A Influência da Ausência do Saneamento Básico na Saúde, na Educação e no Meio Ambiente
Por: Marcella S Nóbrega • 17/6/2020 • Pesquisas Acadêmicas • 622 Palavras (3 Páginas) • 234 Visualizações
[pic 1]
Universidade Federal da Paraíba
CT – Centro de Tecnologia
Engenharia Ambiental
Disciplina: Saneamento Ambiental
Discente: Waleska Marcella
A Influência da ausência do Saneamento Básico na Saúde, na Educação e no Meio Ambiente
Entendemos de forma simplificada que saneamento ambiental é um conjunto de serviços que contribuem para uma melhor qualidade de vida nos âmbitos de saúde pública e do bem estar da sociedade, como também na melhoria do meio ambiente. As ações são voltadas para a captação, tratamento e abastecimento de água, como coleta, tratamento e disposição final de esgoto e tratamento e destinação adequada de resíduos sólidos e líquidos industriais e de fossas. Saneamento Ambiental é uma condição imprescindível para manter ou recuperar a salubridade ambiental, a fim de reduzir impactos causados pelo homem nos ambientes terrestre, marinhos, atmosféricos e aquáticos.
O que também é possível observar é que a falta ou pouca execução desses serviços interfere diretamente nas condições de vida da população. Podendo interferir na saúde pública, já que com a ausência de saneamento causa a proliferação de muitas doenças. O destino inadequado do lixo, má qualidade da água e disposição de esgoto em ambientes que se tornam insalubres são os maiores vetores de doenças. Outro fator que se é afetado pela ausência de saneamento é a educação, percebe-se que as áreas mais afetadas com falta de saneamento básico são áreas periféricas, com ocupação muitas vezes desregulares e que também são esquecidas pelas autoridades, aumentando o índice de desigualdade social. Há noticias que a falta desses serviços interfere diretamente no aprendizado de alunos. Esgotos a ceu aberto, má qualidade de água, sem coleta de lixo, contribuem com a ausência desses estudantes, que são prejudicados por sua situação econômica, muitos vão para escola para se alimentar, e com a ausência de saneamento muitas vezes são impedidos de irem ou por acesso, ou por estarem doentes devido às condições na qual sobrevivem. Outro âmbito que se atinge, esse talvez o mais irreversível se continuar com as medidas tomadas, é o meio ambiente. A natureza anda suportando tudo que se é feito com ela, mares, solos, ar ... contaminados por ação antrópica, Corpos hídricos sendo cada vez mais contaminados, dificultando assim a disponibilidade de água potável. Solos contaminados por descartes incorretos de resíduos, meios urbanos sofrendo com a quantidade de lixo jogado nas ruas, que ocasionam enchentes e diversos outros problemas já citados.
O que conclui-se que a ausência de saneamento é um ciclo que pela sua falta gera um problema, que gera outro, que liga a outro e volta para o quanto tudo isso pode afetar a saúde humana e ambiental. A ausência de saneamento que gera doenças, que aumentam e impedem de alunos frequentar as escolas, que geram um déficit de aprendizagem que liga a uma não conscientização ambiental, que impulsiona lixos nas ruas, que ocasiona enchentes que também atinge o meio ambiente e que gera doenças. Vale salientar que o Saneamento é regulamentado pela Lei n° 11.445/2007 que estabelece o Plano Nacional de Saneamento Básico (Plansab) e que a meta era atender até 2033 90% do território brasileiro com o tratamento e destinação do esgoto e 100% com abastecimento de agua potável, meta essa que o Governo já informou que não conseguiria atingir. É importante ressaltar que o quanto se gasto para tratar doenças e etc, devido a falta de saneamento é milhões, que poderiam ser evitadas se existissem um olhar de fato mais preciso para essa causa.
...