A Gestão Ambiental
Por: Douglas Vieira • 16/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.534 Palavras (7 Páginas) • 183 Visualizações
Vivemos numa época de mudanças
Estamos diante de um mundo que nos surpreende com novas formas de organização de produção e de consumo, novas tecnologias, novos conflitos que redefinem as relações de poder entre países e, ainda, problemas ambientais de dimenção planetária que lançam desafios inéditos a humanidade. A Gestão Ambiental tem muito a contribuir para a compreensão desse novo mundo, cada vez mais complexo e veloz nas transformações. Esperamos que este estudo de caso possa auxiliá em pesquisas futuras, ampliar vossos conhecimentos e sensibilizá para as grandes questões e desafios do mundo em que vivemos.
Os autores
Sumário
1.0 Introdução ................................................................................................... p.06
2.0 Politica Ambiental da Atlas Copco .............................................................. p.07
2.1 Melhorias continuas ( Uso de recursos e emissões de residuos) ........................ p.08
3.0 Atendimento a Legislação .......................................................................... p.10
3.1 Responsabilidade social e Responsabilidade corporativa ................................. p.10
3.2 A sustentabilidade está integrada em cada aspecto .......................................... p.10
4.0 Conclusão ..................................................................................................... p. 11
5.0 Bibliografia ................................................................................................... p. 12
Introdução
Esta ATPS tem por objetivo apresentar a abrangencia e importancia da área de Gestão Ambiental na organização de uma empresa. Área que tem como missão a preservação ambiental dentro e fora de uma organização, otimização dos recursos disponiveis e redução de impactos ambientais. Gestão ambiental é, respctivamente, a área que visa ordenar as atividades humanas para que não agridam ao meio ambiente é a administrção do exercicos de atividades econômicas e sociais de forma a utilizar de maneira racional os recursos naturais incluindo fontes de energia renováveis ou não.
Politica Ambiental da Atlas Copco
Meio Ambiente
O principal impacto ambiental da Atlas Copco acontece durante o uso de seus produtos conforme as analises de ciclo de vida.
Por isso, incorporar considerações ambientais e sobre ciclo de vida ao projeto nossos produtos é uma meta e uma alta prioridade. O objetivo é inlemntar sistema de gerenciamento ambientl em todas as operações.
Todas as companhias de produtos e principais companhias de vendas devem se certificadas de acordo com o padrão intenacional ISO 14001 para meio ambiente.
As análises de ciclo de vida também mostram que a item mais significativos para o meio ambiente é relacionado às emissões de Dióxido de Carbono durante o uso dos produtos e, em menor grau, durante o transporte e a produção. O consumo de energia e as emissõe de Dióxido de Carbono são os indicadores mais significativos, mais a Atlas Copco também acompanha e gera relatórios para o desempenho relativo ao consumo de água e ao disperdicio.
A Atlas Copco considera as questões ambientais importantes, como o uso das aguas , mudanças limaticas e consumo de materiais e energia em suas operacoes.
Melhorias continuas
Uso de recursos
A Atlas Copco trabalha continuamente para melhorar a eficiência de recursos nos processos de fabricação e na cadeia de valores.
Os preços de energia vêm subindo continuamente e isso, em ultima instância, leva a custos mais elevados, tanto finaceira quanto ambientalmente. O relatório inclue consumo de energia em termos de energia direta e indireta, bom como de energia renovável e não renovável.
O Grupo se comprometeu a construir prédios eficientes quanto ao consumo de energia e recursos, e algumas operações instalaram painéis solares.
O Grupo reconhece que existem não apenas riscos, mais também oportunidades relacionadas ao consumo de energia e, por isso tem uma meta de aumentar a eficiência do consumo de energia pelo cliente em 20% ate 2020, aumentando a eficiência de energia das principais categorias de produtos.
Os materias usados no processo de produção e na embalagem de peças ou produtos finalizados são rastreados e incluidos em relatórios, em termo de pesos, o aço representa mais de 90% da matéria prima utilizada na produção, que é grande parte reclicada. O uso de aço reclicado para essas matérias primas oferece uma oportunidade de redusir tantos os custos operacionais quanto os impactos ambientais. Em relação a outros materiais, a Atlas Copco possui listas de substâncias de interesse para garantir que somente substâncias aprovadas sejam usadas em sua cadeia de produção e fornecimento.
O consumo de água é consideravelmente mais baixo do que de algumas outras empresas setor. Isso se deve ao modelo de negocio da Atlas Copco que, por exemplo, não inclui a produçao de aço. Por essa razão a meta é manter o consumo de água no nível atual. A Atlas Copco mapeou e investigou onde as operações se sobre põem com áreas com águas escassas usando a ferramenta Risco de Água do Conselho Comercial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável, embora o grupo reconheça os risco das águas, e trabalho com questoes, relacionadas às águas, iso também aoresenta oportunidades significativas.
Muitos dos clientes trabalham em setores de consumo intenso de águas, como têxtil e mineração e eles podem se beneficiar com produtos inovadores que consomem menos água.
Emissões de resíduos
A atlas Copco reconhece que as mudanças climáticas e emissões de gases são preocupações ambientais sérias.
A meta é reduzir as emissões de Dióxido de Carbono apartir da energia usada nas operações e do transporte de bens em 20% até 2020 em relação ao custo de vendas.
Muitas das principais unidades de produção investiram em fontes de energias renováveis, que resultou em emissões reduzidas de dióxido de carbono.
...