A Gestão de Obras na Construção Civil
Por: Francisco Kerres • 25/8/2020 • Projeto de pesquisa • 951 Palavras (4 Páginas) • 112 Visualizações
Francisco Kerres Olivier de Albuquerque Bomfim
MBA em Gestão de Obras na Construção Civil
Gestão de Obras na Construção Civil
Gestão na Construção Civil
O tempo é o recurso fundamental de todos os indicadores, em função de que o mesmo representa o desempenho do projeto. De forma que, se este não for devidamente administrado, poderão ocorrer interferências no desempenho total do empreendimento. A questão que envolve a perda do prazo previamente definido no início da obra compromete tanto a qualidade do empreendimento bem como a viabilidade econômica, além de resultar em prejuízos às partes envolvidas. Cita-se como agravante a crise econômica, o que torna o mercado ainda mais competitivo, demandando um aumento na eficiência dos processos. Com isso, as construtoras buscam cada vez mais manter a qualidade, reduzindo custos e prazos pré-estabelecidos.
A gestão na construção civil abrange uma enorme gama de setores essenciais para a funcionalidade da obra em geral, setores como, suprimentos, estoque, recursos humanos, todas estas áreas apresentam um enorme impacto no produto final, impacto esse que podem ser positivos ou negativos.
A gestão de um empreendimento pode ser resumido em 4 pilares, comumente conhecido como PDCA.
Planejamento: Essa parte da gestão é fundamental, pois é a partir dela que serão traçados os objetivos a curto, médio e longo prazo, as atividades predecessoras e sucessoras, o cronograma, plano de ataque, quantidade de insumos a serem compradas em determinada dia, dentre outros.
“Do it” (Fazer): Essa faze é a fase em que o planejado é executado, nesta etapa o planejamento sera colocado em pratica, quanta mão de obra será necessária para determinada atividade, qual o prazo dessa atividade, qual a sucessora ou predecessora, qual insumo essa atividade vai necessitar, qual o prazo de entrega do insumo, qual o prazo de conclusão dessa fase.
Check: A terceira etapa do PDCA é a verificação de serviço executado na segunda etapa, verificar se o cronograma foi atendido rigorosamente, verificar se os insumos chegaram no tempo certo, na quantidade certa, com o preço agradável, verificar se a mão de obra foi empregada foi suficiente para executar a atividade no tempo correto.
Analisar: A quarta etapa do PDCA é a analise e tratamento dos dados colhidos na terceira etapa, analisar se a etapa foi concluída antes ou depois do previsto, se sim, o por que do desvio do cronograma, verificar a falta ou excesso de insumos, o porque da diferença, verificar a ociosidade da mão de obra, o porque da ociosidade, se foi excesso de emprego de mão de obra, se foi falta de insumo, se foi uma produtividade da equipe maior que a planejada. Ao final dessas analises é necessário um tratamento de dados para saber o impacto a médio e longo prazo, impacto esse que pode ser positivo, como uma redução no tempo de entrega do empreendimento, ou negativo, como por exemplo, o atraso de uma atividade predecessora, a qual determinado atraso significaria um impacto em todo o empreendimento.
O planejamento de um empreendimento é parte essencial para o seu correto funcionamento, atualmente grande parte dos problemas em obras é oriundo de um mal ou inexistente planejamento prévio, como por exemplo, determinar q determinada atividade seja mecanizada, mas o equipamento necessário para essa atividade não consegue chegar ao local, ou uma determinada atividade ter uma produtividade maior q sua predecessora, assim chegando a um nível que fica inviável executa-la, problemas esses que deveriam ser descobertos e suprimidos na fase de planejamento.
...