A Qualidade da Obra - Roteiro
Por: carloscury • 29/12/2020 • Artigo • 43.850 Palavras (176 Páginas) • 220 Visualizações
SLA – QUALIDADE DE OBRAS
1. PRELIMINARES
1.1 As instruções contidas no presente roteiro são utilizáveis nos CSL, com objetivo de atender às peculiaridades de especificações e normas de execução de suas obras.
1.2 As instruções deste roteiro aplicam-se, igualmente, no que couber, às obras de reformas dos prédios de Agências, Grandes Prédios e Instalações Estratégicas.
1.3 Em todas as vistorias, o Vistoriador deverá portar o presente roteiro, anotando todos os itens referentes aos serviços em execução durante o período da vistoria, ficando portanto consignado os serviços verificados.
1.4 Após o final da obra, o roteiro deverá ser arquivado na pasta de elementos técnicos da obra, para posterior exame.
1.5 Este roteiro estabelece condições mínimas de Vistoria e não tem como objetivo, em nenhuma hipótese, substituir o Caderno Geral de Encargos.
1.6 Tratando-se de roteiro envolvendo todos os itens de uma obra, deverá a Regional imprimir apenas aqueles aplicáveis à obra específica.
1.7 O SLA será considerado atendido pelo Construtor se cumpridos, no mínimo, 80% dos quesitos vistoriados e solucionadas todas as pendências da vistoria anterior. O não cumprimento poderá ensejar na aplicação das penalidades previstas no contrato por inexecução total ou parcial dos serviços.
2. ORIENTAÇÃO GERAL
2.1 A atuação do Vistoriador, deverá ser antes de tudo preventiva. Isto não significa a aceitação automática de todos os serviços executados pelo Construtor.
2.2 As relações com o Construtor deverão ser formais, equilibradas, dentro de respeito mútuo. Portanto, todos os assuntos tratados sobre métodos de execução dos serviços, qualidades de materiais, de mão-de-obra e demais itens da obra, deverão ser feitos por escrito (relatório/ordem de serviço).
2.3 O Vistoriador deverá respeitar a ética do bom relacionamento, evitando-se quaisquer envolvimentos emocionais.
2.4 Cabe ao Vistoriador a obrigação de estar atento a todos os problemas surgidos na obra, encaminhando soluções ou alertando o Construtor sobre dificuldades previsíveis, normas e prazos de execução.
2.5 O Vistoriador deverá, sempre que possível, esclarecer as dúvidas apresentadas pelo Construtor, relativas à interpretação de projetos e Caderno de Encargos, principalmente porque o bom resultado de uma obra é de grande interesse do Banco.
2.6 O Vistoriador deverá manter-se vigilante com relação aos problemas executivos, de projetos ou de prazos, sobretudo porque estes certamente acarretarão decréscimo na qualidade da obra. Portanto deverá agir preventivamente, nunca deixando (propositadamente) acontecer, para depois reclamar.
2.7 Quando do preenchimento do SLA, o Vistoriador deverá anotar nos espaços em branco entre parênteses, o número da vistoria em que os serviços foram verificados, registrando também se o quesito foi atendido pelo Construtor. No final da obra, a maior parte dos itens do SLA estarão preenchidos, devendo portanto ser arquivado em pasta de elementos técnicos da obra
2.8 Controle de Vistorias
NÚM | DATA | ENG.CIVIL | ENG.ELET | ARQUIT. | GERENTE | |
núm.: número da vistoria Eng.: nome do profissional
...