PRÁTICA N° 4: TESTE DE QUALIDADE DA GASOLINA
Por: Gustavo Falquetto • 25/9/2019 • Pesquisas Acadêmicas • 598 Palavras (3 Páginas) • 220 Visualizações
PRÁTICA N° 4: TESTE DE QUALIDADE DA GASOLINA
RESULTADOS E DISCUSSÕES
1- Entre os derivados do petróleo obtidos por meio do seu refinamento e craqueamento, um dos mais importantes é a gasolina. Visto que ela é usada na maioria dos veículos, como automóveis, motocicletas, caminhões e aviões, ela traz um grande retorno econômico para as indústrias petroleiras.
Os motores movidos a gasolina são conhecidos como motores de explosão (ou combustão) interna, porque ocorre uma combustão rápida e violenta da gasolina, provocando uma explosão no interior do motor.
A gasolina é composta de uma mistura de hidrocarbonetos que possuem de 6 a 10 átomos de carbono. Assim, a composição química da gasolina pode variar. Por apresentar ponto de ebulição relativamente baixo, isso favorece a sua utilização como combustível. Além disso, a sua combustão libera uma quantidade de energia potencial muito boa e seu preço é economicamente viável.
Na Química, a estrutura da molécula de gasolina faz dela um composto apolar, ou seja, não há diferença de eletronegatividade entre suas moléculas e ligações, dessa forma não ocorre formação de pólos.
A fórmula estrutural da gasolina é representada da seguinte maneira:
[pic 1]
Diante disso, a polaridade das moléculas orgânicas afeta suas propriedades físicas e químicas. Logo, o fato da gasolina ser apolar impede que ela seja solúvel em água, já que está é polar.
Na prática realizada, analisou-se um sistema contendo gasolina do posto Esmig de Venda Nova do Imigrante. A análise do sistema tinha por objetivo determinar a porcentagem volume por volume de etanol numa amostra de gasolina comercial adotando o conceito de miscibilidade. Esse conceito é definido como a capacidade de misturas formarem uma única fase, e, portanto, se tornar um sistema homogêneo em certos intervalos de tempo, sob influência de temperatura e pressão.
2- Sistemas homogêneos e heterogêneos se diferenciam pelo fato de sistema homogêneo formar apenas uma fase, ou seja, é um sistema contínuo/monofásico. Esse tipo de sistema pode ser representado pela água pura e água com álcool por exemplo.
Já os sistemas heterogêneos são aqueles que formam mais de uma fase, ou seja não apresenta um aspecto uniforme, é descontínuo. Exemplo: água e óleo, leite e o sangue humano.
3- 20mL------100%
25mL---------X
[pic 2]
[pic 3]
de álcool correspondentes aos do sistema observado.[pic 4][pic 5]
4- Desde 16 de março de 2015, o percentual obrigatório de etanol anidro combustível na gasolina de classificação comum é de 27% e na gasolina premium é de 25%, conforme Portaria Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) n°75 e Resolução CIMA (Conselho Interministerial do Açúcar e do Álcool) n° 1/2015. Portanto, a gasolina utilizada no teste está dentro dos parâmetros com relação a quantidade de álcool presente que é de 25%.
CONCLUSÃO
Os resultados obtidos mostraram que o teor de álcool anidro combustível está em conformidade com as especificações em vigor da ANP. Portanto, o combustível apresentou bons requisitos de qualidade para ser utilizado em veículos automotores. A partir da análise, pode-se concluir que a gasolina não está adulterada, pois a sua concentração é de 25%, e a concentração de álcool na gasolina brasileira, segundo o CNP (Conselho Nacional do Petróleo), deve estar entre 25% e 27%. Além disso, concluiu-se que sistemas homogêneos são aqueles que formam apenas uma fase, enquanto os heterogêneos formam duas ou mais.
...