O conjunto de ferramentas necessárias para o controle de qualidade
Artigo: O conjunto de ferramentas necessárias para o controle de qualidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: catiane87 • 21/9/2013 • Artigo • 249 Palavras (1 Páginas) • 389 Visualizações
Dentre as ferramentas de qualidade, uma das mais importantes é o gráfico de controle, introduzido em 1934 por Shewhart. A sua principal função é a de monitorar a produção verificando se ela está ou não sob controle estatístico. Estudos recentes na qualidade convergem para abordagem da Qualidade Total, que tem como meta nenhum defeito, e para o Melhoramento Contínuo que defende o melhoramento da produção através de ações de baixo impacto, simples e contínuas.A metodologia consiste em estudos teóricos sobre a estatística na administração, estudo das abordagens da qualidade e das técnicas estatísticas no controle de qualidade, e a exploração dos softwares estatísticos, SAS e Statistica. Como aplicação foi utilizada dada de exemplos constantes na bibliografia. Dos estudos realizados observou-se que o controle de qualidade nasceu como uma solução na redução de custos, de desperdícios, na uniformização e na normalização da produção, auxiliando as empresas a racionalizarem e maximizarem os seus recursos tornando-as mais competitivas e sólidas.
Um conjunto de ferramentas essencial no controle de qualidade é o CEP, controle estatístico de processo, que utiliza a metodologia estatística para fazer com que o processo de uma empresa possa ser visualizado, avaliado, modificado e melhorado. Na literatura é comum encontrar as denominações “As 07 ferramentas da qualidade”, “Abordagens 5S”, “As 7 ferramentas do planejamento da qualidade”, todas centradas na melhoria da qualidade. Percebe-se nestas que, a grande fundamentação vem das idéias do Dr. W. Eduards Deming, difundidas no Japão em 1947 para reerguer a economia japonesa enfraquecida pela 2º guerra.
...