A Logística Reversa
Por: cba95 • 31/3/2019 • Trabalho acadêmico • 1.495 Palavras (6 Páginas) • 168 Visualizações
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Escola de Engenharia
Gestão da Cadeia de Suprimentos
Logística Reversa
- INTRODUÇÃO
Segundo o Sistema Nacional de Informações sobre a Gestão dos Resíduos Sólidos (SINIR), a logística reversa é um “instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada”.
A logística reversa, trata da reversão do ciclo que gerou aquele resíduo, ou seja, o produto ou os seus rejeitos retornam a sua unidade produtiva, para que tenham um descarte ou reaproveitamento final de maneira adequada, vindo a não prejudicar o meio ambiente.
Para isso foi criada a Política Nacional de Resíduos Sólidos ou PNRS, em 2010, com o objetivo de regulamentar a destinação dos resíduos sólidos gerados pelas indústrias, ou por qualquer produção, sendo ela em pequena ou grande escala, e focando principalmente nos resíduos que são nocivos a natureza.
Porém, a implantação de uma logística reversa em um ciclo produtivo, gera custos adicionais a produção, o que tem tornado a sua ativa implantação mais difícil para a classe empresarial, pois não querem arcar com tal investimento e tempo significativo no orçamento.
Neste trabalho iremos abordar a necessidade da logística reversa e os impactos positivos e negativos nas industrias na sua implantação.
- DESENVOLVIMENTO
- A Necessidade da Logística Reversa
Cada vez mais a logística reversa tem se tornado importante para empresa, o lixo está sendo considerado um material de alto valor, as mercadorias devolvidas oferecem oportunidades para recuperação do valor, bem como economias de custo em potencial.
Segundo Lambert et al (1998, págs. 13-19) relacionam as seguintes atividades como parte da administração logística em uma empresa: serviço ao cliente, processamento de pedidos, comunicações de distribuição, controle de inventário, previsão de demanda, tráfego e transporte, armazenagem e estocagem, localização de fábrica e armazéns/depósitos, movimentação de materiais, suprimentos, suporte de peças de reposição e serviços, embalagem, reaproveitamento e remoção de refugo e administração de devoluções. De todas estas atividades, fazem parte diretamente da logística reversa o reaproveitamento e remoção de refugo e a administração de devoluções.
Alguns dos principais motivos que impulsiona a aplicação da Logística Reversa como:
Atender à legislação, a empresa que se enquadra entre aquelas citadas na Política Nacional de Resíduos Sólidos, a logística reversa se torna uma obrigação.
Com a LR pode qualificar processos, entendo os motivos dos produtos retornarem a empresa, assim sendo capaz de ajustar a gestão de processos.
Reduzir custos é um dos principais motivos das indústrias implementar a logística reversa. Assim combater aquilo que tem motivado trocas e devoluções, vai gastar menos para reparar situações junto aos clientes e a possibilidade de reaproveitar itens que sirvam como matéria-prima para produção.
Para aumentar receitas. No início, terá despesas para implantar o programa. Com o tempo, o faturamento gerado fará com que o programa traga melhores faturamentos, retirando o que foi investido.
Com o uso da logística reserva a empresa é reconhecida como uma correta, sendo alvo de comentários positivos nas redes sociais, ser apontada como um bom exemplo, assim atingindo novos clientes.
Toda empresa, por maior ou menor que seja, tem uma marca a zelar. Então, para isso, usada a logística reversa sendo um conceito diretamente ligado ao meio ambiente. E fazer o bem à natureza é muito positivo aos olhos do mercado. Empresas preocupadas com o que é feito dos produtos que fabricam e vendem se mostram ambientalmente engajadas. Consumidores de perfil mais consciente tendem a preferir comprar delas. Além disso, os ganhos em imagem, reputação e credibilidade podem ser poderosos crescendo cada vez mais com a marca.
- Impactos Positivos e Negativos na Implantação
A logística reversa é considerada o inverso da cadeia de suprimentos, retornando e reiterando bens de pós-produção e pós-consumo na cadeia produtiva, agregando valor ao produto, seja reciclando-o ou utilizando-o como matéria. Sendo considerada logística reversa como um diferencial para a organização, por atingir diretamente aos fatores econômicos, ecológicos, legislativos e tecnológicos. Garantindo assim, uma melhoria de competitividade, maiores restituições financeiras e consolidação da imagem no mercado inserido (MUNCK, 2007).
Segundo Leite (2003), os bens duráveis e semiduráveis podem ser reaproveitados após o descarte inicial realizado pela sociedade, retornando assim a cadeia produtiva via técnicas de reciclagem, de reuso ou de desmanche, na medida em que os materiais ainda estão em condição de uso e não ultrapassaram seus limites de utilização.
A logística reversa quando insere produtos de pós-consumo compreende o fluxo reverso, fazendo com que o produto seja tratado como rejeito e não mais como produto acabado, diferenciando a utilização de quando foi inserido na cadeira produtiva como matéria-prima para sua fabricação. Sendo utilizado um produto, que até então não oferecia mais utilidade, mas que volta como recursos para produção de novos produtos.
Segundo Leite (2009), a reutilização dos materiais pode ser dividida em três subsistemas reversos: reuso, remanufatura e reciclagem, havendo a possibilidade de produtos serem direcionados diretamente a destinação final. No reuso, os produtos recebem reparos ou incrementos, podendo ser reutilizado pelo consumidor. Na remanufatura, os produtos são reconstituídos e/ou reaproveitados fazendo a substituição de alguns componentes complementares. Já a reciclagem, é onde o produto não possui mais sua funcionalidade original, sendo reaproveitados seus materiais como matéria-prima para a criação de um novo produto.
...