A RESENHA ESTRATÉGIA
Por: Gustavo Tomé Cezário • 24/10/2019 • Resenha • 431 Palavras (2 Páginas) • 125 Visualizações
APRESENTAÇÃO
MISSING LINK:
Desde o artigo de Skinner“manufacturing-Missing Link in Corporate Strategy”, muitos tentaram estabelecer uma conexão ente operações e estratégia corporativa, de acordo com Skinner “Os altos executivos tendem a evitar o envolvimento na elaboração de políticas de fabricação, gerentes de manufatura ignoram a estratégia corporativa e uma função que poderia ser uma valiosa. . . torna-se passiva.
DEFINIÇÃO DE ESTRATÉGIA DE OPERAÇÃO
A literatura não trazia uma definição clara ou consistente disso. Para Mayer e Moore é “Um plano que descreva a maneira de produzir e distribuir o produto. As stratégias de fabricação definem a escolha da tecnologia de processo, o grau de integração vertical, o número e a localização de instalações, foco na fábrica e infraestrutura de manufatura”., já para Skinner ele define como tarefa de manufatura, onde ele diz “A tarefa da manufatura, em resumo, é um estado da filosofia de manufatura no sentido que filosofiarelaciona fins com meio e os junta conceitualmente com um plano total e racional”. E Booz Allen e Hamilton trazem como missão de fabricação onde a missão, deveria deizer como um produto deve ser adquirido, fabricado e ditribuído.
TRADE-OFF
Dar preferência a um ponto do que outro, Wheelwright diz “o problema basico é que a maior parte das decisões, particularmente em fabricação requerem trade-off em muitos pontos”, para Skinner não se pode ter qualidade, tempo, produtividade e serviço aos clientes em excelencia ao msm tempo. Miller descreve com 7 classicas missões, baixo custo, alta qualidade, ampla linha de produção, atendimento ao cliente, inovaçao de produto e capacidade de mudança. Por exemplo, se uma missão 2 (AQ) for colocada em uma planta de missão 1(BC), coisas ruins acontecem.
COMPETENCIAS DISTINTAS
Para Schroeder “Embora a distinção de competência deva apoiar a missão das operações, é algo bem diferente da missão. A missão é geralmente declarada em termos de um objetivo, enquanto a competência distintiva pode resultar de recursos ou outros aspectos exclusivos das operações”. Hayes e Wheelwright vão um pouco além ao dizerem que é uma noção que as organizações deveriam identificar e explorar como recursos, habilidades e característias organizacionais que dão a ela vantagem em relação as outras.
IMPLICAÇÕES DA ESTRATÉGIA DE MANUFATURA
4 pontos de Wheelwright e Hayes (Neutralidade interna, neutralidade externa, suporte interno e suporte externo) 3 representa um detivado do que Skinner e Allen e Hamilton sugeriam e o 4 repreenta o que Romano dizia.
...