A HISTÓRIA DA ENGENHARIA E A SUA EVOLUÇÃO ATÉ OS DIAS DE HOJE
Por: marzionna • 24/6/2019 • Trabalho acadêmico • 3.519 Palavras (15 Páginas) • 376 Visualizações
ESAMC SANTOS
CURSO: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
EAD – TÓPICOS DE ENGENHARIA
“HISTÓRIA DA ENGENHARIA E A SUA EVOLUÇÃO ATÉ OS DIAS DE HOJE”
SANTOS- SP
2018
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 2
2. A ORIGEM ENGENHARIA E OS ENGENHEIROS 3
2.1 Síntese da origem da engenharia 3
2.1.1 Características da engenharia do passado 4
2.1.2 Características da engenharia moderna 5
2.2 A história da engenharia no Brasil 7
3 A ENGENHARIA HOJE 10
4 CONSIDERAÇOES FINAIS 13
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA............................................................................14
INTRODUÇÃO
Todo o engenheiro não importando sua modalidade e habilitação deve possuir o potencial para conter e selecionar diferentes informações, somente assim este profissional irá alcançar êxito e desenvolverá de forma plena e satisfatória o seu trabalho.
Desta forma este presente trabalho tem por objetivo apresentar informações sobre a história da engenharia e do engenheiro, o perfil profissional ao longo dos tempos, as áreas de atuação e o status atual da engenharia no mercado altamente competitivo. A metodologia a pesquisa utilizada, foi fontes de arquivos disponíveis na internet, a análise de obras publicadas e a colaboração de pessoas interessadas ou ligadas à engenharia.
A ORIGEM ENGENHARIA E OS ENGENHEIROS
Por definição dada por estudiosos, a “Engenharia é o campo da ciência que tem por objetivo o aprimoramento e a criação de conhecimentos com utilidade técnica e científica, a partir de embasamentos teóricos de origem na matemática, física, química, entre outras e dessa forma, engloba áreas que exercem considerável importância no bom funcionamento da sociedade, desde o início da civilização até os dias atuais”.
Assim os Engenheiros são por definição “solucionadores de problemas”. Dentre as atividades esperadas de um engenheiro, está a que consiste nas aplicações de leis fundamentais das ciências em soluções de dificuldades do dia a dia, ou seja, são responsáveis pelo andamento e manutenção para o bom funcionamento da sociedade como um todo: seja no transporte público e rodoviário, na produção e distribuição de energia, na moradia, até mesmo na saúde. Em outras palavras o engenheiro é o profissional cujo menor erro pode acarretar uma série de adversidades. Não há como se negar que a função exercida pelo engenheiro reflete de forma na dinâmica sociocultural e econômica.
Síntese da origem da engenharia
A história da engenharia está intimamente ligada aos desenvolvimentos técnicos, toda literatura especifica do assunto, assim traduz a origem da engenharia, ligando a sua origem com momentos na história de superação a uma adversidade enfrentada, e é possível encontrar como justificativa o exemplo a capacidade do homem de dar forma a objetos naturais e emprega-los para determinados fins, como a fabricação de ferramentas, na descoberta da alavanca, do fogo, do polimento das pedras, até do cozimento dos alimentos.
Ao longo das eras, com a expansão dos conhecimentos científicos aplicados aos problemas práticos, surge a engenheira e o engenheiro, sendo então o resultado de todo um processo de evolução. No século XVIII, com os avanços científicos, aplicados não mais só na técnica, mas também na área acadêmica, a engenharia foi se estruturando, fruto fundamentalmente do desenvolvimento da matemática, da explicação dos fenômenos físicos e de um conjunto sistemático e ordenado de doutrinas. Desta forma estabelece um marco divisório entre duas engenharias: a Engenharia do passado e Engenharia moderna.
Características da engenharia do passado
A engenharia teve origem e se desenvolveu simultaneamente com o início da civilização humana, conforme a o desenvolvimento de técnicas que facilitassem trabalhos realizados no cotidiano, desta forma é possível citar: o domínio do fogo, sucedido pela utilização da alavanca e da roda. Assim, a engenharia surgiu na pré civilização, a partir do momento em que iniciaram as primeiras transformações tecnológicas, ascendido com a finalidade de facilitar o cotidiano.
O surgimento da escrita é considerado por muitos, “o grande salto da engenharia”, já que com ela tornou-se possível armazenar conhecimentos e passá-los adiante com praticidade e exatidão. Assim as informações das técnicas e experiências realizadas de criar e aperfeiçoar dispositivos que aproveitassem os recursos naturais, eram possíveis de serem aglutinadas, possibilitando o aprimoramento. Dá-se neste momento os primeiros engenheiros, estes responsáveis pelo surgimento de armamentos, fortificações, estradas, pontes, canais e etc.
Como exemplo de revolução técnica de grande impacto foi a do período neolítico, que culminou com mudanças culturais e sociais, com a introdução da agricultura, da modelagem de cerâmica e a domesticação de animais. Posteriormente com avanços de técnicas nas demais eras, sucedidas pela implantação da utilização dos primeiros metais fundidos, simultaneidade à concepção do alfabeto, da escrita e da numeração.
Principais características da pré engenharia:
- Empirismo, trabalhavam com base na prática transmitida pelos que os antecediam, na sua própria experiência e no seu espírito criador.
- Grandes esforços do homem no sentido de criar e aperfeiçoar dispositivos que aproveitassem os recursos naturais.
- Foram os primeiros engenheiros responsáveis pelo aparecimento de armamentos, fortificações, estradas, pontes, canais e etc.
Características da engenharia moderna
A engenharia moderna se caracteriza pela aplicação de conhecimentos científicos à solução de problemas, a engenharia passa a alicerçar a técnica a aplicação de conhecimentos científicos. Bazzo (2006) cita que se antes os artefatos eram construídos com base em determinantes estéticos e operacionais, tomando sempre como referência a experiência pregressa do construtor, na engenharia moderna passa ser um projeto teórico baseado em conceitos científicos, em teorias formalmente estudadas e em experiências de laboratório metodologicamente controladas - antecede a construção e que conhecimentos sistematizados a respeito da natureza, como a estrutura da matéria, os fenômenos eletromagnéticos, a composição química dos materiais, as leis da mecânica, a transferência de energia, as modelagens matemáticas dos fenômenos físicos, passam a fazer parte da prática dessa nova engenharia.
...