A Malária
Por: Jamerson Farias dos Santos • 8/8/2018 • Trabalho acadêmico • 3.847 Palavras (16 Páginas) • 220 Visualizações
Instituto De Saúde São Judas Tadeu
Malária
Salvador-BA
2018
Instituto De Saúde São Judas Tadeu
Malária
Autores: Angelina Barbosa, Celi Ribeiro,
Claudiane Leite, Jaqueline Barros,
Noemi Santana, Tatiane Bonfim.
Trabalho apresentado a disciplina pesquisa médica para avaliação.
Turma- T379
Orientadora- Cleuza Matos
Salvador-BA
2018
ÍNDICE
- DELIMITAÇÃO DO TEMA ---------------------------------------- 4
- JUSTIFICATIVA DO TEMA--------------------------------------- 5
- OBJETIVO GERAL-------------------------------------------------- 6
-OBJETIVOS ESPECIFICOS---------------------------------------- 6
- FORMULAÇÃO DO PROBLEMA DA PESQUISA----------- 7
- DESENVOLVIMENTO DO TEMA-------------------------------- 8
- METODOLOGIA DA PESQUISA-------------------------------- 17
- CONSIDERAÇÕES FINAIS-------------------------------------- 18
- REFERÊNCIAS------------------------------------------------------ 19
DELIMITAÇÃO DO TEMA:
A Malária é uma doença infecciosa causada pelo parasita protozoário unicelular do gênero Plasmodium, e transmitida, entre humanos, por meio da picada de mosquitos do gênero Anopheles. A malária é uma das principais doenças parasitárias do mundo, acometendo importante contingente de pessoas. Por seu alcance epidemiológico e pela possibilidade de desenvolvimento de quadros graves – quase sempre devidos ao Plasmodium fqalciparum –, se faz necessário o conhecimento adequado de suas manifestações clínicas e da terapêutica, para otimização da conduta. Na malária grave a internação em unidade de terapia intensiva é mandatória para redução das complicações decorrentes da infecção. O início do tratamento deve ser o mais precoce possível, o qual tem impacto na sobrevida do paciente, e é baseado na combinação de drogas antimaláricas e medidas de suporte. Neste âmbito, o presente artigo destina-se à discussão da forma grave da malária por P. falciparum, com ênfase no quadro clínico e no tratamento.
4
JUSTIFICATIVA DO TEMA:
Essa pesquisa tem como principal razão expor realidades e mostrar soluções para os problemas da sociedade em relação a doença da malária. O acúmulo de lixo pode gerar diversos problemas a nossa saúde, pois podem servir de abrigo e alimento para animais e insetos que são vetores de doenças. As mais comuns são a leptospirose, peste bubônica e tifo murino, causadas pelos ratos, além de febre tifóide e cólera causada por baratas, malária, febre amarela, dengue, leishmaniose e elefantíase, transmitidas por moscas, mosquitos e pernilongos. Diante esses fatores, a malária pode ser prejudicial a saúde da sociedade já que ela pode ser transmitida por exposição ao sangue infectado, de mãe para feto, transfusões sanguíneas, compartilhamento de seringas e agulhas, entre outros.
5
OBJETIVO GERAL:
Analisar a doença malária desde quando surgiu e mostrar como podemos evitar o seu contato com a sociedade.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Identificar os transmissores da doença Malária
- Verificar o número de casos ocorridos
- Analisar como os transmissores transmite a doença
- Comparar o padrão de aumento de casos da malária com a ocorrência de alterações no clima.
6
FORMULAÇÕES DO PROBLEMA DE PESQUISA
- Porque ainda não fizeram uma vacina contra a malária?
- Porque só os países pobres sofrem intensamente com a malária?
- A malária tem cura?
:
7
DESENVOLVIMENTO DO TEMA:
A malária é uma infecção causada por protozoários do gênero Plasmodium, transmitida por mosquitos Anopheles, caracterizada por episódios de febre, calafrios e tremedeiras. A presença do parasita leva à destruição das hemácias (glóbulos vermelhos) e consequente anemia.
Trata-se de uma doença ainda muito comum, especialmente em países pobres da faixa tropical do planeta, onde há pouco acesso à medidas preventivas e o tratamento é defasado.
Estima-se que a malária mata cerca de 660.000 pessoas por ano e ainda não existe uma vacina preventiva. A Organização Mundial da Saúde (OMS) possui um programa para melhorar o quadro e, todos os anos, lança um relatório com dados sobre a doença a nível mundial.
A doença é tratada como uma emergência médica, pois a demora para iniciar o tratamento dá margem para que a doença se desenvolva até afetar seriamente órgãos vitais, inclusive o cérebro.
No CID 10 (Classificação Internacional de Doenças, décima edição), a malária é encontrada pelos códigos B50 até B54, dependendo do tipo de parasita causador da infecção.
AGENTE ETIOLÓGICO
Os parasitas que transmitem a malária pertencem ao filo Apicomplexa, família Plasmodudae e ao gênero Plasmodium. Através de últimos estudos feitos sobre o tema conclui-se que são conhecidas cerca de 150 espécies causadoras de malária, porém apenas quatro parasitam o homem: Plasmodium falciparum, P. vivax, P. malaria e P. ovale.
...