A INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO 1° PERÍODO
Por: Ítalo Matos • 29/10/2021 • Artigo • 1.006 Palavras (5 Páginas) • 138 Visualizações
INSTITUTO FEDERAL NORTE DE MINAS GERAIS
LISTA DE EXERCÍCIOS 3
DISCENTE:[pic 1]
DOCENTE: Fernando Marcos Souza Silva fernando.silva
INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO 1° PERÍODO
JENIPAPO ITINGA-MG
2021
- Faça um programa em C++ que receba como entrada a nota de um aluno entre 0 e 100 e
faça o seguinte:
- se a nota for inválida (não estiver entre 0 e 100), apresentará uma mensagem informando
o caso;
- se a nota do aluno for maior ou igual a 60 apresentará a mensagem “APTO”;
- senão apresentará a mensagem “EM CONSTRUÇÃO”.
#include<iostream> using namespace std; int main (){
float N; cin >> N;
if (N >= 60 && N <= 100){
cout << "APTO";
}
else {
}
cout << "EM CONSTRUCAO";
return 0;
}
[pic 2][pic 3]
- Faça um programa em C++ que solicite ao usuário que digite a um caractere; o programa dará como saída se este caractere é maiúsculo ou não.
DICA: Variáveis do tipo char armazenam apenas um caractere e seu valor deve estar entre aspas simples, ex.: char c = ‘X’. Para um caractere c ser maiúsculo ele deve estar entre 'A' e 'Z' atendendo à seguinte condição: c >= 'A' && c <= 'Z'.
#include<iostream> using namespace std; int main(){
char c ='X'; cin >> c;
if ( c >= 'A' && c <= 'Z')
cout << "CARACTERE MAIUSCULO";
else {
}
cout << "CARACTERE MINUSCULO";
return 0;
}
[pic 4][pic 5]
- Faça um programa em C++ que solicite ao usuário que digite um caractere; o programa dará como saída:
- “CARACTERE NUMÉRICO”, caso o caractere esteja entre '1' e '9';
- “CARACTERE ALFABÉTICO MAIÚSCULO”, caso o caractere esteja entre 'A' e 'Z';
- “CARACTERE ALFABÉTICO MINÚSCULO”, caso o caractere esteja entre 'a' e 'z'; ou
- “OUTROS CARACTERES”, caso não se encaixe em qualquer das situações acima.
#include<iostream> #include<string.h>
using namespace std;
int main (){
char a[2];
cin >> a;
if (strlen (a)== 1 && a[0] >= '1' && a[0] <= '9'){ cout << "CARACTERE NUMERICO";
}
else {
if (strlen (a)== 1 && a[0] >= 'A' && a[0] <= 'Z'){
cout << "CARACTERE ALFABETICO MAIUSCULO";
}
else {
if (strlen (a)== 1 && a[0] >= 'a' && a[0] <= 'z'){
cout << "CARACTERE ALFABETICO MINUSCULO";
}
else {
cout << "OUTROS CARACTERES";
}
}
}
return 0;
}
[pic 6][pic 7][pic 8][pic 9]
- Faça um programa em C++ que solicite ao usuário que digite duas palavras. O programa ordenará as duas palavras por ordem alfabética e as exibirá na tela. Considere que o texto será digitado todo em minúsculo. Use a função strcmp para comparar as strings.
#include<iostream> #include<string.h>
using namespace std;
int main (){
char nome1[30], nome2[30]; cin >> nome1;
cin >> nome2;
if (strcmp (nome1,nome2)==-1) cout << nome1,nome2;
if (strcmp (nome1,nome2)==1) cout << nome2,nome2;
return 0;
}
[pic 10][pic 11]
- Escreva um programa que leia o valor de 3 ângulos de um triângulo e escreva se o triângulo é
Acutângulo, Retângulo ou Obtusângulo. Sendo que:
- Triângulo Retângulo: possui um ângulo reto. (igual a 90o)
- Triângulo Obtusângulo: possui um ângulo obtuso. (maior que90o)
- Triângulo Acutângulo: possui três ângulos agudos. (menor que 90o)
#include<iostream>
using namespace std;
int main (){
int angulo1; int angulo2; int angulo3;
cin >> angulo1 >> angulo2 >> angulo3;
if ( angulo1 + angulo2 + angulo3 == 90){
cout << "TRIANGULO RETANGULO";
}
else {
if (angulo1 + angulo2 + angulo3 >90){
cout << "TRIANGULO OBTUSANGULO";
}
else
cout << "TRIANGULO ACUTANGULO";
}
return 0;
}
[pic 12]
[pic 13]
[pic 14]
- Pacotes de fraldas de uma mesma marca podem ser vendidos em embalagens com quantidades diferentes. Uma determinada marca pode oferecer um mesmo produto em embalagens com 12, 15, 18, 30, 48, mais ou menos unidades (a quantidade pode variar).
Deseja-se fazer um programa que facilite a comparação de preços de dois pacotes de fraldas vendidas em quantidades diferentes.
Faça um programa em C++ que solicite ao usuário que informe os preços e as quantidades de fraldas de dois pacotes de fraldas; o programa então dirá ao usuário qual pacote compensa mais comprar, baseado nos preços unitários das fraldas de cada pacote.
...