A Prevenção e Controle de Riscos em Máquinas
Por: Antonio Ferreira • 10/3/2020 • Trabalho acadêmico • 499 Palavras (2 Páginas) • 711 Visualizações
Disciplina: PRR – Prevenção e Controle de Riscos em Máquinas, Equipamentos e Instalações II
Identificação da tarefa: Tarefa 2. Envio de arquivo
Pontuação: 20 pontos
Tarefa 2
1. Realize um estudo dirigido com o mínimo de 5 páginas e o máximo 10, baseando-se na RTP 05 – Instalações Elétricas Temporárias em Canteiros de Obras (FUNDACENTRO) e nas Normas Regulamentadoras correlatas, abordando as seguintes questões:
Considerações gerais do trabalho envolvendo eletricidade e a importância do tema;
Relacionar seis medidas de proteção coletiva e individuais para as atividades envolvendo eletricidade em canteiros de obras. Apresente suas reflexões quanto às proteções relacionadas.
Dentre as medidas de proteção coletiva, tem-se:
1. Botina de couro, solado isolante: Para proteção dos pés contra agentes agressivos e choques elétricos. Não deverá possuir componentes metálicos;
2. Luvas isolantes para eletricista: Para o uso em serviços com risco de choque elétrico em equipamentos energizados e passíveis de energização. Obs.: As luvas isolantes não devem ser utilizadas isoladamente, isto é, sem as luvas de cobertura;
3. Luvas de cobertura em vaqueta: Utilizadas para proteção das luvas isolantes;
4. Óculos de segurança: Destina-se à proteção dos olhos contra impactos mecânicos e efeitos decorrentes da irradiação solar ou do arco elétrico;
5. Capacete de segurança: Destina-se a proteger a cabeça contra impactos, quedas de objetos, contato acidental com circuitos elétricos energizados. Constituído de material isolante;
6. Cinto de segurança / tabalarte: Cinto de segurança do tipo subabdominal é destinado a equilibrar/sustentar o trabalhador em postes/torres para prevenir quedas por altura. Talabarte é complemento do cinto de segurança.
A NR-10 veda o uso de adornos pessoais nos trabalhos com instalações elétricas.
O que pode-se resumir a respeito dos Equipamentos de Proteção Individual, é que, em sua grande maioria, servem para minimizar os danos, e não para evitar o acidente. Tal tipo de medida deve ser a última a ser tomada quando se leva em consideração as proteções contra acidentes, conforme abaixo.
O equipamento de proteção coletiva (EPC) para eletricista é aquele destinado a garantir condições para que os trabalhadores possam desempenhar suas funções em segurança. As condições necessárias de segurança e determinações dos EPC para eletricidade são o produto de um estudo de risco, que deve ser feito por profissionais qualificados, estando relacionadas à fase de planejamento do projeto.
Quanto as medidas de proteção individual, seguem:
1. Detector de tensão: Equipamento empregado para confirmar a presença ou ausência de tensão em um circuito ou parte dele. Podem ser:
a) Do tipo de chave de fenda, para uso exclusivo em baixa tensão;
b)
...