TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Liderança e Motivação

Por:   •  8/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.235 Palavras (9 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 9

ATIVIDADE INDIVIDUAL

        

Matriz de análise

Estudante: Diego Nunes Pinto

Disciplina: Liderança e Motivação

Turma: 0822-2_8

Introdução

O que é liderança?

Líder é uma palavra cujo seu significado histórico e etimológico já remete ao que vai na frente, aquele que mostra o caminho. Já o ato entreposto da palavra e a quem se designa, têm a definição de liderança, ao qual atribuímos a habilidade de guiar, conduzir, motivar seres de mesma espécie ou de espécies diferentes, com o desenvolvimento da comunicação, para que se atinja um objetivo que foi predefinido.

Ao longo de décadas a liderança têm sido alvo de estudo por grandes filósofos, pensadores, psicólogos e outros profissionais que trabalham a mente humana pois ela traz consigo uma série de aspectos positivos e negativos a respeito do desenvolvimento e da perpetuação de uma espécie.  O ato tratado precisa ter uma  comunicação compreensível e rápida, para que os métodos e as ideias sejam colocadas em prática.

Para esta atividade foram definidas a análise do comportamento e a atuação de líderes e identificação das atitudes e estilos que contribuem para uma efetiva liderança.

O filme escolhido foi “Invictus”, filme dirigido por Clint Eastwood cuja história conta uma passagem onde Nelson Mandela (Morgan Freeman), recentemente eleito presidente, tinha consciência que a África do Sul continuava sendo um país racista e economicamente dividido, em decorrência do Apartheid e a proximidade da Copa do Mundo de Rúgbi, pela primeira vez realizada no país, fez com que Mandela resolvesse usar o esporte para unir a população. Para tanto chama para uma reunião François Pienaar (Matt Damon), capitão da equipe sul-africana, e o incentiva para que a seleção nacional seja campeã da Copa do Mundo de Rugby.

Desenvolvimento

O filme, como já citado em sua sinopse, tem como líderes, dois personagens importantes, Nelson Mandela, líder do movimento contra o Apartheid, que segregava os negros no país e perdurou durante o período de 1948 até 1994, formado em direito pela Universidade de Fort Hare, primeira da África do Sul a ministrar curso para negros e foi presidente da África do Sul eleito em 1994 até 1998. E François Pienaar, branco, capitão da seleção sul-africana de rugby, líder do time que representava a segregação do país no período que antecedeu a eleição de Mandela.

Temos então no filme, 3 etapas importantes que marcam a trajetória de aprendizado. O primeiro ato, que após viver 27 anos encarcerado, Mandela foi solto em 1990 e voltou sua luta contra o movimento segregador. Consegue em 1993 as eleições multirraciais e então torna-se presidente. O segundo, desencorajado por todos, inclusive seus apoiadores, ele mostra a todos sua resiliência em abolir toda violência que existia entre o mesmo povo. O terceiro, é a inteligência em ver uma oportunidade com a utilização de uma inspiração nacional para conseguir unir a todos como uma única nação.

Nelson Mandela se tornou o primeiro presidente Negro da África do Sul. Advogado e símbolo de resistência contra a opressão, ganhou um Prêmio Nobel pela sua luta contra o regime segregacionista. Ao ser julgado pelas suas ações, Mandela declarou: “Lutei contra a dominação branca e lutei contra a dominação negra. Eu nutri o ideal de uma sociedade democrática e livre, na qual todas as pessoas vivem juntas em harmonia e com oportunidades iguais. É um ideal que eu espero viver para alcançar.

Mandela mantém em seu governo, pessoas brancas, unindo as duas raças, consciente de que o país ainda era racista e economicamente dividido. Porém ele tinha como principal objetivo acabar definitivamente com essa separação. Com a proximidade da Copa do Mundo de Rugby, que é um esporte muito popular entre os sul-africanos que acontece pela primeira vez no país. O plano é unir todos os sul-africanos, independente de cor, por um mesmo ideal, incentivando o time para que seja campeão. Ele conseguiu atingir todas as camadas da sociedade, com sua liderança, teve os 3 perfis de liderança em uma mesma pessoa. Permitiu deixar que as pessoas escolhessem seus destinos, determinou que os seus apoiadores convivessem com os separatistas em âmbito comum e também não influenciou diretamente nas tomadas de decisão de membros importantes da equipe, como era com o time de rugby.

Portanto, sobre o perfil pessoal de Mandela, temos características de um líder com mais de um formato, não sendo possível determinar que o mesmo possuísse apenas um único perfil. Já François, possuía uma característica autocrática por ser o capitão da equipe, onde ele precisava determinar as estratégias em campo e as condutas do time fora dele.

