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Metodologia De Análise De Uma Obra De Arte

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Por:   •  28/10/2014  •  761 Palavras (4 Páginas)  •  801 Visualizações

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METODOLOGIA DE ANÁLISE E DE COMENTÁRIO DE OBRA

O plano tipo de redação referente ao estudo de uma obra é composto de três partes distintas principais que compõem a argumentação: (1) Histórico, (2) Descrição, (3) Análise. Esse plano deve ser acrescentado de uma introdução e de uma conclusão.

I. INTRODUÇÃO

• Ela deve ser inteiramente datilografada e seguir a estrutura seguinte

• Apresentação da obra: tentar seguir esta ordem, na medida do possível:

1. Nome do artista

2. Título da obra, nome do monumento

3. Datas de realização

4. Natureza dos materiais e estado de conservação (Matéria e técnica )

5. Medidas

6. Localização da obra, do monumento, do objeto estudado ou lugar de conservação

7. Natureza da obra (arquitetura, pintura, escultura, baixo relevo, etc.)

8. Assunto da cena representada quando trata-se de uma iconografia

• Anuncio do plano de redação

N.B: Tudo como a conclusão, é sempre recomendado de redigir a introdução após a redação completa das três partes estruturando a argumentação

II. ARGUMENTAÇÃO

II. 1 CONTEXTO GERAL

Recolocar a obra dentro do seu contexto histórico global. Cuidado: isso implica o fato de ser seletivo a respeito dos eventos escolhidos. Não é possível de estabelecer uma cronologia detalhada do período, mais eleger sim as datas / os eventos pertinentes pelo estudo

II. 2 HISTÓRICO DA OBRA ESTUDADA

O histórico precisa narrar a historia da obra desde a sua criação até hoje.

Mais especificamente, precisará mencionar (se isso é de fato o caso):

• As diversas restaurações que aconteceram, incluído as modificações operadas, As vendas, etc.

• Os lugares diferentes onde a obra foi identificada e a função que lhe foi a cada vez atribuída

III. DESCRIÇÃO DA OBRA

III. 1 OBSERVAÇÕES

Essa parte é a mais constrangedora porque ela suponha :

- Seguir uma ordem preciso

- Usar de um vocabulário especifico, e sem erros.

Por isso, o sucesso dessa descrição consiste essencialmente no domínio da nomenclatura, que dizer o vocabulário. Esse ponto é crucial se nós desejamos ser bem e rapidamente entendidos (sem perífrases, redundâncias, etc.)

III. 2 ORDEM DA DESCRIÇÃO

A ordem da descrição deve ser baseada sobre o movimento natural do olhar: do geral ao particular.

No caso particular dessa disciplina, procederemos segundo essa ordem:

• Descrição do lugar do obra em seu contexto de origem

• Descrição da obra: sempre seguindo o movimento partindo do geral ao particular:

- Descrição geral: forma e aspecto da obra o de um conjunto de obras - no caso de um tríptico por exemplo – (Redondo, angular, fragmentado, etc.), medidas (grande, médio, pequeno, imponente, etc.), tema (se tivesse um), matéria, cores...

- Descrição detalhada: descreveremos em seguida, de modo detalhado a obra: assunto, cena, personagens, composição, planos sucessivos. No quadro de nossa disciplina, essa parte pode ser ás vezes longa, ás vezes curta.

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