas fontes: renovável e não renovável. As fontes renováveis são aquelas que não se esgotam ou que podem se renovar naturalmente no meio ambiente, Portal Solar. As principais fontes de energia renovável presentes são:
- Hidrelétrica;
- Biomassa;
- Solar;
- Eólica;
- Geotérmica;
- Maremotriz;
Já as não renováveis são aquelas que apresentam uma reserva finita ou apresentam ciclos de recomposição muito lentos., Portal Solar, tendo como principais fontes:
- Carvão mineral;
- Gás natural;
- Nuclear;
- Petróleo e derivados;
Segundo dados da IEA,2021 e EPE no ano de 2019, as fontes não renováveis possuem maior representatividade da geração elétrica mundial e no Brasil em particular.
[pic 1]
Figura 1.1: Matriz energética Brasil e Mundo
A IEA,2021 lança um olhar mais específico a representatividade de cada fonte geradora.
[pic 2]
Figura 1.2: Representatividade de fontes de energia elétrica no mundo
Sob a mesma óptica a EPE, elucida as características da geração de energia em solo brasileiro no ano de 2021.
[pic 3]
Figura 1.3: Representatividade de fontes de energia elétrica no Brasil
O modelo energético presente no mundo tem sustentado o crescimento econômico ao longo dos últimos anos. No entanto, o crescimento econômico não pode ser buscado a qualquer custo. O mesmo precisa ser aliado a preservação ambiental. Nesse contexto a geração de energia elétrica tem sido confrontada pelo movimento ambiental, pois dos meios existentes, alguns tem como características a agressão ambiental e geração resíduos danosos a sociedade. Podemos tomar como exemplo a energia nuclear, que apesar de possuir potencial de geração altamente rentável é um alto risco a sociedade, já que devido a acidentes em usinas nucleares houve grandes catástrofes no mundo, como os acidentes de Three Mile Island (EUA, 1979), Chernobyl (ex-URSS na atual Ucrânia, 1986) e Fukushima (Japão,2011).
...