TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Execução de uma obra engenharia

Por:   •  30/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.458 Palavras (14 Páginas)  •  307 Visualizações

Página 1 de 14

1 INTRODUÇÃO

O objetivo deste trabalho é elaborar uma planilha de quantitativos de uma obra utilizando os projetos de arquitetura, para definir os itens de paredes painéis, a fim de determinar os materiais utilizados para a execução do projeto, contribuindo, assim, para um bom planejamento, garantindo um controle maior dos materiais que será utilizado. Tendo como parâmetros a realização de um planejamento e controle para a execução da obra, de forma a se identificar os pontos críticos de cada etapa expondo soluções adequadas para minimizar os contratempos existentes no canteiro.

Assim ressaltamos que essa pesquisa busca compreender os conceitos de quantitativos e levantamentos de dados de um projeto arquitetônico, em especial aos itens de Paredes e painéis, do adendo 01 do anexo. Atualmente realizar o levantamento quantitativo de uma obra, é tão importante quanto qualquer outra disciplina que compõem o escopo de uma obra. Pois é através da determinação das quantidades que podemos estimar o preço, período de execução e qualidade do produto que será entregue ao cliente. O conceito de quantitativos passa a existir a partir do momento em precisamos gerenciar e determinar nossos recursos e serviços tornando a construtora uma organização livre de excessos de sobressalentes de materiais dentro do canteiro de obra.

A problematização deste projeto gira em torno do levantamento quantitativo, criado para o projeto do Aeroporto de Jericoacoara, em descrição e detalhamento ao item 7 Paredes e Painéis, da planilha quantitativos.

O objetivo geral do projeto é estudar os processos de levantamentos quantitativos através de projetos fornecidos em fase de básico. Os objetivos específicos são compreender o gerenciamento eficiente de informações fornecidas em detalhamento de projetos e suas consequências, enfatizando os benefícios utilizados ao detalhar as quantidades de materiais demonstradas em planilhas apresentadas.

A escolha por detalhar o projeto arquitetônico, enfatiza em mostrar às necessidades que as organizações possuem em realizar um gerenciamento de forma adequada, a efetividade do detalhamento tem grande impacto tanto sobre a satisfação quanto sobre os custos da empresa.

2 PROBLEMÁTICA E JUSTIFICATIVA

2.1 PROBLEMÁTICA

O aeroporto de Jericoacoara, vem para implementar um dos principais vetores do turismo no Ceará, o Aeroporto deve operar com capacidade de 1,2 mil vôos/ano, deve incrementar o fluxo turístico do Litoral Oeste. Além disso, encurtará o tempo de viagem entre Fortaleza e Jericoacoara, passando das atuais cinco horas, para apenas uma hora, tornando a viagem mais cômoda e barata, pois, atualmente, são necessárias cinco horas para percorrer os 314 quilômetros de estradas e dunas

O projeto do aeroporto é inovador. Tem aparência bastante rústica, com janelas de vidro e telhas que parecem de madeira. A pista terá 2,2 mil metros de extensão e 45 de largura, o que permitirá pouso de aeronaves de grande porte, como o Boeing 767-300, que foi a aeronave-padrão para o desenvolvimento do projeto.

A problemática em questão é o estudo de quantitativos, apresentados nos Projetos básicos destinados ao Aeroporto de Jericoacoara, além da viabilização dos quantitativos disponibilizados na planilha de quantitativos, presente no anexo 01, do processo licitatório. O levantamento de dados é fundamental para determinar o rumo do planejamento orçamentário e viabilidade técnica da proposta apresentada.

Neste cenário vale ressaltar que o fluxo de informações é um dos problemas associados à informação gerada ao longo do processo de projeto é que, muitas vezes, as informações necessárias ao seu desenvolvimento não são disponibilizadas no momento adequado, por isso é necessário o estudo do projeto detalhado, assim Kymmel, 2008, destaca que:

“O maior problema no planejamento, orçamento e construção de projetos é a visualização incorreta das informações do projeto (o problema está nos detalhes). Uma vez que um projeto é representado em uma série de desenhos, o conteúdo desses documentos pode não ser claro para todos que os utilizam. Se não está totalmente visualizado, compreendido e comunicado, não podem ser representados corretamente no orçamento e pode consequentemente, criar problemas durante a construção (KYMMEL, 2008)”.

Podemos então concluir que a importância do levantamento de quantitativo nas fases iniciais do projeto fornece o ponto de partida para a avaliação global do papel da gestão de custos. Marchiori (2009) destaca as diferentes etapas do projeto e os objetivos do orçamento. Nas etapas iniciais, por exemplo, o orçamento deverá possibilitar a análise quanto ao empreendimento ser viável economicamente ou não.

Esta etapa da elaboração de levantamento de dados informativos e quantitativos se resume a levantar de forma técnica as quantidades de serviços informados nas especificações (projetos e memoriais) e estimar os serviços que não foram devidamente especificados, mas que são essenciais e necessários à obra

2.2 JUSTIFICATIVA

A importância do levantamento de quantitativo nas fases iniciais do projeto fornece o ponto de partida para a avaliação global do papel da gestão de custos dentro da equipe do projeto (MATIPA, 2008).

Tendo em vista que a construção civil é um dos mais expressivos setores de economia brasileira e está em permanente evolução diante do desafio de vencer prazos e reduzir custos com atualização tecnológica, ganhos de produtividade, uso adequado de materiais e qualidade de serviços. Cada vez mais, o setor busca a industrialização e conscientização da importância do custo global dentro das etapas do processo.

Diante disso, emerge a necessidade de uma organização da grande quantidade de informações envolvidas no processo de orçar (MARCHIORI, 2009), entre as quais se podem destacar a falta de informações oportunas para basear a tomada de decisão na gestão da produção (KERN, 2005).

Assim este estudo justifica-se a partir do momento, em que buscamos compreender o preparo de uma obra, desde o momento de sua análise preliminar para determinação de elementos quantitativos e orçamentários. Ressaltamos ainda que detalhar o projeto, em seus elementos quantitativos é uma forma eficaz de criar sequencias e etapas a serem seguidas além de contribuir com um prévio planejamento da obra em desenvolvimento.

3 OBJETIVO

3.1 OBJETIVO GERAL:

Este relatório pretende mapear o fluxo de informações em relação do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.2 Kb)   pdf (218.2 Kb)   docx (23.1 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com