A Pesquisa Empreendedorismo
Por: Edu89 • 24/3/2020 • Trabalho acadêmico • 677 Palavras (3 Páginas) • 239 Visualizações
Pesquisa Empreendedorismo
Abilio dos Santos Diniz é um empresário brasileiro, tem 82 anos de idade, teve 6 filhos e atualmente é casado com Geyze Diniz. Foi sócio do antigo Grupo Pão de Açúcar, hoje Companhia Brasileira de Distribuição, que inclui as bandeiras de Varejo Alimentar, Pão de Açúcar e Extra, de Atacarejo, Assaí e de Eletro, Ponto Frio, presidente do Conselho de Administração da Península Participações, presidente do Conselho de Administração da BRF e membro dos Conselhos de Administração do Grupo Carrefour e do Carrefour Brasil. Também foi sócio majoritário das Casas Bahia. Listado em 2016 entre os 70 maiores bilionários do Brasil pela revista Forbes, mas já chegou a estar em oitavo na lista.
Um pequeno negócio familiar cresce e se torna uma das maiores redes de supermercados do Brasil. A doceria Pão de Açúcar, criada em 1948 por Valentim Diniz, pai de Abilio, foi o início da carreira nos negócios de um dos maiores empreendedores de sucesso do Brasil. A universidade teve papel importante para o sucesso como administrador de Abilio de Diniz, formado pela Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas em 1956. Após a formatura e com muitas possibilidades pela frente, estava prestes a ir para os EUA continuar os estudos na Universidade de Michigan, seu pai lhe propôs a abertura do primeiro supermercado.
Assim, em 1959 foi inaugurado o supermercado Pão de Açúcar e Abilio teve papel crucial na implantação e conquistou um cargo executivo na empresa. Quatro anos após inaugurar a primeira unidade começou a expansão da rede, com o segundo supermercado. O salto para o sucesso foi rápido e, em 1968 a rede já contava com 40 lojas e mais de 1600 funcionários.
Como na vida de qualquer empreendedor, Abilio precisou enfrentar grandes desafios. O primeiro deles foi quando ficou afastado por 10 anos do comando do Pão de Açúcar para se dedicar ao Conselho Monetário Nacional do qual passou a fazer parte.
O segundo desafio e talvez o mais difícil, foi quando seu pai faleceu e iniciou-se uma disputa entre os irmãos para decidirem quem comandaria a empresa. Foi uma longa disputa que se arrastou por anos e só foi encerrada em 1994 quando um acordo garantiu o controle do negócio novamente à Abilio.
Outro momento bem delicado foi no ano de 1990 quando Abilio Diniz foi vítima de um sequestro por parte de um grupo de guerrilheiros chileno em que passou 7 dias em cativeiro.
E o mais recente desafio enfrentado por Abilio foi a quase falência da empresa.
A filosofia de trabalho de um líder influencia de maneira direta no sucesso de uma empresa, e após as dificuldades que enfrentou, Abilio Diniz desenvolveu uma nova forma de lidar com a empresa. Virtudes como a humildade e a tolerância se tornaram lema no trabalho do empreendedor.
Com a nova filosofia, veio a expansão em 2003 quando o Pão de Açúcar iniciou sociedade com o grupo francês Casino. Nesse momento, o papel de Abilio Diniz no grupo mudou, ele abriu mão da presidência executiva do grupo e passou a ser presidente do conselho de administração do grupo. Isso proporcionou ainda mais crescimento ao Pão de Açúcar que, em 2009, expandiu sua atuação com a compra do Ponto Frio e em 2010, associou-se à Casas Bahia.
...