A Introdução e Justificativa TCC
Por: AlessandraTonet • 27/3/2017 • Monografia • 516 Palavras (3 Páginas) • 586 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
Atualmente a concentração urbana tem aumentado acentuadamente, implicando diretamente no aumento de construções, as quais buscam cada vez mais um maior aproveitamento dos terrenos. Entretanto, este aproveitamento pode gerar impactos em construções vizinhas já existentes, que vão além de danos a estética como fissuras e trincas, interferindo diretamente na funcionalidade da edificação.
Devido a este aumento de concentração urbana, torna-se necessário em muitos casos, realizar uma escavação de subsolo para a execução do projeto. Visando a segurança e a viabilidade de execução da futura obra, é fundamental a construção de uma estrutura de contenção, a qual deve estar sob responsabilidade de um engenheiro civil, capaz de encontrar soluções técnicas, criativas e seguras.
Para isso, deve-se avaliar se a estrutura de contenção em si, resiste aos esforços a que será submetida, e também, quais serão as influências (durante e depois de sua execução) da sua construção em obras vizinhas. Uma das grandes preocupações da engenharia geotécnica quando o assunto se trata de fundações, sejam elas superficiais ou profundas, são os recalques que o elemento de fundação irá sofrer, tanto inicialmente como ao decorrer do tempo.
Em situações extremas, a escavação de um subsolo pode gerar grandes interferências, como problemas de recalque e também inclinações em fundações superficiais.
Nesta concepção, pretende-se realizar uma simulação hipotética, para determinar numericamente os recalques e inclinações de uma sapata corrida. Para o estudo será considerado uma sapata situada próxima à divisa, caso seja construída uma contenção do tipo parede-diafragma, que permitirá a escavação de um subsolo.
1.1 JUSTIFICATIVA
O cálculo da capacidade de carga última de um solo, assim como, a estimativa de recalques do mesmo podem ser realizados por diferentes métodos, porém nenhum é exatamente preciso. Para determinar a capacidade de carga admissível de um solo, ou seja, o quanto de carga este pode receber sem que haja a sua ruptura por cisalhamento e também deformações excessivas que possam comprometer toda a estrutura, é aplicado um coeficiente de segurança.
Tal coeficiente quando comparado com outros coeficientes de segurança de diversas áreas da engenharia civil é relativamente alto. Uma das explicações para este motivo, se deve ao fato de que os dados básicos necessários para o projeto e execução de uma fundação provém de fontes distintas.
Um incremento para estas análises é a simplificação por meio de modelos que permitam um maior entendimento e compreensão da realidade. Neste âmbito, pretende-se realizar análises comparando os resultados determinados por métodos clássicos com os obtidos pela simulação em software por elementos finitos.
1.2 OBJETIVO
1.2.1 Objetivo geral
Verificar por meio de uma simulação hipotética, os recalques e inclinações de uma sapata corrida situada próxima à divisa, devido à escavação de um subsolo em terreno vizinho contido por uma parede-diafragma,
...