A IMPLEMENTAÇÃO DE FERRAMENTAS DE CONTROLE DA PRODUÇÃO
Por: diego.oliveira55 • 16/2/2022 • Seminário • 899 Palavras (4 Páginas) • 107 Visualizações
Estudo de Caso / Dirigido
IMPLEMENTAÇÃO DE FERRAMENTAS DE CONTROLE DA PRODUÇÃO EM PEQUENAS EMPRESAS: ESTUDO DE CASO EM UMA FÁBRICA MOVELEIRA
Diego Alves de Oliveira - 2017203990
1- Qual é o nível organizacional das empresas moveleiras segundo o autor?
A Indústria Moveleira está entre as mais importantes segmentos da Indústria no país, pela importância do valor de sua produção e pela expressiva geração de empregos na indústria nacional, que tem uma dinâmica produtiva e de desenvolvimento tecnológico é determinada por máquinas e equipamentos utilizados no processo produtivo, elas são empresas familiares tradicionais e, na grande maioria, de capital inteiramente nacional. O setor moveleiro é marcado pela desorganização funcional e gerencial do setor produtivo, e as principais perdas nesta atividade estão ligadas ao desperdício, tanto de recursos quanto de trabalho humano, o que acarreta uma baixa produtividade para o setor.
2- O que é controle de processo? Como pode ser realizado?
Controle de processos pode ser classificado como a forma da empresa criar, analisar e evoluir seus processos, que se torna essencial para o seu desempenho, podendo adaptar a novas necessidades e realidades do mercado e revisando seu fluxo de trabalho. O processo de produção também é uma forma de esclarecer os papéis, responsabilidades e compromissos de cada setor, criando uma relação e uma boa comunicação de trabalho, alem de padronizar atividades e documentações da empresa e manter a qualidade do produto ou do serviço oferecido. Assim, o controle de processos tem como objetivo permitir a melhoria contínua dos fluxos de trabalho e entregas da empresa, aumentando sua percepção de valor frente aos consumidores, reduzindo custos, melhorando seu desempenho e alinhando-se ao seu planejamento estratégico. O controle pode ser realizado estabelecendo objetivos ou padrões, avaliação de desempenho, comparação do desempenho com o padrão e ação corretiva.
3- Explique o que é e como funciona o sistema Kanban.
Kanban é conhecido por um sistema visual de gestão de trabalho, que busca conduzir cada tarefa por um fluxo predefinido de trabalho. Objetivo do Kanban é garantir uma gestão de estoques mais eficiente. Nele, os materiais necessários são disponibilizados (ou produzidos) o mais próximo possível da sua utilização na linha de produção, objetivo fundamental do Kanban é garantir o abastecimento das linhas. Pois, precisamos garantir que o processo não pare por falta de materiais. Kanban pode ser definido pelos seguintes itens: O sistema visual: um processo, definido em um quadro com colunas de separação, que permite dividir o trabalho em segmentos ou pelo seu status, fixando cada item em um cartão e colocando em uma coluna apropriada para indicar ond e ele está em todo o fluxo de trabalho. Os cartões: que descrevem o trabalho real que transita por este processo. A limitação do trabalho em andamento: que permite atribuir os limites de quantos itens podem estar em andamento em cada segmento ou estado do fluxo de trabalho.
4- Explique a diferença existente entre centralização e multifuncionalidade, aborde o caso da empresa em questão.
Centralização, é quando a maioria das decisões são tomadas pelas chefias posicionadas nos seus níveis hierárquicos superiores, ocorrendo uma redução dos centros decisórios, a centralização significa que a autoridade para decidir está localizada no topo da organização.
Na empresa em questão pode se dizer que a centralização ocorre com os marceneiros que são antigos e não se adaptam a novas mudanças ou se recusam a aceitar novos métodos de produção. Já no caso de multifuncionalidade configura o profissional que sempre esta disposto aprender novas técnicas e se adapta muito rápido as novas funções ou tarefas designadas.
...