A REGULAMENTO DA COMPETIÇÃO
Por: Pedro Amaral Mendonca • 20/5/2018 • Trabalho acadêmico • 1.895 Palavras (8 Páginas) • 167 Visualizações
Página 1 de 8
REGULAMENTO DA COMPETIÇÃO
- DISPOSIÇÕES PRELIMINARES
- Este concurso tem por objetivo fazer com que os competidores testem seus conhecimentos na área de análise estrutural da Engenharia.
- O desafio proposto trata-se de conceber uma ponte de macarrão, com os materiais e as dimensões estabelecidos neste regulamento, que seja capaz de atender a todas as prescrições impostas no presente regulamento alcançando a uma carga de colapso pré-determinada por cada equipe.
- Este Regulamento estabelece os requisitos a serem atendidos para participação neste Concurso, para confecção da PONTE DE MACARRÃO e para a realização do ensaio de prova de carga, além de informar sobre a premiação oferecida pelo Grupo Ser Educacional às equipes vencedoras deste desafio.
- PARTICIPAÇÃO
- Para participar deste concurso devem ser formadas equipes compostas por estudantes dos cursos de graduação em Engenharias das Instituições de Ensino Superior pertencentes ao Grupo Ser Educacional.
- Cada equipe deve ser composta por alunos de uma única instituição de ensino, e é obrigatório que todos os integrantes da equipe estejam inscritos na presente competição.
- A limitação de integrantes é de 6 (seis) alunos por equipe.
- Cada grupo poderá participar com apenas uma ponte.
- Não é permitida a participação de qualquer membro em mais de uma equipe.
- INSCRIÇÕES DAS EQUIPES
- Para a efetivação da inscrição, cada equipe deve encaminhar o Formulário de Inscrição (Anexo-1) devidamente preenchida, conforme o item 5.1.
- O documento descrito no item 3.1 deve ser enviado para o e-mail da coordenação do curso de Engenharia Civil da respectiva IES.
- ENTREGA DA PONTE
- A ponte de macarrão deve ser entregue para a Organização do Concurso, onde serão realizados os testes de carga.
- A entrega deve ser feita no local determinado pela coordenação do curso da respectiva IES, conforme item 5.2.
- No ato do recebimento, a Comissão Organizadora deve verificar se a PONTE DE MACARRÃO atende as prescrições constantes e estabelecidas no item 6 deste regulamento. A realização destes procedimentos deve ser acompanhada por um professor orientador da equipe. O não cumprimento destes requisitos desclassifica a equipe.
- Caso a PONTE seja aceita, por cumprir com os requisitos 4.3, a equipe receberá da Comissão Organizadora uma ficha de identificação, que confirma sua participação no Concurso e a PONTE será retida pela Comissão até o momento da realização dos testes de carga.
- Não será aceita a PONTE entregue por terceiros ou após o prazo estabelecido.
- Não serão permitidas alterações na PONTE após o momento de seu recebimento.
- O teste de carga será realizado conforme estabelecido no item 5.3.
- ETAPAS DO CONCURSO
- A primeira etapa do concurso consiste na inscrição da equipe, no dia 23 de Outubro de 2017.
- A segunda etapa do concurso será realizada no ato da entrega da ponte, onde consistirá no recebimento e aceitação da mesma pela comissão organizadora do concurso e deverá atender os requisitos descritos no item 4 até o dia 27 de Outubro das 08:30h até às 18:00h.
- A terceira etapa do concurso acontecerá no dia 31 de Outubro de 2017 das 08:30h às 12:00h e das 14:00h às 18:00h, que consistirá no ensaio de carga descrito no item 7.
- NORMAS PARA A CONSTRUÇÃO DA PONTE
- A PONTE deverá ser indivisível, de tal forma que partes móveis ou encaixáveis não serão admitidas.
- A PONTE deverá ser construída utilizando apenas massa do tipo espaguete número 7 da marca Barilla (aceita-se também massas do tipo espaguete similares) e colas epóxi do tipo massa (Durepoxi, Polyepox, Poxibonder, etc.). Será admitida também a utilização de cola quente em pistola para a união das barras dos nós.
[pic 3] |
[pic 4] |
- O peso da PONTE (considerando a massa espaguete mais as colas utilizadas) não poderá ser superior a 1500g (1.5kg).
- No limite de peso prescrito no item 6.3, não serão considerados o peso do mecanismo de apoio fixado nas extremidades da PONTE (descrito a seguir no item 6.7), nem o peso da barra de aço para fixação da carga (descrito a seguir no item 6.11), que serão estimados em 150g.
- A PONTE só poderá receber revestimento ou pintura com as colas permitidas.
- A PONTE deverá ser capaz de vencer um vão livre de 1m (um metro), estando apoiada livremente nas suas extremidades, de tal forma que a fixação das extremidades não será admitida.
[pic 5] |
- Na parte inferior de cada extremidade da PONTE, deverá ser fixado um tubo de PVC para água fria de 1/2” de diâmetro e 20cm de comprimento para facilitar o apoio destas extremidades sobre as faces superiores (planas e horizontais) de dois blocos colocados no mesmo nível. O peso dos tubos de PVC não será contabilizado no peso total da PONTE, como descrito no item 6.4.
[pic 6] |
- Cada extremidade da PONTE poderá prolongar-se até 5cm (cinco centímetros) de comprimento além da face vertical de cada bloco de apoio. Não será admitida a utilização das faces verticais dos blocos de apoio como pontos de apoio da PONTE.
