Orçamento em Obra Civíl
Por: daireligor • 20/6/2015 • Artigo • 981 Palavras (4 Páginas) • 361 Visualizações
Orçamento das obras civis da base de operadores de uma indústria.
Referencial Bibliográfico
Segundo Knolseisen (2003), para a obtenção de um orçamento discriminado de uma obra devem-se ter todos os subsídios necessários relativos ao projeto, ou seja, o conjunto das plantas arquitetônico, estrutural e instalações, as especificações relativas à obra. O orçamento se caracteriza como instrumento subsidiar a toma de decisões econômicas em um empreendimento. Já que pode estabelecer uma visão antecipada e demonstrar a viabilidade econômica da obra.
Paralelo ao processo de elaboração do orçamento é importante realizar o planejamento de forma detalhada. Ainda segundo Knolseisen (2003) “Os sistemas de custeio podem e devem ser integrados à orçamentação e ao planejamento de todas as tarefas”.
Na elaboração do orçamento de uma obra e levantamento dos quantitativos, é preciso realizar o levantamento de todos os custos. Segundo afirma Martins
(2000) custo é um gasto relativo a um bem ou serviço, na produção. O mesmo representa o valor da soma de insumos como: mão-de-obra, materiais e equipamentos, que são necessários à realização de um empreendimento, com isso representando o valor pago pelos insumos.
Para iniciar o orçamento primeiramente devem-se analisar os documentos técnicos. Por meio dessa análise são identificados os quantitativos e serviços que integram o alvo do orçamento Valentini, 2009.
Ainda segundo Valentini (2009) para compor o orçamento deve-se seguir algumas etapas: Análise Técnica dos Projetos, Identificação dos Serviços, Levantamentos de Quantitativos, Elaboração das Composições de Preços Unitários, e por Produção, Planejamento Básico, Cotação dos Insumos, Estudo Determinação do Preço de Venda.
Na elaboração do presente trabalho, após realizar análise dos documentos: Projeto Topográfico, Estrutural, Formas, Armação e Arquitetônico; foi elaborado o EAP (Estrutura Analítica do Projeto), de forma detalhada discriminando todas as atividades apresentas nos projetos.
[pic 1]
[pic 2]
Tabela 1 – Modelo de EAP utilizado.
Fonte: os autores.
Com a EAP elaborada foi realizado o levantamento de quantitativos dos serviços de engenharia, para apuração do custo final da obra. Detalhando por tipo de projeto e serviços. O trabalho foi baseado nos dados da TCPO (Tabelas de Composições de Preços para Orçamentos), para determinar custos unitários e índices de produtividade.
Os projetos analisados para composição do orçamento foram:
Projeto de Fundação: o serviço detalhado consiste na execução dos blocos, cintas e piso na fundação de acordo com o projeto, considerando os serviços de escavação, apiloamento (regularização do fundo da vala), forma (execução de acordo com as dimensões dos blocos e cintas), concreto magro (regularização do fundo da vala com um concreto não estrutural para evitar o contato direto entre a estrutura e o solo) armação, concreto, impermeabilização (aplicado nas partes da estrutura onde tem contato direto com o solo, evitando absorção da umidade do solo pela estrutura), reaterro, transporte da terra escavada.
Projeto estrutural/superestrutura: o serviço detalhado consiste na execução dos pilares, vigas e lajes da estrutura de acordo com o projeto, considerando os serviços de forma (execução de acordo com as dimensões dos pilares e vigas), armação e concreto.
Projeto arquitetônico (cortes horizontais e verticais): planta baixa com as identificações de corte, cortes verticais para complementação da planta baixa com detalhamento da fachada, visão dos acabamentos gerais e cobertura a ser utilizada na edificação.
Projeto Topográfico: plantas com o levantamento topográfico, planialtimétrico e verticais.
A composição dos custos da construção civil são orçados por serviços, e determinados segundo a produção de acordo com as composições unitárias. E as composições conforme o serviço tem por unidade: o metro, m2, m3, homens-hora despendidos na execução.
Neste estudo de caso o orçamento elaborado teve por base o Orçamento Analítico, que conforme descreve Cordeiro (2007), também conhecido como Orçamento detalhado, os custos são obtidos por meio de levantamento de quantitativos de materiais e de serviços, após análise dos projetos e da composição dos preços unitários.
Para detalhamento dos quantitativos alguns critérios são seguidos como propõe Avila; Librerotto; Lopes (2003) na Tabela 2.
[pic 3]
Tabela 2 – Critérios para estabelecimento de quantitativos de materiais.
Fonte: Avila; Librerotto; Lopes (2003)
De forma geral a composição de custo tem seu calculo da seguinte forma:
- Mão de Obra – é representada pelo consumo de horas ou fração de horas de
trabalhadores para a execução de uma determinada unidade de serviço, multiplicando pelo custo horário de cada trabalhador. O custo horário é o salário/hora do trabalhador mais os encargos sociais.
...