A RESPONSABILIDADE DAS EMPRESAS EM RELAÇÃO À GERAÇÃO DE RESÍDUOS
Por: and1er2 • 5/6/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 815 Palavras (4 Páginas) • 283 Visualizações
SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL E CERTIFICAÇÃO
Resíduos Sólidos II
CAMPINAS
2015
SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL E CERTIFICAÇÃO
Resíduos Sólidos II
Campinas
2015
RESPONSABILIDADE DAS EMPRESAS EM RELAÇÃO À GERAÇÃO DE RESÍDUOS
A preservação do meio ambiente tem se tornado cada vez mais foco de preocupação da sociedade, o cidadão comum espera que o poder público crie legislações cada vez mais restritivas e severas de modo a fiscalizar e regulamentar as condutas ambientais.
Dentre os impactos ambientais a geração de resíduos sólidos provenientes dos processos industriais está presente em quase todas as atividades conhecidas, os conceitos de sustentabilidade são aplicados rotineiramente tendo em vista minimizar estes impactos. O resíduo é gerado quando uma matéria prima ou insumo utilizado na produção não se converteu em produto final na atividade produtiva.
Segundo STEPHANOU (2013), um conceito de sustentabilidade muito aplicado visando o gerenciamento dos resíduos sólidos é o conceito dos 3 R’s que tange tanto a área ambiental quanto a econômica e a social. O significado dos 3 R´s é “Reduzir, Reutilizar e Reciclar.”
Reduzir ajuda a acabar com desperdícios e representa o fato de usar e tirar da natureza somente o necessário, reduzir significa também economia de dinheiro.
Reutilizar é o 2º passo dos 3 R´s e orienta a necessidade de buscar novas utilidades para materiais que supostamente não seriam mais úteis.
Reciclar é a transformação física e química de um produto, ou seja, o formato físico e suas características químicas são alterados para a confecção de um novo produto. Isso elimina a necessidade de extrair novos recursos naturais, usa a matéria-prima que já foi gerada e aumenta a vida útil dos aterros sanitários.
Antes de reciclar, é preciso refletir sobre a necessidade do consumo, existe ainda outros conceitos associados ao tema como a Logística Reversa, que associada à gestão de resíduos sólidos e técnicas de produção, proporciona benefícios econômicos uma vez que tais gerenciamentos permitem a reutilização dos materiais recicláveis e a venda daqueles que possuem valor de mercado.
Por muitas vezes o resultado financeiro desde tipo de operação representa uma fonte de geração de receita bastante significativa para as empresas.
Ao integrar diferentes fatores no processo de gerenciamento de resíduos sólidos, criam-se condições para gerar benefícios sociais desde a geração de emprego e renda para industrias e trabalhadores ligados diretamente e ou indiretamente ao ramo da atividade de reciclagem. ONGs e organizações que promovem esse tipo de ética são beneficiados pela adoção destas medidas.
Segundo dados da ABRELPE (Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais) (2014), em 2012 cerca de 40% dos resíduos sólidos urbanos produzidos pela população brasileira deixaram de ser coletados e, por consequência, tiveram destino impróprio.
Conforme aumenta o número de habitantes nas cidades cresce a quantidade de lixos e resíduos sólidos, dificultando a implementação, gerenciamento sustentável e administração desses resíduos.
O processo da logística reversa responsabiliza as empresas e estabelece uma integração de municípios no gerenciamento do lixo. Em processos como este, os produtores têm que prever como irá ter a devolução, a reciclagem daquele produto e a destinação ambiental adequada, especialmente dos que eventualmente poderão retornar ao ciclo produtivo.
LOGÍSTICA REVERSA
A logística reversa é um instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios que viabilizam a restituição e coleta de resíduos sólidos do setor empresarial para reutilização em seu ou outros ciclos e destinação final adequada dos resíduos de acordo com as leis ambientais. (Lei nº 12.305 de 02/08/2010).
A política nacional de resíduos sólidos entrou em vigor em 2014 e atualmente é usada amplamente
...