[pic 7] |
- A altura máxima da PONTE, medida verticalmente desde o seu ponto mais baixo até o seu ponto mais alto, não deverá ultrapassar 50 cm (cinquenta centímetros).
- A PONTE deverá ter uma largura mínima de 5 cm (cinco centímetros) e máxima de 20cm (vinte centímetros), ao longo de todo o seu comprimento.
- Para que possa ser realizado o teste de carga da PONTE, ela deverá ter fixada na região correspondente ao centro do vão livre, no sentido transversal ao seu comprimento e no mesmo nível das extremidades apoiadas, uma barra de aço de construção de 8 mm ( oito milímetros) de diâmetro e de comprimento igual à largura da PONTE. A carga aplicada será transmitida à PONTE através desta barra. O peso da barra não será contabilizado no peso total da PONTE, como descrito no item 6.4.
[pic 8] |
- ENSAIO
- A ordem da realização dos testes de cargas das PONTES corresponderá à ordem de entrega das mesmas.
- Cada grupo indicará um de seus membros para a realização do teste de carga de sua PONTE. Durante o teste de carga, o membro da equipe deverá utilizar luvas de proteção para evitar acidentes no momento do colapso da PONTE.
- A carga inicial a ser aplicada será de 2 kg. Se após 10 segundos de ter aplicado a carga, a ponte não apresentar danos estruturais, será considerado que a ponte passou no teste de carga mínima, e ela estará habilitada para participar do teste da carga de colapso.
- Se a ponte passou no teste da carga mínima (item 7.3), as cargas posteriores serão aplicadas em incrementos definidos pelo membro do grupo que está realizando o teste. Será exigido um mínimo de 10 segundos entre cada aplicação de incremento de carga.
- Será considerado que a ponte atingiu o colapso se ela apresentar severos danos estruturais menos de 10 segundos após a aplicação do incremento de carga. A carga de colapso oficial da ponte será a última carga que a ponte foi capaz de suportar durante um período de 10 segundos, sem que ocorressem severos danos estruturais.
- Se na aplicação de um incremento de carga ocorrer a destruição do ponto de aplicação da carga, será considerado que a ponte atingiu o colapso, pela impossibilidade de aplicar mais incrementos de carga (ainda que o resto da ponte permaneça sem grandes danos estruturais).
- Após o colapso de cada ponte, os restos da ponte testada poderão ser examinados por membros da comissão de fiscalização da competição, para verificar se na sua construção foram utilizados apenas os materiais permitidos. Caso seja constatada a utilização de materiais não permitidos, a ponte estará desclassificada.
- CLASSIFICAÇÃO DAS EQUIPES
- Classificação Crescente por Resultados no Concurso Local
- A classificação das equipes será feita em função da pontuação final obtida para a PONTE ensaiada, em ordem decrescente e Registrada no Formulário Padrão de Anotações (Anexo-2).
- Será considerada a vencedora a equipe cuja PONTE tenha obtido a maior pontuação final.
- A pontuação será dada da seguinte forma:
- Para a equipe que alcançar a maior carga no Teste de Carga será atribuído uma pontuação máxima de 8 (oito) pontos, para as demais equipes serão atribuídos pontuações proporcionais.
- Para a equipe que apresentar maior acurácia entre o valor de carga de colapso extraído do teste de carga e o valor da carga de colapso determinada em memória de cálculo será atribuído uma pontuação máxima de 2 (dois) pontos, para as demais equipes serão atribuídos pontuações proporcionais.
- A pontuação total será a soma das duas pontuações atribuídas, totalizando no máximo pontuação de 10 (dez).
- Critérios de Desempate: Caso haja empate na pontuação final, a equipe vencedora será aquela que tiver apresentado a PONTE com maior Teste de Carga. Caso, ainda assim, o empate continue será utilizado como critério a equipe que apresentar maior acurácia em seus resultados. Se persistir, será utilizado como critério de desempate a PONTE que apresentar o menor peso. E se, mesmo assim, persistir o empate, será considerado a ordem de entrega das PONTES.
8.2 Classificação Crescente por Resultados no Concurso Nacional
8.3.1 A equipe vencedora será aquela que tiver apresentado a PONTE com maior valor no Teste de Carga.
- COMISSÃO ORGANIZADORA
- A Comissão Organizadora é constituída pelo coordenador da presente competição, professores do Grupo Ser Educacional e professores convidados de outras instituições de ensino superior. Os membros da Comissão Organizadora serão divulgados durante a presente competição.
- A Comissão Organizadora é responsável por receber e verificar as PONTES, ajudar na realização dos ensaios e avaliar o cumprimento deste regulamento.
- Dúvidas e solicitações de esclarecimentos podem ser encaminhadas à Comissão Organizadora pelo e-mail da coordenação do curso de Engenharia Civil da respectiva IES.
- PRÊMIOS
- A equipe que conquistar o primeiro lugar será agraciada com um prêmio de 3.000 reais.
- A equipe que conquistar o segundo lugar será agraciada com um prêmio de 2.000 reais.
- A equipe que conquistar o terceiro lugar será agraciada com um prêmio de 1.000 reais.
ANEXO 1
FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO
Instituição de Ensino | |||
Nome | Matricula | ||
Equipe | |||
Orientador |
ANEXO 2
FORMULÁRIO PADRÃO DE ANOTAÇÕES
INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR: ______________________________________ |
I- RESULTADOS:
I.1- Estimativa para o Teste de Carga: __________ I.2- Teste de Carga Realizado: ______________ |
...
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com