Abordando um pouco cada situação de liderança, temos que o líder autocrático centraliza todas as decisões e é o único responsável por elas, pela experiência ou pelo ideal, colocando seus liderados sob posição de ritmo de trabalho onde as ações são colocadas e executadas sem escolha ou opinião divergente. Com isto, teremos algumas características que podem ser positivas ou negativas em relação ao projeto em si que deixo apresentados abaixo:

Pontos negativos:

  • A desmotivação e a desvalorização das melhores equipes e ou membros pois não participarão das decisões;
  • Como apenas o líder é o único responsável e único tomador de decisões, a equipe depende dele para ter uma boa produtividade. O que também afeta no desempenho da equipe em resolver problemas ao longo de um problema.

Pontos positivos:

  • As decisões são tomadas com mais agilidade pois já estão pré estabelecidas pelo único responsável;
  • Os liderados tendem a ter uma produtividade maior devido a realizarem ações repetidas.

É um modelo de liderança que causa insatisfação nos dias atuais e em empresas com alto nível de gerenciamento, pois os liderados obtêm currículos tão bons e com alto grau de instrução, tanto quanto os diretores e líderes. E por obter mais conhecimento técnico, o liderado busca participar das escolhas e das decisões e assim estar motivado por fazer parte do projeto. Porém, ainda temos alguns projetos que se desenvolvem de maneira onde a qualificação profissional não seja o foco do negócio e o grau de instrução dos profissionais e membros de equipe sejam mais repetitivos, deste modo, a liderança autocrática pode ser vantajosa.

Este tipo de liderança, torna todo e qualquer membro da equipe facilmente substituível por não ter conhecimento suficiente para contribuir com as decisões de uma organização.

Como no filme, líderes com perfil democrático, precisam às vezes ser autocráticos para tomar decisões rápidas e certeiras. Mandela, imediatamente quando soube da extinção do time de rugby, foi resolver o problema e apesar de ter finalizado o problema com uma votação democrática sobre a extinção, usou do seu poder de influência para conseguir chegar no ponto, pois ele entendia que sem o time teria que buscar outras oportunidades para unir a população sul-africana.

Segundo Cherry, “Embora a liderança autocrática tenha algumas armadilhas potenciais, os líderes podem aprender a usar elementos desse estilo com sabedoria.          Por exemplo, um estilo autoritário pode ser usado efetivamente em situações em que o líder é o membro mais experiente do grupo ou tem acesso a informações que outros membros do grupo não têm. Em vez de perder tempo valioso consultando membros da equipe com menos conhecimento, o líder especialista pode rapidamente tomar decisões que sejam do interesse do grupo.”

Passando agora à liderança democrática, podemos dizer que é uma liderança de sucesso, onde as características principais trabalham em cima da tomada de decisões de forma coletiva, mesmo que a decisão final seja do líder, existe uma discussão com os demais membros antes que seja batido o martelo, ou seja, não há mais uma imposição via de regra sobre o trabalho a ser desempenhado. Faz tornar o desenvolvimento da equipe mais equilibrado, dá mais confiança aos membros e motiva a resolução de problemas de forma espontânea. Os pontos negativos e positivos desta liderança são:

Pontos negativos:

  • As tomadas de decisão costumam se tornar mais morosos, haja vista que o líder precisa avaliar as opiniões divergentes sobre a decisão;
  • É necessário ter uma equipe qualificada e com experiência para que as análises feitas pela equipe sejam mais assertivas.

Pontos positivos:

  • As tomadas de decisão se tornam mais sofisticadas e qualificadas pois agora teremos membros com capacidade técnica mais elevada;
  • A motivação se torna um ponto chave para que o projeto possa evoluir já que neste caso os membros vão estar mais privilegiados com o resultado positivo.

Atualmente, as empresas mais bem sucedidas no mercado optam por ter líderes democráticos, trazendo mais responsabilidade e maturidade para todos os membros além de uma participação mais voluntária. Quando observamos os líderes deste modelo de liderança, temos a formação de um padrão onde há bastante apoio e gerenciamento dos membros que atuarão cada um na sua área específica.

Apesar disto, o líder deve ter muita responsabilidade quando se divide o poder das tomadas de decisões, onde ele deve dar sempre o veredito final, sobre as escolhas feitas pelos membros da equipe. O líder não pode de forma alguma deixar toda a responsabilidade sobre algum membro, principalmente em casos de erros cometidos ou desconhecimento dos problemas existentes.

Mandela mostra seu perfil democrático, convidando o capitão do time ao seu gabinete, para entender a forma como ele motivava seus liderados e assim que François explica o método ele indica o objetivo que precisa chegar e passa sua confiança ao capitão, mostrando que ele é capaz de realizar a tarefa.

