A Motivação
Por: maaik • 8/10/2019 • Trabalho acadêmico • 555 Palavras (3 Páginas) • 120 Visualizações
Essas quatro teorias estão interligadas, segundo os estudos do Professor Luiz. E elas explicam a motivação na gestão pública gerencialista contemporânea.
A teoria da expectativa ou também chamada de teoria da expectância é uma ampla teoria da motivação desenvolvida primeiramente por Victor Vroom, sobretudo foi ampliada por Porter e Lawler em 1968 e complementada por várias outras teorias.
A teoria das expectativas baseia-se na premissa geral de que a motivação para o desempenho que um indivíduo possui, apoia-se na antecipação que ele faz de eventos futuros.
Ela apresenta que a expectativa de um resultado positivo orienta a motivação. Em termos mais práticos, se uma pessoa apresentar determinado comportamento e achar que receberá uma boa recompensa por isso, à espera ou probabilidade de recompensa esta associada ao comportamento. Essas recompensas organizacionais tais como bonificação, aumento de salário ou promoção; e que estas recompensas vão atender a suas metas pessoais.
O risco é que o indivíduo tem quer obter algumas informações de prospecções futuras dentro do órgão ou empresa, e isso é difícil.
A Teoria do Estabelecimento de Metas foi proposta por Edwin A. Looke e por Gary Latham. Segundo a Teoria do Estabelecimento de Metas, descrita por Looke e Lathan, as metas podem variar em conteúdo (fácil ou difícil, geral ou específica, simples ou complexa) e intensidade (de acordo com a percepção da importância que dá à meta). Para esta teoria, quando as metas estão claramente especificadas, há a verdadeira motivação. As metas precisam ser valorizadas para serem atingidas.
As pessoas são motivadas pelas metas estabelecidas: metas bem definidas são mais estimulantes do que genéricas. Desde que haja capacidade e aceitação, quanto mais ambiciosa a meta, maior o rendimento. A base do comportamento das pessoas é estimulada por suas intenções e seus objetivos, desejo demonstrando valor do que se é almejado; tradução do desejo em intenções refere-se as metas; ação para concretizar intenções onde é avaliado o potencial – satisfação alcançada com os resultados do desempenho – avaliação de valores, metas e desempenho por meio de feedbacks.
A Teoria da equidade, elaborado por Stacey Adams (1965), propõe que funcionários observam o que possuem na organização (salários, benefícios, promoções, méritos) com suas competências (experiência, escolaridade, empenho) fazendo uma equiparação com funcionários que exercem a mesma função ou similar. Refere-se a uma percepção de um tratamento igual perante um comportamento ou uma ação na presença de uma determinada situação similar. Esta percepção de comportamento é determinante para o julgamento de um indivíduo para que possa estabelecer um grau de igualdade sobre suas ações em comparação com a ação de outros indivíduos.
...