A Introdução à EST
Por: rodrigocz • 18/12/2020 • Trabalho acadêmico • 281 Palavras (2 Páginas) • 175 Visualizações
TAREFA 4.2
1 - Focar esforços somente mudanças na legislação pode gerar respostas à altura do desafio da promoção de SST nesses ambientes?
Não seria necessário mudar a legislação se os próprios empregadores fossem mais comprometidos com a segurança e saúde dos trabalhadores. Enquanto isso não mudar, nenhuma mudança de legislação ou normativa será o suficiente para melhorar a saúde do ambiente de trabalho.
2 - Focar esforços somente em um maior esforço da fiscalização pode gerar respostas à altura do desafio da promoção de SST nesses ambientes?
Da mesma forma que na resposta anterior, enquanto não haver a mudança na consciência dos empregadores e responsáveis, nada será o suficiente, mas com normas rígidas e fiscalização atuante, certamente haveria a diminuição dos acidentes e doenças ocupacionais.
3 - Como a EST pode envolver os empresários do setor na mudança da realidade do “Chão de Fábrica” para promover mais SST nestes ambientes?
Um dos Objetivos dos Engenheiros de Segurança do Trabalho é melhorar a saúde e segurança do meio ambiente do trabalho. A melhor forma de fazer isso é justamente convencendo os empresários empregadores de que melhorando o ambiente e a saúde do trabalho, ocorrerão menos afastamentos, menos paradas e maior produtividade.
4 - Como um EST contratado por uma empresa do setor pode promover um ambiente de trabalho mais seguro e mais salubre nestas situações?
O EST tem que argumentar e provar que os gastos com segurança e saúde do trabalho são investimentos. De que menos afastamentos é igual a maior produtividade e menos processos trabalhistas. Claro que esta mudança de pensamento não envolve somente o empregador, mas principalmente os empregados, que devem utilizar os equipamentos de forma adequada e proteger a si e os demais trabalhadores.
...