Para finalizar o desenvolvimento da atividade, temos o modelo de liderança liberal que sustenta um pouco da ideia democrática, com a diferença que neste modelo os membros tomam suas próprias decisões de forma direta, sem o aval dos líderes, que apenas delegam os membros e colhem os resultados das decisões, portanto, não há nenhum tipo de imposição sobre o desenvolvimento das funções. Seus pontos positivos e negativos são:

Pontos Negativos:

  • Pela tomada de decisão estar nas mãos dos membros da equipe, a presunção por erros é maior e pode resultar em falhas durante o processo;
  • O nível de exigência de qualificação e experiência em atividades específicas deve ser muito elevado, para diminuir a probabilidade de problemas com atrasos e cumprimento de metas estabelecidas.

Pontos Positivos:

  • O nível de motivação e criatividade dos membros é muito elevado, trazendo também um aperfeiçoamento de gerenciamento de forma individual para cada membro da equipe liderada.
  • Com o aumento da motivação, a produtividade tende a ser maior pois a equipe irá trabalhar mais em busca de um crescimento para os demais projetos.

Nos cenários mais modernos, o modelo de liderança liberal é encontrado em empresas onde se espera que os liderados tenham alta qualificação profissional como requisito fundamental e tragam as soluções para os líderes, assumindo um papel reverso aos demais modelos, desta forma todos crescem juntos, conscientes de que cada um tem um papel fundamental para que toda a organização esteja em sintonia e desenvolvimento.

Em um trecho do filme, sob perspectiva do capitão François, que também desempenha um papel liberal para algumas situações, ele revela ao time que todos deveriam aprender o hino da áfrica do sul e que eles deveriam se orgulhar disto, tornando-os mais patriotas. No início os membros do time não aceitam muito a ideia mas avaliam as questões que envolvem a liderança e o impacto que terá isto para os torcedores, entendem a mensagem e, de forma surpreendente, aparecem todos cantando o hino durante a final da copa do mundo.

Considerações finais

Após toda a retratação sobre o filme "Invictus" e a apresentação dos tipos de perfil de liderança, tanto da parte técnica quanto da visão sobre os personagens destacados, devemos sempre estar atentos nas conduções de novos projetos, sejam organizacionais, profissionais ou pessoais. Cada ocasião, determinará um estilo de liderança, conforme apresentado os critérios de trabalho, a equipe a ser liderada, o nível de maturidade do processo e a qualificação dos profissionais.

Além disso, para uma boa liderança, é necessário entender dentro de cada decisão sobre o modelo, o momento de convergir para outros tipos de liderança, que se dará durante o desenvolvimento de cada projeto. É necessário ter um equilíbrio entre os modelos apresentados nesta atividade para que seja efetivo em cada área que se aplica.

Atualmente trabalho como Coordenador de orçamentos, na MSE Engenharia, tenho uma equipe de analistas e estagiários onde para cada membro da minha equipe é necessário agir com um perfil de liderança. Minha função dentro da empresa passa pela prospecção comercial com potenciais clientes, execução de orçamentos e análise técnica de projetos, dentro da disciplina eletromecânica e HVAC. Para os estagiários, é preciso ter um estilo mais autoritário, para que eles aprendam como o trabalho deve ser desempenhado e ganhem experiência profissional. Já com os analistas eu consigo ser um pouco mais democrático, dou a eles o poder de opinar sobre as decisões e procuro entender as ideias colocadas.

Em relação aos meus líderes, a empresa conta com uma liderança vertical, no entanto, com um perfil também democrático, tendendo para o liberal, para isto conta com profissionais de alta capacidade técnica para auxiliar nas tomadas de decisão, prospecção comercial e fechamento de contratos.         

Esse modelo de liderança deu aos membros da organização mais inovações e motivação para os processos, ao passo que também  favoreceu no desempenho da empresa no mercado, conseguindo assim superar as metas de crescimento atingidas nos últimos anos.

Referências bibliográficas

Biografia de Nelson Mandela - https://www.ebiografia.com/nelson_mandela/ Acesso em 05 de Setembro de 2022.

Sinopse do Filme “Invictus” - https://www.adorocinema.com/filmes/filme-129694/  Acesso em 05 de Setembro de 2022.

CHERRY, Kendra (2018), Autocratic Leadership. Disponível em
https://www.verywellmind.com/what-is-autocratic-leadership-2795314. Acesso em 05 de Setembro de 2022.

BORTOLIN, Adriana - Liderança e Motivação - Apostila FGV - 2022

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)   pdf (206 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com