TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Prática de Laboratório – Teste do Álcool na Gasolina

Por:   •  11/4/2020  •  Projeto de pesquisa  •  1.314 Palavras (6 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 6

FACULDADE METROPOLITANA UNIDAS

CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITARIA

Título: Prática de Laboratório – Teste do Álcool na Gasolina

                                                 

São Paulo

Abril /2020

LISTA DE FIGURAS

Figura 1 – Matérias .....................................................................................................5

Figura 2 – Reagentes …………………………………………………………….....……5

Sumário

1.        Introdução        3

2.        Objetivo        4

3.        Material e Método        5

4.        Resultado        6

5.        Conclusão        8

6.        Referências bibliográficas        9

        

  1. INTRODUÇÃO

       

A revolução industrial foi responsável por grandes engenhos, uma das grandes criações foram os veículos automotores, os estudos em motores necessitavam de fontes de energias que induzidas ao calor produzissem a quantidade necessária para o automóvel se mover. Inicialmente o uso de carvão mineral foi utilizado para os motores a vapor. Posteriormente sentiu a necessidade de inovar e melhorar o rendimento dos automóveis. Deste modo, novos recursos de energias foram utilizados como os combustíveis fósseis, originando-se a gasolina. Na década de 70 iniciou estudos por outras fontes de energias e o álcool começou a ser utilizado como uma nova forma de combustível veicular.

Atualmente as atividades humanas demandam desse meio de transporte sendo um dos modais mais utilizados.

Os combustíveis fósseis são os mais utilizados em nível mundial, representaram 84,7% do consumo global de energia, conforme pesquisa da Statistical Review of World Energy 2018 da BP a gasolina sendo a mais representativa.

Devido as especulações em minimizar os impactos do aumento dos combustíveis na inflação e manter os custos baixos, reduzir a emissão de poluentes e aumentar o rendimento dos veículos. Há quase 1 século a adição de álcool na gasolina nos tanques de abastecimentos são feitas, com parâmetros estabelecidos por cada país, pois adições acima das recomendações podem levar danos a funcionalidade do veículo e ao bolso.

No Brasil o Concelho Nacional de Petróleo (CNP), determina obrigatoriamente a adição de etanol na gasolina de 18% a 24% esses ensaios são realizados em laboratórios certificados. A Resolução nº 9.07.03.2007 da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP)  autoriza os consumidores a solicitar o teste de proveta, que identifica o teor de álcool na gasolina, nos postos de abastecimentos e em caso de adulteração deve-se procurar a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e o Procon.

  1. OBJETIVO

      Determinar a porcentagem de álcool na gasolina, e assim verificar se a mesma está dentro das normas técnicas e em perfeitas condições de uso. Manipulando os reagentes no laboratório utilizando o ensaio de proveta.

  1. MATERIAL E MÉTODO

Matérias

Reagentes

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

Proveta com tampa: 25 ml[pic 5]

Pipeta: 10 ml

8ml de gasolina

8ml de água

[pic 6]

                                                                       

Procedimento:

Colocou-se 8ml de gasolina em uma proveta de 25ml, acrescentou-se 8ml de uma solução de água. Observou-se o que ocorreu, determinou-se a porcentagem de álcool na gasolina.

[pic 7]

[pic 8][pic 9]

[pic 10][pic 11]

  • Gasolina 25ml --- 12,5%(etanol)
  • Gasolina 50ml--- 25% (etanol)
  1. RESULTADO

 A gasolina é de origem fóssil, derivado intermediário do petróleo, na faixa de hidrocarbonetos de 5 a 20 átomos de carbono é uma energia finita.

           Quando a gasolina (que contém álcool) é misturada à água, o álcool é extraído pela água e o sistema resultante continua sendo bifásico: gasolina-água/álcool. A gasolina é um produto combustível. É formada por uma mistura de mais de 200 tipos de hidrocarbonetos e outros componentes em menores quantidades. Portanto a gasolina não tem uma fórmula definida, ela varia de acordo com o petróleo e o processo de refino.

         O álcool é de origem vegetal, resultante do processo de destilação da cana. O álcool contido na gasolina dissolve-se na água porque suas moléculas são polares como as da água. Substâncias polares dissolvem-se melhor em solventes polares e substâncias apolares dissolvem-se melhor em solventes apolares.

1- Porque o álcool foi extraído pela água?

R: No experimento o álcool foi extraído pela água, isso se explica pela polaridade. Pois a gasolina é apolar e água polar, o álcool possui partes apolares e polares, e a parte mais forte polar faz com que o álcool e água sejam extraídos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (294.8 Kb)   docx (244.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com