A Gestão Obras
Por: 29942849874 • 11/8/2019 • Exam • 760 Palavras (4 Páginas) • 121 Visualizações
1.1 Objetivo geral
Existe uma expressão norte americana muito usada que diz “ time is Money”, tempo é dinheiro. Pois bem na construção civil ela se encaixa feito uma luva, nos mostra que um projeto bem elaborado, estudado, planejado e executado é fundamental para se obter lucro e credibilidade em qualquer empreendimento.
Em todo projeto deve haver planejamento, programação e controle. A pessoa responsável deve possuir um alto grau de conhecimento, dominar a execução de todas as etapas da obra de maneira que passe seguranças a todos envolvidos no projeto desde o proprietário até aos funcionários e colaboradores de forma global, tendo como objetivo o prazo e os custos.
Quanto mais eficaz é o responsável pelo projeto, mais eficácia na produtividade, serviços , mão de obra, economia de materiais será vista no decorrer dos processos construtivos. Alcançando qualidade e garantia do projeto.
1.2 Objetivo especifico
Cumprir a meta estabelecida por um inicio e um fim, utilizar de recursos materiais e humanos, estabelecer um plano fixando prazos compatíveis com custos, desempenho técnico, produtividade, definir prioridades e assegurar um controle rígido para se trabalhar de forma assertiva, obtendo exito nas decisões a serem tomadas essas são as metas e primícias de um bom organizador.
Conforme Rocha (2001) afirma que o êxito de um orçamento está relacionado com o planejamento da obra, pois uma obra sem um planejamento adequado dificilmente conseguirá produzir informações acuradas de custos, pois é preciso saber onde, como, quando e por que os custos ocorrem.
Segundo limmer (1996) o empreendimento da construção também se enquadra como uma indústria, a chamada indústria da construção civil. Por isso necessita de uma organização especifica no que se refere ao pessoal (mão de obra) que nela atua, da empresa que a promove, da forma de trabalho para a sua execução e de um sistema de informações gerenciais flexíveis e adaptável às mudanças constantes que ocorrem durante a execução da obra.
. ROCHA, C. C. Gestão estratégica de custos. In: Construção mercado. São Paulo: Pini, n. 3, p.50-53, Outubro de 2001
Limmer,C.V. Planejamento,orçamentação e controle de projetos e obras. Rio de janeiro, outubro de 1996.
1.3 Justificativa
Socialmente um bom planejamento e controle de obras e projetos, contribui em muito para com as pessoas envolvidas, elas vão adquirindo conhecimentos laterais sobre gestão e planejamento apenas por conviver e seguir regras de algo bem organizado, passam a por em pratica no seu dia-a-dia como algo natural, desenvolvendo em sua rotina tanto domestica como profissional esse perfil organizado, assim cada vez mais vão refletindo em seu trabalho essa postura de comprometimento com o projeto, visando sempre a qualidade .
Esse bom planejamento se reflete também no desenvolvimento de novos materiais para a construção, pois cada vez mais essas obras exigem melhores materiais, acabamentos tecnologias, profissionais capacitados, para haver menor desperdício, geração de resíduos, contaminação do solo, lençol freático e isso visando o lucro a qualidade e credibilidade da empresa.
Mas o grande problema ainda está em mudar a consciência da maioria das pessoas que querem construir ou reformar, e que buscam sempre economizar pelo menor preço, não descobriram ainda que em construção civil o barato não sai apenas caro, ele sai muitíssimo caro, quem paga barato tem que pagar duas vezes, profissionais desqualificados, materiais de segunda ou terceira qualidade, falta de conhecimento do projeto, obras e principalmente gerenciamento cria uma bola de neve que só vai juntando “ gambiarras e armengues” onde todos os envolvidos vão sair perdendo ,pois se perde a credibilidade se perde a confiança interpessoal se perde financeiramente, sobrando monumentos sombrios da incompetência humana.
...