A METODOLOGIA E EXECUÇÃO DE SONDAGEM MISTA PARA OBRAS DE ENGENHARIA
Por: lucianasanti1010 • 3/11/2017 • Trabalho acadêmico • 3.417 Palavras (14 Páginas) • 451 Visualizações
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO – UNEMAT[pic 1][pic 2]
SECRETARIA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL
CAMPUS NOVA XAVANTINA
Guilherme Muniz
Jaira Gonçalves Martins
Luciana Dias Santiago
Ygor Moriel Neuberger
METODOLOGIA E EXECUÇÃO DE SONDAGEM MISTA PARA OBRAS DE ENGENHARIA
Nova Xavantina - MT
2017
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO – UNEMAT[pic 3]
SECRETARIA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL
CAMPUS NOVA XAVANTINA
Guilherme Muniz
Jaira Gonçalves Martins
Luciana Dias Santiago
Ygor Moriel Neuberger
METODOLOGIA E EXECUÇÃO DE SONDAGEM MISTA PARA OBRAS DE ENGENHARIA
Trabalho avaliativo apresentado à disciplina Fundações da Universidade do estado de Mato Grosso – campus Nova Xavantina, como requisito para avaliação.
Orientador: Prof. Erica Caetano
Nova Xavantina - MT
2017
SUMÁRIO
1.0 INTRODUÇÃO 4
1.1 JUSTIFICATIVA 5
2.0 METODOLOGIA 6
2.1 SONDAGEM MISTA 6
2.2 A SONDAGEM POR PERCUSÃO 7
2.3 SONDAGEM ROTATIVA (SR) 8
3.0 EXECUÇÃO DO PROCESSO MISTO DE SONDAGEM 9
3.1 INSTALAÇÃO 10
3.2 ASSOCIAÇÃO DE SONDAGEM ROTATIVA E DE PERCUSSÃO 10
3.3 DIÂMETRO DE SONDAGEM, RECUPERAÇÃO 10
3.4 LEITURA DO NÍVEL D’ÁGUA 11
3.5 AMOSTRAGEM E ACONDICIONAMENTO 12
3.4 Execução 13
4.0 RESULTADOS 14
4.1 RELATÓRIO FINAL 14
5.0 CONCLUSÃO 16
6.0 REFERENCIA BIBLIOGRÁFICA 17
7.0 ANEXOS 19
ANEXO 01 19
ANEXO 2 20
ANEXO 3 21
- INTRODUÇÃO
Como olhar para o solo e ver suas características mais intrínsecas, não perceptíveis ao olhar, sem causar grandes movimentações de terra? A resposta a essa pergunta que algum construtor, deve ter feito no passado, provavelmente ainda na idade antiga quando as construções, ganharam o auxílio das ferramentas de metais que propiciaram o desenvolvimento de novas técnicas de construção e escavar o solo tornou-se possível bem como, desenvolver construções cada vez mais robusta com dimensões maiores e materiais mais pesados, o que passou a exigir do solo uma certa rigidez ou seja resistência para que estas fossem suportadas.
E fácil observar nas construções que resistiram ao tempo que aquelas que foram projetadas sobre solos firmes e com certa resistência resistiram até os dias de hoje, um bom exemplo são as pirâmides do Egito, que a uma primeira vista imagina-se que estão apoiadas sobre o solo arenoso do deserto, porém na realidade estão apoiadas sobre um solo rochoso que existente na região e até mesmo alguns de seus blocos rochosos foram retirados dessas mesmas rochas.
Mas não e só de acerto que vive a história da construção civil, também houve erros históricos como a “Torre pendente di Pisa”, que é uma das três construções da praça de Pisa na Itália e que começou a inclinar-se logo a pós a sua construção ainda em 1173, devido a problemas fundações e ao solo que não apresentava uma boa resistência recalcando e gerando um diferencial entre as fundações, inclinado toda a construção.
Um outro fato a se observar quanto a necessidade de ser realizar uma sondagem para se conhecer o tipo de solo e que se não se conhece o que há no subsolo, há uma grande a chance de super ou subdimensionar a fundação ou a estrutura, o que pode gerar gatos elevados a uma construção, portanto conhecer o solo que se vai estabelecer uma construção também ode gerar economia, pois dependendo do tipo de solo encontrado, o projetista pode propor materiais mais adequados o que vai muitas vezes requerer matéria prima em menor quantidade e com segurança adequada.
Mas o que é uma sondagem de solo? Segundo Silva (pg.12, 2013) Sondagem é um tipo de investigação feita para saber que tipo de solo existe em um terreno, a sua resistência, a espessura das camadas, a fundura do nível de água e até mesmo a fundura onde está a rocha.
Existem alguns tipos de sondagens conhecidas como sondagem a olho nu, sondagem por trincheira muito praticada em pequenas obras principalmente em terrenos pedregosos, ou em oras lineares. A sondagem de poço e a sondagem indireta na qual não há coleta de material e a sondagem do tipo semidireto que há coleta de material, conhecidas por amostras de solo, que serão analisadas posteriormente para uma caracterização mais completa, aqui será apresentado um desses tipos de sondagem.
A sondagem do tipo mista, é a união da sondagem rotativa com a sondagem a percussão que permite a união da caracterização das camadas de solo, realizada pelo método SPT, com a perfuração testemunhada do maciço rochoso, realizada pela sondagem rotativa.
1.1 JUSTIFICATIVA
No processo construtivo, a sondagem do solo é um procedimento de grande importância técnica pois depende dos resultados do seu estudo o projeto. Segundo o Engenheiro Artur Quaresma (2016), “Do ponto de vista técnico, sempre há alternativas para contornar possíveis problemas localizados pela sondagem, entretanto, o custo das ações é elevadoce o investimento pode não compensar para determinados empreendimentos”, assim o projeto pode até ser financeiramente inviabilizado.
...