TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Logistica na Cadeia do Petroleo

Por:   •  25/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.198 Palavras (5 Páginas)  •  106 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA ENGENHARIA DE PETRÓLEO

                RELÁTORIO - CADEIA LOGÍSTICA DE PETRÓLEO NO BRASIL

DHIEGO PESSOA PEREIRA THAUANNE B FANTONI

PROFESSORA MICHELE SCHMITT LOGÍSTICA

Balneário Camboriú 22/11/2022

                                              Logística na Cadeia de Petróleo

Revisando algumas características importantes das classificações físicas do Brasil temos que, atualmente na logística Brasileira de petróleo com duas grandes áreas de exploração offshore, sendo elas a de Campos e Santos, Onde, Santos é a maior bacia sedimentar do país, com uma área de mais de 350 mil quilômetros quadrados, de Cabo Frio (RJ) a Florianópolis (SC). Destas estão atualmente em operação na Bacia de Santos 10 plataformas e 49 em Campos. Sendo a cidade de Macaé o principal ponto de apoio de forma remota para Petrobrás detento do escoamento da produção e da área administrativa de monitoramento das bases offshore.

De acordo com as necessidades da plataforma ocorre o pedido para a base de apoio ou e diretamente encaminhado para o fornecedor o pedido, então o produto é enviado por meio de caminhões para o terminal portuário onde a empresa utiliza oito terminais disponíveis, sendo Imbetiba em Macaé o maior deles em volume de carga, com 440 atracações por mês em seus 6 berços de e lá são enviados para as plataformas 109 mil toneladas por mês de água, 8 mil de óleo diesel e 34 mil de granéis, parte importante das operações ocorre também no Terminal Ilha D’água no Rio de Janeiro. Atualmente o Porto de Imbetiba está saturado, enfrentando grandes congestionamentos e limitações para atracação de navios de grande porte.

No transporte da carga, a Petrobrás dispõe de 190 Platform Supply Vessels (PSV) disponíveis. Programadores de transporte marítimo, disseminam a carga e às embarcações disponíveis e determinam suas rotas, que são seguidas rigorosamente segundo as normas de segurança. De acordo com (LOPES, 2011; AGUIAR, 2013; ARPINI, 2015) “as embarcações transportam cerca de 210 toneladas por mês de carga, correspondente a 42 mil itens”. Detentos de Quatrocentos helicópteros que transportam 90 mil passageiros por mês onde as aeronaves são de grande porte e atingem velocidade de 280 km/h com grande autonomia de voo, contendo 8 aeroportos disponíveis, a empresa utiliza com regularidade Jacarepaguá e Macaé. O transporte do óleo e gás é realizado pela Petrobras Transporte S.A (Transpetro), a Transpetro é subsidiária da Petrobras e presta serviço de transporte e logística para toda a cadeia do petróleo ao qual sua rede logística é composta de 14 mil km de oleodutos e gasodutos, 47 terminais (20 terrestres e 27 aquaviários) e 56 navios para transporte de óleo e combustível (TRANSPETRO, 2017).

O óleo segue para o Terminal Ilha D’Água, Angra dos Reis ou São Sebastião. O Terminal de Angra é usado para exportação do petróleo, o de Ilha D’Água abastece Rio de Janeiro e Minas Gerais, e o de São Sebastião, as 4 refinarias de São Paulo. Em 2012, para reduzir custos e otimizar operações logísticas criou a Petrobrás Logística (PB- LOG) com objetivo de estabelecer uma gestão otimizada da cadeia, facilitando o compartilhamento de recursos e trazendo maior mobilidade para as operações. A (PB-LOG) separou carga normais das de emergência como estratégia logística, agrupou plataformas de produção e de perfuração em clusters, limitou o número de unidades marítimas por cluster e fixou a programação das embarcações de acordo com essas mudanças tempo de remessa diminuiu em 20%, e o tempo de viagem em 30% e o número de visitas por viagem de 14 para 4 dados fornecidos em 2015.

No transporte de passageiros, definiu previamente a programação dos helicópteros, com janelas de tempo para cada etapa do processo, permitiu alterações antes do voo e passou a utilizar helicópteros com maior capacidade. Os resultados foram maior número de viagens diárias, pontualidade, e melhora no fluxo de passageiros nos terminais. A PB-LOG é um operador logístico especializado em óleo e gás e pode oferecer seus serviços para outras operadoras. Com amplo conhecimento do mercado, acesso aos principais fornecedores, conhecimento do transporte de cargas e de pessoas, das operações portuárias e aeroportuárias a empresa tem importantes vantagens competitivas.

A produção de óleo da Petrobrás é quase o dobro da observada na Statoil em coparação , entretanto, sendo insuficiente, em critério de amplitude de portos o que sobre carrega o sistema, essa empresa opera com               cerca de 10 bases de apoio distribuídas ao longo de suas costas, as operações da Petrobrás estão concentradas na base da cidade de Macaé. Essas ações envolvem tanto a descoberta de soluções que

integram os operadores aos seus principais fornecedores, como também o estabelecimento de uma gestão centralizada da logística .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (72.8 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com