A IMPORTÂNCIA DA AUDITORIA AMBIENTAL NA GESTÃO
Por: Mariana Bastos • 1/8/2017 • Artigo • 3.244 Palavras (13 Páginas) • 214 Visualizações
FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS
PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU
Eric de Sousa Santos
A IMPORTÂNCIA DA AUDITORIA AMBIENTAL NA GESTÃO
Itabuna (BA)
2017
A IMPORTÂNCIA DA AUDITORIA AMBIENTAL NA GESTÃO
Eric de Sousa Santos[1], Gabriel Rocha Nogueira[2].
RESUMO
A questão ambiental passou a ser vista de outra maneira com o aumento da pressão exercida pelos governos e ambientalistas, da conscientização da sociedade perante os efeitos da degradação ambiental e das exigências do mercado internacional. Haja vista essa realidade, empresas vêm adotando uma postura mais responsável sobre o meio ambiente. Estão cada vez mais focadas em conciliar o desenvolvimento econômico com a sustentabilidade ambiental para se adaptar a um mercado que está cada vez mais exigente. Diante desse cenário os instrumentos de gestão ambiental são essenciais para as empresas se manterem competitivas no mercado. A auditoria ambiental é um desses instrumentos que proporciona as empresas foco da auditoria adotar medidas para minimizar ou até solucionar seu passivo ambiental potencial.
Palavras-chave: Auditoria Ambiental. Gestão Estratégica. Meio Ambiente.
A IMPORTÂNCIA DA AUDITORIA AMBIENTAL NA GESTÃO
Eric de Sousa Santos[3], Gabriel Rocha Nogueira[4].
ABSTRACT
The environmental issue came to be seen in a different way with the increase in the pressure exerted by governments and environmentalists, the society's awareness of the effects of environmental degradation and the demands of the international market. Bearing this reality companies have been taking a more responsible stance on the environment, they are more focused on increasingly reconciling economic development with environmental sustainability to adapt to a market that is increasingly demanding. In this scenario, environmental management instruments are essential for companies to remain competitive in the market. Environmental auditing is one such instrument that provides audit focus companies to take steps to minimize or even address their potential environmental liabilities
Keywords: Environmental Audit. Strategic management. Environment.
- INTRODUÇÃO
A questão ambiental passou a ser vista de outra maneira com o aumento da pressão exercida pelos governos e ambientalistas, da conscientização da sociedade perante os efeitos da degradação ambiental e das exigências do mercado internacional. Haja vista essa realidade empresas vêm adotando uma postura mais responsável sobre o meio ambiente, estão mais focada em cada vez mais em conciliar o desenvolvimento econômico com a sustentabilidade ambiental para se adaptar a um mercado que está cada vez mais exigente.
Para acompanhar o mercado e não perder espaço as empresas estão ficando mais inteiradas, procurando formas de adequar sua produtividade a sustentabilidade do meio. Tudo isso é caracterizado pela exigência dos consumidores preocupados com a preservação ambiental e a respectiva responsabilidade que a empresa tem para com a melhoria do meio ambiente.
Apesar de todas as preocupações recentes com a qualidade de vida e preservação ambiental pelas empresas, sabe-se que as empresas são ainda um dos principiais responsáveis pela degradação do meio ambiente. Mesmo sabendo que as empresas é um fator necessário para crescimento de desenvolvimento de uma sociedade, elas deveriam expandir-se para melhorar os padrões de vida e suprir o crescimento populacional e não com fins de alta lucratividade e consequente destruição do meio ambiente através dos processos de exploração e extração desordenadas de matérias-primas, da produção pouco eficiente, do consumo de energia exacerbado, da grande geração de resíduos.
O transtorno causado pela produção e consumo de bens e serviços de forma desordenada além de destruir o meio ambiente está limitando, despercebidamente, o potencial econômico das futuras gerações, através do esgotamento dos recursos naturais.
Este cenário vem mudando aos poucos. A gestão ambiental está em foco no meio empresarial. DIAS, ZAVAGLIA E CASSAR (2003) diz que a Gestão ambiental é a expressão utilizada para se denominar a gestão empresarial que se orienta para evitar, na medida do possível, problemas para o meio ambiente.
Segundo Renove (2001), hoje, as novas concepções de gestão empresarial têm como princípio estabelecer uma política de qualidade ambiental, colocando a atividade industrial em foco para a promoção de um real desenvolvimento sustentável. Desenvolvimento sustentável, palavra qual tem se usado constantemente nos métodos de gerir empresas onde há uma preocupação com a matéria prima que é extraída, com a energia que é utilizada, com os resíduos e rejeitos, ou seja, com o meio ambiente em que se vive. Renove (2001) ainda diz que estes processos precisam ser monitorados e avaliados, no sentido de verificar se os objetivos pré-estabelecidos estão sendo alcançados. A esta verificação denomina-se Auditoria Ambiental.
Atualmente a Auditoria Ambiental é vista pelo ambiente empresarial não apenas como meio para verificar se as empresas estão cumprindo a legislação ambiental, mas também como forma de verificar se os objetivos de gestão estão sendo alcançados (Oliveira et al 2007).
Entende-se que a Gestão Ambiental das empresas nada mais é que conjunto de planos, projeto e atitudes que visem melhorar a produção da empresa, cooperativas, instituições ou seguimentos congênitos que levem em consideração a extinção ou minimização dos impactos e danos ambientais decorrente de seus processos, que vão da instalação ao fim de linha do seu produto, a saúde e segurança dos seus colaboradores e toda sua linha de processo repensando no ciclo de vida do seu produto.
...