A Gestão Estratégica
Por: janmatosjr • 13/6/2015 • Trabalho acadêmico • 2.888 Palavras (12 Páginas) • 150 Visualizações
Costa – PhD
Fev. 2015
“ Tática é saber o que fazer quando há o que fazer; estratégia é saber o que fazer quando não há nada a fazer”. (Tartakower 1887-1996).
“Estratégia é quando você está sem munição, mas continua atirando para que o inimigo não perceba.”
(General San Martin)
“Conhecer o outro e conhecer a si mesmo; em cem batalhas nenhum perigo. Não conhecer o outro e conhecer a si mesmo; uma vitória para uma perda. Não conhecer o outro e não conhecer a si mesmo, em cada batalha, derrota certa.”.
(Sun Tzu, A arte da guerra, IV a.C.)
“Quando o estrategista erra, o soldado morre.”
(Abraham Lincoln )
GUERRA EMPRESARIAL HISTÓRICA
GUERRA EMPRESARIAL DO SÉCULO XXI
QUAL O MELHOR CAMINHO?
9
ESTRATÉGIA
ONDE
ESTAMOS
ONDE
QUEREMOS
CHEGAR
ESTRATÉGIA
•Muralha da China, pirâmides do Egito, grandes templos religiosos, etc.
•Grandes hidrelétricas e usinas nucleares
•Grandes navios e submarinos
•Aviões e foguetes
•Viagens interplanetária (Lua, Marte, ...)
•Megacorporações
•WallMart: maior empresa do mundo em volume de negócios, faturamento e empregados. Receitas: US$ 476,290 bilhões. Funcionários: 2,2 milhões (Exame.com, 10/01/2013)
GRANDES ESTRATÉGIAS PERMITIRAM ...
Júlio César
Foi um dos homens mais influentes da Roma Antiga e o responsável não só por transformar a República Romana em Império, como fez com que fosse o Império mais importante e poderoso da Antiguidade.
Alexandre, O Grande
Príncipe da Macedônia. Considerado um dos maiores conquistadores do mundo antigo. Foi treinado desde cedo para ser um grande estrategista e para ser um verdadeiro mestre dos combates.
GRANDES ESTRATEGISTA DA HISTÓRIA:
Napoleão Bonaparte Um dos maiores estrategistas da história, conhecia bem seus subordinados e os colocava nos cargos mais adequados aos seus perfis. Ele se tornou um grande líder por ter a habilidade de colocar as pessoas certas nos lugares certos. Franklin Roosevelt Considerado um dos presidentes americanos mais importantes da história, governou durante quatro mandatos (entre 1933 e 1945) e foi o responsável por trazer esperança para seu povo depois da Grande Depressão e da Primeira Guerra Mundial. Ele conseguiu administrar as duas situações caóticas e possibilitou um futuro próspero para os americanos.
GRANDES ESTRATEGISTA DA HISTÓRIA:
Abraham Lincoln
Considerado o maior presidente americano, até os dias de hoje. Perdeu todas as eleições que disputou dos 30 aos 59 anos, sendo eleito presidente dos EUA aos 60. Ele foi o responsável por abolir a escravidão, administrar os Estados Unidos durante a Guerra Civil e modernizar a economia do país.
Mahatma Gandhi
Influenciou mais de 350 milhões de pessoas em um revolução pacífica. Durante 20 anos, ele lutou em uma não-guerra sendo a voz do povo e mobilizando líderes de outros países. Conseguiu que a Índia se tornasse um país independente. Seus ideais de paz e de uma vida natural são exemplos para milhares de pessoas em todo mundo, até hoje.
GRANDES ESTRATEGISTA DA HISTÓRIA:
O bárbaro mongol, viveu de 1162 a 1227 e construiu o maior império da História. Uniu China, Turquia, Turkestão, Irã, Iraque e parte de Rússia. O exército mongol funcionava com precisão e eficiência admirável. Organizava-se em dezenas, formados por dez homens que atuavam juntos em combate, saque ou obtenção de suprimentos. A cada dez dezenas havia um chefe. A cada cem um Kan. E cada mil era constituída uma “horda” que era dirigida por um general submisso ao "Grande Khan".
GRANDES ESTRATEGISTA DA HISTÓRIA:
Gengis Khan (Temudjin)
Desde de crianças, todos os homens, aprendiam a montar e a utilizar as armas, em especial o arco. Todos os homens, excetuando-se os incapacitados, até 60 anos participavam da caça e das guerras. Dessa maneira, o exército mongol reunia literalmente a totalidade da população masculina adulta. Os mongóis combatiam sob um restrito código de disciplina. O abandono de um companheiro na batalha era castigado com a morte.
GRANDES ESTRATEGISTA DA HISTÓRIA:
Gengis Khan (Temudjin)
É a definição da visão global e do direcionamento da organização no intuito que os seus diferentes setores e departamentos trabalhem integrados para atingir objetivos específicos.
ESTRATÉGIA ORGANIZACIONAL
Expressa como uma organização utiliza os seus pontos fortes, existentes e potenciais, para alcançar seus objetivos, levando em conta as mudanças do meio ambiente.
Significa a seleção e a implantação de um conjunto de propósitos para adaptar a empresa ao seu ambiente externo ou para modificar este ambiente, visando aumentar as suas possibilidades de sucesso (Coombs et al, 1992).
ESTRATÉGIA EMPRESARIAL
É a criação de uma posição singular e valiosa, envolvendo um conjunto diferente de atividades. (Porter, 1996). É posicionar a organização para obter vantagem competitiva sustentável, perante a concorrência. Implica fazer escolhas sobre que setor ou segmento participar, que produtos ou serviço oferecer e como alocar os recursos disponíveis. Além de buscar a satisfação e a criação de valor para diferentes stakeholders.
ESTRATÉGIA ORGANIZACIONAL
Varia de uma organização para a outra.
Não existe uma classificação universal que sirva para todas para todas as organizações.
...