A Mobilidade Sustentável
Por: Sabrina Fortunato • 18/4/2019 • Resenha • 550 Palavras (3 Páginas) • 121 Visualizações
Página 1 de 3
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ[pic 1]
Campus Itabira
Engenharia da Mobilidade
EXERCÍCIO COMPLEMENTAR MOBILIDADE SUSTENTÁVEL
Alunas: Deise Santos Madeira / Sabrina Fernandes Fortunato | ||
Professor: Marlon Soares | Data: 21/06/2016 | Valor: 20 pontos |
- Sociedade e usuários em geral Para a sociedade e usuários em geral, o correto planejamento do transporte público coletivo é apresenta uma contribuição para acessibilidade à bens e serviços necessários à sobrevivência ou até mesmo atividades relacionadas ao lazer por um serviço de preço justo e qualidade. Além disso, o uso do transporte público coletivo emite uma quantidade de poluentes consideravelmente menores e representa um menor uso do solo, diminuindo a ocorrência de acidentes. Todos estes fatores associados são capazes de promover a melhoria da qualidade de vida da população.
- Para o poder público, este correto planejamento acarreta na diminuição dos problemas de congestionamento e na possibilidade de o governo cumprir com seu papel de promover a mobilidade urbana, diminuindo as distâncias entre as áreas e melhorando também questões relacionadas aos impactos ambientais.
- As concessionárias e demais prestadores de serviços que ficarão a cargo da promoção do transporte público afetarão diretamente a produtividade desses serviços, impactando assim a economia brasileira e promovendo assim avanços.
- O Sistema Bus Rapid Transit (BRT) apresenta vantagens significativas para o provedor do recurso em relação aos aspectos econômicos e operacionais. Esta alternativa apresenta custos de implantação e operação relativamente baixos quando comparados aos demais modos de transporte de massa mais utilizados e prazos de execução menores desde o processo básico até a implantação propriamente dita. Além disso, permitem a prática de maiores velocidades operacionais, regularidade, alta capacidade de atendimento de demanda de passageiros, flexibilidade para circular fora do corredor, custo menor no valor do transporte para usuários e capacidade de adaptação ao crescimento. Em relação às desvantagens, é válido citar o impacto urbano causado, a falta de segurança e o tipo de combustível utilizado atualmente. Neste caso, o fator poluente apresenta impactos negativos em relação à promoção da qualidade de vida da população.
- O sistema de capilaridade no transporte público coletivo visa atender toda a população de uma determinada cidade não apenas com linhas alimentadoras, mas sim com linhas complementares a elas, ou seja, através de um sistema de rede, permitindo assim que se tenham opções distintas de deslocamento para que o usuário escolha o caminho a se fazer mais adequado.
- O alto crescimento do meio urbano gera dificuldades paras as cidades com relação ao transporte, devido ao consequente aumento da frota de veículos. Tem-se, então, a necessidade de um correto planejamento urbano empregando-se a engenharia de tráfego com a utilização de corredores exclusivos, visando à priorização do transporte coletivo, a redução de custos, do impacto ambiental, além da otimização do tempo e do consumo energético.
- O transporte coletivo de Itabira possui problemas de acessibilidade. Propõe-se o aumento do número de veículos em determinados horários e para rotas específicas, assim, a demanda será atendida sem que os ônibus circulem acima da sua capacidade máxima. Para a redução da taxa cobrada, sugere-se a parceria entre o setor público e o privado. Essa parceria pode contribuir, também, para diminuir os congestionamentos através da descentralização de atividades relacionadas à prestação de serviço, ou até mesmo o uso de rotas alternativas por veículos de transporte de trabalhadores em horários onde a ocorrência de congestionamentos é maior oferecendo contribuições significativas à mobilidade urbana na cidade.
...
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com