TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Metodologia Científica

Por:   •  6/12/2024  •  Artigo  •  2.131 Palavras (9 Páginas)  •  35 Visualizações

Página 1 de 9

                
GEDA 7401: Metodologia Científica[pic 1]

Turma: Engenharia de Produção

CENÁRIO  ATUAL  DOS  AUTOMÓVEIS  ELÉTRICOS  NO  BRASIL, NOS  ANOS 2020  E  2024, E  MOTIVADOS  PELAS  MUDANÇAS  NO  MERCADO  CHINES,  DA ELETROMOBILIDADE.

PAULO MARCOS CABRAL JUNIOR
paulo.cabral@aluno.cefet-rj.br

                 Resumo

Incluir o resumo do trabalho.  Esse resumo deverá ser escrito em um único parágrafo com no máximo 500 palavras. O texto do resumo deverá incluir uma breve contextualização (opcional), objetivos (obrigatório), metodologia adotada (obrigatório), resultados (obrigatório) e contribuição (opcional). O resumo deverá ser feito somente na entrega da P2. Incluir o resumo do trabalho.  Esse resumo deverá ser escrito em um único parágrafo com no máximo 500 palavras. O texto do resumo deverá incluir uma breve contextualização (opcional), objetivos (obrigatório), metodologia adotada (obrigatório), resultados (obrigatório) e contribuição (opcional). O resumo deverá ser feito somente na entrega da P2. Incluir o resumo do trabalho.  Esse resumo deverá ser escrito em um único parágrafo com no máximo 500 palavras. O texto do resumo deverá incluir uma breve contextualização (opcional), objetivos (obrigatório), metodologia adotada (obrigatório), resultados (obrigatório) e contribuição (opcional). O resumo deverá ser feito somente na entrega da P2. Incluir o resumo do trabalho.  

1.            INTRODUÇÃO

A eletrificação dos veículos automotivos se apresenta, como uma das ações que o setor da mobilidade está empreendendo para promover essa transição, que tem, como objetivo, a descarbonização dos meios de transportes (IEA, 2021)1.

A marca chinesa de veículos elétricos, BYD (Build Your Dreams), que tem como lema: Construa Seus Sonhos; adquiriu a antiga planta industrial da Ford no Brasil, na Cidade de Camaçari - Bahia. Com a construção do primeiro parque industrial, de veículos do tipo: elétricos; híbridos e ônibus irá exportar, para o mundo. Seus veículos elétricos prometem ter preços mais competitivos e entregando, uma completa satisfação ao cliente (BARROS, 2024)2.

Partindo desta premissa, qual o cenário  atual  dos  automóveis  elétricos  no  Brasil, nos  anos 2020  e  2024, e  motivados  pelas  mudanças  no  mercado  Chinês,  da eletromobilidade. Com base nesta questão de pesquisa, que tem por objetivo geral, apresentar como está o mercado de carros elétricos no Brasil e a expectativas dos consumidores em relação aos fornecimentos às marcas Chinesas. Os objetivos específicos seriam:

  1. Levantar dados estatísticos da venda dos carros elétricos no País;
  2. Identificar barreiras e fatores que motivam os consumidores a comprarem ou não um carro elétrico;
  3. Verificar o comportamento do consumidor brasileiro em relação à compra de um carro elétrico; e
  4. Selecionar o modelo de carro elétrico que melhor atende os requisitos considerados mais importantes na percepção do autor desse trabalho.

2.         REVISÃO DA LITERATURA

2.1.  A IMPORTÂNCIA DOS CARROS ELÉTRICOS, SEUS DESAFIOS E TENDÊNCIAS.

O Veículo Elétrico (VE) refere-se a qualquer veículo que, quando é alimentado, parcialmente ou por completo por uma bateria, o VE pode ser ligado diretamente à rede de energia elétrica. Será usado o acrônimo VEs, quando especificarmos, os modelos que estejam relacionados à tecnologia automotiva (DANTON, 2018)3.

Os VEs ganhavam espaço, devido à baixa emissão de ruído, além da ausência de vibrações e a não existência de marchas (BARAN; LEGEY, 2011)4? Outras características, os VEs apresentam ainda: baixa autonomia ainda, devido à baixa capacidade de armazenamento de energia de suas baterias, e um elevado custo, voltado ao público de alto poder aquisitivo.

Na situação atual, o VE surge como a alternativa mais viável, quanto comparado aos veículos movidos a combustíveis fósseis. Sua adoção tem sido crescente, especialmente por meio de veículos híbridos, visando uma autonomia semelhante aos carros convencionais e a redução do consumo de óleo e poluição.  Apesar dos custos, sua disseminação global indica uma direção positiva, especialmente quando associada a fontes renováveis de eletricidade, reduzindo a dependência do petróleo e as emissões veiculares (SANTOS, 2020)5.

A questão ambiental surgiu como tema preponderante, levando à discussão  sobre  a  substituição  parcial  dos  motores  de  combustão  interna  por  tecnologias  mais sustentáveis.

A tendência dos carros elétricos neste momento seriam a dos automóveis híbridos. Por terem um baixo número de eletropostos instalados, seria no momento, uma solução em médio prazo. O que remeteria aos automóveis puramente elétricos, a trafegarem em grandes centros urbanos, por não ter ainda, eletropostos em quantidades nas estradas.

Na Europa, estão os Países mais desenvolvidos quanto a esta tecnologia automotiva. Estes Países encontram-se os que estão mais próximos, é mais fácil se aplicar o conceito dos eletropostos.

No território Brasileiro, existe uma dificultar uma dificuldade em aplicar o conceito de recarga. A ausência de um Plano Governamental de implantação de pontos públicos de abastecimento, pois, o aumento de pontos de recarga em condomínios de classe alta, acabou sendo fornecidos pela iniciativa privada. Em fevereiro de 2024, segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), o País possuía 4.631 eletropostos, sendo 1.437 localizados no Estado de São Paulo (NOVACANA, 2024)6.

2.2.         TIPOS DE VEÍCULOS ELÉTRICOS

Podem-se descrever os tipos de veículos elétricos, como sendo: HEV, PHEV e BEV, ressaltando suas principais características. 


QUADRO 1:  TIPOS  DE  TECNOLOGIAS  DE  CARROS  ELÉTRICOS

Tipo

Benefícios

Exemplos de veículos

HEV

- Frenagem Regenerativa;

- Aumenta Levemente a Autonomia (Frenagem);

- Condução mais silenciosa.

BYD SONG PLUS;

HYUNDAI IONIQ;

TOYOTA COROLA CROSS. 

PHEV

- Eficiência Energética (Trajetos Curtos);

- Carregamento Externo (Eletricidade);

- Autonomia (40 a 120 km no modo Elétrico) a mais do que o Híbrido.

BYD KING GS-DM;

MINI COUNTRYMAN

TOYOTA RAVE4

BEV

- Autonomia (na Bateria): 280 a 390 km;

- Carregamento Externo (Eletricidade);

- Não Emite Gás Poluente ou do Efeito Estufa.

BYD DOLPHIM MINI GS EV;

HYUNDAI KONA EV39;

CHEVROLET BOLT LT.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)   pdf (442.4 Kb)   docx (31.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com