Logistica Do Petroleo
Ensaios: Logistica Do Petroleo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: fenonimaus • 26/2/2014 • 725 Palavras (3 Páginas) • 246 Visualizações
2. A Logística e a Indústria do Petróleo
As funções logísticas, embora não tradicionalmente conceituadas como nos dias de hoje, têm importância nas atividades econômicas desde que o homem abandonou a economia extrativa e deu início às atividades produtivas organizadas, com produção especializada e a troca dos excedentes com outros produtores. Assim, surgiram as 3 das mais importantes funções logísticas que são: estoque, armazenagem e transportes (Fleury, 2000).
Ao longo dos anos foram surgindo diversas definições para a logística, cada uma vinculada com a importância de um grupo de atividades para o atingimento dos diversos objetivos ou metas da época. Assim, encontram-se na literatura muitas definições ligadas à atividade militar, tais como:
Logística é a parte da arte militar que trata das medidas necessárias ao deslocamento e suprimento das tropas engajadas em operações militares (exército dos EUA, 1926).
Já na década de 1960, o conceito de logística ampliou-se, passando a incluir os transportes sob todos os seus aspectos, assim como a obtenção, construção e operação das instalações militares, além de toda a gama de funções relativas a materiais, desde o planejamento e a aquisição até a distribuição e, finalmente, a utilização e a prestação de alguns serviços, tais como a evacuação e hospitalização de feridos. Neste texto verifica- se que, ainda em 1960, apesar de ampliado, o conceito de logística continuava mantendo forte relação com as atividades militares. No entanto, pode-se observar que se começava a introduzir no conceito de logística palavras e atividades que hoje estão consolidadas na atividade como: planejamento, distribuição e serviços.
Na Enciclopédia Mirador Internacional de 1975 encontra-se a seguinte definição de logística:
É a arte prática de movimentar os exércitos, compreendendo não apenas os problemas de transportes, mas também o trabalho de Estado Maior, as medidas administrativas e até as atividades de reconhecimento e de informação necessários para o deslocamento e a manutenção de forças militares organizadas.
A Cadeia de Suprimentos na Indústria do Petróleo pode ser representada de uma forma bastante resumida por quatro blocos de atividades que são; Produção de Petróleo, Refino, Distribuição e Comercialização, conforme representado na Figura 6.
Produção
Refino
Distribuição
Figura 6 – Cadeia de Suprimentos da Indústria de Petróleo
Comercialização
27
Na Figura 7 estão mostradas as reservas
...