A Metrologia e Controle Geométrico - Micrômetro
Por: Victor Leal • 20/11/2017 • Relatório de pesquisa • 1.250 Palavras (5 Páginas) • 796 Visualizações
[pic 1]
FACULDADE PITÁGORAS
CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA – 4o PERÍODO
METROLOGIA E CONTROLE GEOMÉTRICO - RELATÓRIO
SÃO LUÍS - MA
2017
Bruno Wesley S. Diniz
Carlos Victor L. Leal
Leonardo de R. F. Pinto
Leonardo dos S. Sousa
Lucas Francisco S. Monteiro
Paulo Matheus M. Fortes
METROLOGIA E CONTROLE GEOMÉTRICO - RELATÓRIO
Relatório apresentado a Faculdade Pitágoras como requisito para obtenção de nota Parcial 2 na disciplina Metrologia e Controle Geométrico, ministrada pelo professor José Wilson.
SÃO LUÍS - MA
2017
RESUMO
O Micrômetro é um objeto de medição muito utilizado na Engenharia. Por ser extremamente preciso, principalmente no que se diz respeito a objetos de pequeno porte, ele se destaca em tais áreas de estudo cujos números tem que ser precisos. Um dos seus diferenciais é que ele apresenta medidas em milímetros, numa precisão de 0,01 mm.
Em laboratório foram utilizados objetos, cuja finalidade era atestar e afirmar a eficácia do Micrômetro, utilizando suas medidas e números que reforçam os resultados e sua utilidade.
Sumário
1. INTRODUÇÃO 5
2. OBJETIVOS 6
3. MATERIAIS E PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS 6
4. RESULTADOS E DISCUSSÕES 7
5. CONCLUSÃO 9
REFERÊNCIAS 10
Introdução
Em laboratório foram realizados procedimentos de medição com o Micrômetro. Quatro objetos com características individuais foram utilizados, com medidas de comprimento, largura e altura. Objetos regulares, ou cúbicos, foram utilizados.
Os procedimentos que serão apresentados servem para certificar-se da precisão do Micrômetro e, esclarecer o leitor de suas utilidades e por que tal objeto é tão utilizado na engenharia.
Números, dados e métodos serão apresentados neste relatório, assim como as características do Micrômetro.
OBJETIVOS
Extrair, com o Micrômetro, dados de medidas dos seguintes objetos:
Objetos A, B e C: Altura e largura.
Utilizar a unidade de medida milímetro (mm).
Obs.: O limite de medida do Micrômetro é 25 mm. Os objetos utilizados têm seu comprimento acima da medida limite do instrumento e, por esse fato, os dados de medidas do comprimento não pôde ser extraído.
Materiais e procedimentos experimentais
Os materiais utilizados foram os seguintes:
1 Micrômetro;
Objeto A;
Objeto B;
Objeto C;
Os procedimentos para a extração de medidas no micrômetro se dá da seguinte maneira:
Tem-se uma escala fixa, cujo limite é 25 mm. A escala móvel é na verdade um tambor, que fica ao redor da escala fixa. Tal tambor tem 50 divisões de medidas equivalente a 0,01 mm, totalizando 0,5 mm, que é correspondente à uma volta completa no tambor.
Ou seja, o objeto é posto no ponto 0 comum à escala fixa e móvel. Gira-se o tambor o suficiente para pôr o objeto cujos dados serão extraídos na área de medida. Logo em seguida, deve-se girar o tambor para a direita, afim de que o eixo toque no objeto. A partir daí coleta-se o valor obtido na escala fixa e soma-se com o valor do tambor, valendo sempre lembrar que o intervalo de medidas do tambor equivale a 0,01 mm.
Os procedimentos executados em laboratório seguiram a seguinte ordem:
1 – Mediu-se a altura do objeto A usando a unidade milímetros;
- – Mediu-se a largura do objeto A usando a unidade milímetros;
- – Mediu-se a altura do objeto B usando a unidade milímetros;
- – Mediu-se a largura do objeto B usando a unidade milímetros;
- – Mediu-se a altura do objeto C usando a unidade milímetros;
- – Mediu-se a largura do objeto C usando a unidade milímetros.
Resultados e discussões
Partindo da sequência dos procedimentos, o objeto A foi o primeiro a ser experimentado. Seguem os dados dos resultados obtidos:
O cálculo que cerca as medidas do micrômetro se dão da seguinte forma:
Largura do objeto A: No primeiro momento, se obtém a medida da escala fixa, que no caso foram 18,5 mm; Logo em seguida, soma-se esse resultado com o valor obtido da escala móvel (ou tambor), que foram 0,05 mm + 18,5 mm = 18,55 mm. O Micrômetro utilizado estava descalibrado em +0,05 mm. Neste caso, a largura do objeto A é 18,5 mm.
Altura do objeto A: O mesmo processo é aplicado: Utiliza-se inicialmente a medida da escala fixa, que são 9,5 mm e soma com o valor da escala móvel, que são 0,45 mm, totalizando 9,9 mm.
Segue a tabela com os valores totais obtidos do objeto A:
Área de medida | Unidade de medida (mm) |
Largura | 18,5 |
Altura | 9,9 |
Tabela 1 – Os autores.
O mesmo processo foi tomado para o objeto B, e os resultados obtidos se deram da seguinte maneira: A largura e a altura são definidos de maneira comum ao processo; Obtém-se o valor da escala fixa e tal valor é somado a partir do valor observado na escala móvel.
...