TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Precipitação Efetiva

Por:   •  28/5/2018  •  Abstract  •  787 Palavras (4 Páginas)  •  1.108 Visualizações

Página 1 de 4

1. O que é precipitação efetiva? Explique, ilustrando, como se determina a precipitação efetiva em uma bacia utilizando o índice Φ sendo conhecidos o ietograma e o hidrograma correspondente.

Precipitação efetiva é a parcela total precipitado que gera escoamento superficial. Conhecendo o ietograma e o hidrograma que seria a soma das precipitações no decorrer do tempo e o índice Φ pelo ietograma.

Assim manipulando a formula pi = (p – pec)/t e dessa maneira obtêm-se a precipitação efetiva.

2. Mostre e descreva três métodos gráficos de separar no hidrograma os escoamentos.

Método 1: extrapola-se a curva de recessão a partir do ponto C até encontrar o ponto B, localizado abaixo da vertical do pico. Liga-se os pontos A, B e C. O volume acima da linha ABC é o escoamento superficial e o volume abaixo é o escoamento subterrâneo ou básico;

Método 2: este é o método mais simples, pois basta ligar os pontos A e C por uma reta;

Método 3: extrapola-se a tendência anterior ao ponto A até a vertical do pico, encontrando o ponto D. Liga-se os pontos D e C e obtém-se a separação dos escoamentos.

3. Quais são os fundamentos do método racional? E, por que o mesmo só é recomendado para bacias pequenas?

Considera a duração a precipitação intensa do projeto igual ao tempo de concentração, adota um coef. único de perdas ( c ) estimado com base na característica da bacia não avalia o volume da cheia e distribuição temporal das vazões.

Por que esse método não leva em consideração a permeabilidade do terreno, a intensidade de chuva, as perdas inicias, o retardo natural do escoamento cujo fenômeno acarreta alteração do pico de cheia e não considera a forma da bacia, apenas a área total.

4. Qual a diferença entre capacidade de infiltração e taxa real de infiltração? Quando são coincidentes?

Capacidade é o potencial que o solo tem de abastecer água pela sua superfície, em termos de lamina de agua por tempo. Taxa real de infiltração acontece quando há disponibilidade de agua para penetrar no solo (a quantidade de agua que o solo pode absorver num dado momento).

São coincidentes quando o solo se torna mais úmido o que faz com que a capacidade de infiltração diminua chegando a um ponto em que a taxa de infiltração e a capacidade possuam o mesmo valor.

5. O que é curva-chave e para que serve?

É uma relação nível-vazão, numa determinada seção de um rio. Ela serve para a determinação da vazão em um rio de acordo com o nível em que o mesmo se encontra na seção em que se obtêm-se a expressão de formação da curva.

6. Se um rio intermitente passa mais da metade do tempo completamente seco, qual é a sua Q80?

Sabendo que o rio permaneça completamente seco em mais da metade do tempo de estudo e fazendo uso dos conceitos da curva de permanência, ou seja, considerando os dados de vazão ordenados de forma decrescente a vazão em 80% será 0.

7. Por que a aplicação de uma equação de balanço hídrico para estimar a evaporação é teoricamente precisa?

Porque a equação de balanço hídrico no fundamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (44.9 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com